Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Primeiro Cultivo - TAT em Monotub

Diário de cultivo em andamento.
Raças
True Albino Teatcher
Inoculação
07/06/2024
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
05/07/2024
Terrário
Monotub
Técnicas
Cultivo em monotub
Substratos
50% vermiculita
25% esterco
25% pó de coco
Salve galeraaaa.

WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.21.54.jpeg
Primeiro quero agradecer imensamente a esse fórum. Daqui tirei muita informação valiosa pra me sentir preparado pro meu primeiro cultivo.
Espero poder contribuir com mais conhecimento pra essa comunidade incrível.

Bom, vamos lá pro meu diário de cultivo. No momento em que escrevo meu monotub já está em fase de frutificação, então vai ser um diário com registros passados e pretendo ir atualizando conforme for progredindo.

Strain: Psilocybe Cubensis True Albino Teacher (TAT) - Seringa de CL
Método: Monotub
Spawn: Trigo em potes de vidro
Substrato:
Inoculação do spawn em 07/06/24.
Colocado em incubadora com aquecedor de aquário (inverno aqui na minha cidade, a temperatura média tá em 20°). Consegui manter a temperatura da incubadora em 26°, o que fez com que a colonização do spawn levasse 15 dias.


Sobrou 5ml de CL na seringa e repliquei em um pote com água e 4% de mel, depois que colonizou bem fiz mais 2 potes e agora parece que tenho CL infinita.
WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.21.55.jpeg


Preparação do monotub
Fiz a pasteurização do substrato no forno. 75° por 2h em forma de bolo coberta com papel alumínio.
Preparei o substrato com 60% de água e ele ficou bem molhado, mas depois de 2h no forno secou e ficou no ponto ideal.
WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.21.54.jpeg
Após algumas horas esfriando, montei o monotub - caixa de plástico de 40L.

WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.24.12.jpeg

Manda de volta pra incubadora. 12 dias e o micélio colonizou bem todo o substrato.

Agora está frutificando desde o dia 05/07. No dia 12/07 começou a surgir os primeiros pins. Verifiquei uma coloração meio azul esverdeada pelo micélio, conforme da pra ver abaixo. Fiquei com medo de ser uma contaminação por trichoderma, mas ao pesquisar vi que a cor do trichoderma é bem mais verde.

Acham que pode estar contaminado?

WhatsApp Image 2024-07-15 at 12.54.28.jpeg

Outra dúvida que me surgiu foi sobre a quantidade de pins. Eu tava com a expectativa de sair pins por toda a superfície do tub :ahhque:, pelas fotos que vi na internet. Mas no meu saíram alguns pins nos cantos e um pouco no meio. Essas áreas com coloração azul esverdeada não despontou pins, mais um motivo pra eu achar que tá contaminado.
Ainda tenho esperanças de ser só uma coloração diferenciada por algum stress no micélio ou sei lá.
WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.34.30.jpeg

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço.

No mais é isso, galerinha. Mais alguns dias e terei meus primeiros cogumelos cultivados por mim s2
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.21.56.jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-16 at 13.21.56.jpeg
    107.8 KB · Visualizações: 7
Última edição:
Parabéns pelo cultivo!

12 dias de incubação me parecem pouco para esse tub em uma caixa de 40L. Embora a superfície esteja aparentemente colonizada, pode ser que não tenha colonizado totalmente por dentro. Isso pode causar demora na frutificação e aumentar o risco de proliferação de contaminantes.

Essa coloração verde escuro, se tiver a aparência de teia de aranha ou algodão ralo, pode ser algum tipo de mofo. Se aumentar, você pode tentar borrifar uma solução de 1:1 de água oxigenada e água purificada (de preferência fervida) e depois fazer um dunk na geladeira durante uma noite.

Se a coloração for azulada e estiver no próprio micélio, pode ser bruising (lesão) por desidratação, embora eu ache isso improvável. Nesse caso, basta ajustar a umidade borrifando mais água nas paredes do terrário.

Notei também que os furos do terrário estão tampados com fita microporo, o que impede a ventilação passiva. Isso não é um problema se você ventilar a caixa duas a três vezes ao dia (mínimo). De qualquer forma, seria bom usar um material que permita uma ventilação mais adequada, como perlon.

No mais, atente-se às regras do fórum: REGRAS
De acordo com o art. 14, § 2º, é proibida a menção de nomes de sites que vendem cogumelos.
 
Parabéns pelo cultivo!

12 dias de incubação me parecem pouco para esse tub em uma caixa de 40L. Embora a superfície esteja aparentemente colonizada, pode ser que não tenha colonizado totalmente por dentro. Isso pode causar demora na frutificação e aumentar o risco de proliferação de contaminantes.

Essa coloração verde escuro, se tiver a aparência de teia de aranha ou algodão ralo, pode ser algum tipo de mofo. Se aumentar, você pode tentar borrifar uma solução de 1:1 de água oxigenada e água purificada (de preferência fervida) e depois fazer um dunk na geladeira durante uma noite.

Se a coloração for azulada e estiver no próprio micélio, pode ser bruising (lesão) por desidratação, embora eu ache isso improvável. Nesse caso, basta ajustar a umidade borrifando mais água nas paredes do terrário.

Notei também que os furos do terrário estão tampados com fita microporo, o que impede a ventilação passiva. Isso não é um problema se você ventilar a caixa duas a três vezes ao dia (mínimo). De qualquer forma, seria bom usar um material que permita uma ventilação mais adequada, como perlon.

No mais, atente-se às regras do fórum: REGRAS
De acordo com o art. 14, § 2º, é proibida a menção de nomes de sites que vendem cogumelos.

Eai meu amigo, obrigado pelas dicas.

Acho que essas manchas azuis no micélio é bruising mesmo. Aqui na minha cidade tá muito seco (30% de UR) e no início da frutificação viajei e meu pai que ficou cuidando. Ele acabou esquecendo de molhar alguns dias.

E sobre os 12 dias de incubação, acho que foi pouco mesmo. Ansiedade de primeiro cultivo, eu acho. Queria ver eles crescendo logo kkkk

Bom, estou molhando as paredes 3x ao dia e abanando o tub 2x. O primeiro flush já está quase na hora de colher. Alguns cogus já abriram o chapéu e tem alguns bem pequenos ainda.
WhatsApp Image 2024-07-17 at 08.26.53.jpeg

Não deu muita coisa, mas acho que valeu demais o aprendizado do primeiro cultivo.

Vou colher e fazer o dunk do bolo, pra ver se hidrata bem e o segundo flush vem mais forte.

De qualquer forma estou com mais spawn pra montar outro tub. Dessa vez vou deixar colonizar bem e cuidar com a umidade.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-07-17 at 08.26.52.jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-17 at 08.26.52.jpeg
    174.3 KB · Visualizações: 2
Me parece que esse bruising é mesmo devido a falta de umidade no bloco e os pinos laterias podem ocorrer pq ali é o lugar mais úmido e como me parece que não há um liner, o bolo tende a encolher e fica um espaço entre ele e a parede do monotub, favorecendo o crescimento de cogus nessa região.
Até existe um método de montar as cxs sem o uso do liner, mas eu indico o uso, ah... O liner é aquele plástico que a gente coloca dentro da cx e monto o bolo em cima, com o desenvolvimento do micélio no substrato ele acaba aderindo ao bolo e impede a oxigenação nas laterais.
Pra gerar um "Full canopy" (como os gringos chama aquele bolo todo cheio de cogus) é nescessário que a umidade esteja igualmente distribuída pelo bolo
 
Salve pessoal, bora lá pra mais uma atualização.

Hoje foi dia de colheita por aqui.
WhatsApp Image 2024-07-18 at 18.55.47.jpeg

Foi pouco pro tamanho do monotub, mas a emoção da primeira colheita foi imensa. Deu 21g secos.

WhatsApp Image 2024-07-18 at 18.56.00.jpeg

Depois da colheita fiz o dunk do bolo. Como tive esse problema de desidratação, achei que seria interessante fazer o dunk.
Agora tá de volta pra frutificar.

Espero que com o dunk o bolo tenha se reidratado bem e forneça um segundo flush mais vigoroso.
Posto aqui a evolução.

É isso.
Beijos.

Me parece que esse bruising é mesmo devido a falta de umidade no bloco e os pinos laterias podem ocorrer pq ali é o lugar mais úmido e como me parece que não há um liner, o bolo tende a encolher e fica um espaço entre ele e a parede do monotub, favorecendo o crescimento de cogus nessa região.
Até existe um método de montar as cxs sem o uso do liner, mas eu indico o uso, ah... O liner é aquele plástico que a gente coloca dentro da cx e monto o bolo em cima, com o desenvolvimento do micélio no substrato ele acaba aderindo ao bolo e impede a oxigenação nas laterais.
Pra gerar um "Full canopy" (como os gringos chama aquele bolo todo cheio de cogus) é nescessário que a umidade esteja igualmente distribuída pelo bolo

Pois é, amigo. Também acho que é bruising por falta de umidade.

Sobre o liner, eu vi essa técnica e pensei em fazer, mas analisando outros conteúdos, percebi que podia pintar a lateral da caixa de preto que teria o mesmo resultado, além de ser mais prático. Ainda ocorre oxigenação na lateral, por conta da retração do bolo, mas não pega luz.
Notei que funcionou.

Os pins que surgiram nos cantos não considero como side pins, pois quando fiz o dunk do bolo, vi que eles não tinham vindo da lateral. Só aconteceu deles brotarem no cantinho mesmo por conta do maior acúmulo de umidade nessas regiões.

Mas é isso, agora com a reidratação do bolo, vamo ver se frutifica por toda a superfície.

Obrigado pela contribuição o/
 
Back
Top