Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Diário de cultivo problemático.
Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Boas, alguns já viram algumas coisas visto que já tinha um topico nas ajudas mas vou criar agora um diario com as novidades e o resumo.

Metodo: Inoculação em milho
Raça/Strain: Equador
Fornecedor: FSRE

Seringas:
Usei seringas estesterlizadas compradas numa farmacia, mas mesmo assim esterlizei em agua(destilada) a ferver.
Depois de ferver a agua embrulhei as seringas em papel de aluminium e meti no congelador para arrefecer. Depois de esfriar deitei a agua no copo e raspei o ultimo 1/4 do carimbo (as outras foram falhadas).
Tive que tirar a agulha porque os esporos não passavam bem.

Preparação do Milho:
Deixei 24h de molho e fervi por +/-30 a 40 minutos. Meti num passador e passei por agua fria para arrefecer.
Passei para um prato com papel toalha e enchi 4 potes que foram para a PP +/- 60m.
Depois da panela esfriar retirei os potes e inoculei com a seringa (uns tive que abrir para meter a seringa, mas nunca tive contaminação por ter aberto os potes).

Conservação:
Meti numa incubadora --> aquario com aquecedor com termostato dentro de uma garrafa de 1,5L para aquecer e manter a temperatura.
Temp media 25º/26º


Histórico:
Inoculação com as seringas: 01/05/07
Data de agitação: 06/05/07 (5 dias após inocular)

Dica:
Quando os mais experientes disserem para começar de novo, é porque tem mesmo que começar de novo =P

10 dias após a inoculação e um pote já está totalmente colunizado!
DSCF7829.JPGDSCF7809.JPGDSCF7830.JPGDSCF7839.JPGDSCF7840.JPGDSCF7846.JPGDSCF7847.JPGDSCF7853.JPGDSCF7852.JPGDSCF7851.JPG

Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Passado mais 4 dias fiz o casing.

O pote mais colonizado meti num casing e os outros 3 potes juntei num casing maior.

Terrário:
Depois de ter limpo e esterlizado o aquario, enchi o fundo de argila expandida (+/-6cm), enchi de agua + agua oxigenada (+/-4cm). Montei a parte de cima do aquario que tem uma lampada e mete uma bomba de ar com a pedra porosa dentro da agua e o aquecedor meti directamente na agua com a argila.

Temp entre os 20/24º para a pinagem

Casing:
Meti +/- 1,5cm de vermiculita no fundo, depois meti o milho colonizado e depois tapei com vermiculita.
A volta das caixas de plastico do casing meti papel de aluminium a volta para evitar a luz.

Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Passados mais 6dias acontece o 1º massacre aos casings...

O aquecedor do aquario avariou (entrou agua la para dentro e deve ter queimado ou então o contacto com a argila) e o termostato deixou de funcionar. Quando olhei para o termometro do aquario, estava no maximo (so marca até 45º mas a temp passou que o vidro do aquario estava muito quente na parte de baixo.)

Mas a rápida resposta do Boca deixou me mais descançado.

A temperatura acabou por voltar aos 22º depois de ter agitado varias vezes a tampa ara trocar o ar.
Deixei de ter aquecedor e passei a controlar a temperatura com a lampada.

Passado 2semanas, dia 5/06/07 colhi o primeiro e unico cogumelo até esse tempo.

No casing grande não nasceu nada, está igual a quando começou. Eu acho que ele apanhou cob web, pelo menos parecia e estava a desenvolver rapido. Não pude tirar a duvida porque o forum tava em baixo mas o eu peguei num borrifador e enchi de agua oxigenada com um bocado de agua e borrifei esse casing. Notei melhorias rapidas e com a 2ª vez que borrifei parou de crescer e morreu ( deitei msm um pingo de agua oxigenada directo no sitio que tinha mais)

Podem ver no canto inferior direito do casing grande.
DSCF7882.JPGDSCF7885.JPGDSCF7886.JPGDSCF7888.JPGDSCF7890.JPGDSCF7893.JPGDSCF7896.JPGDSCF7897.JPGDSCF7895.JPGDSCF7898.JPG

Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Passou mais uns 12 dias e é onde estou agora. Estive para descartar o casing grande porque não nascia nada e hoje quando fui tirar as fotos reparei em 2 cogus a nascer num cantinho do casing grande.

Tenho umas duvidas, é normal os abortos ficarem com a cabeça azul? Tenho tido varios abortos e nasceu um que estava bom mas acabou por virar aborto já com algum tamanho e ao lado desse tem outro aborto e ao lado nasceu um com o dobro do tamanha e da largura do 1º que apanehi.

Mas aconteceu uma coisa estranha, ele ficou um bocado torto devido a luz mas acabou dps por cair e agora está apoiado da caixa do casing, isto é normal?

O que acham do canto do casing grande?

Na foto antes do pote, será o cob web do casing grande? ou apenas micelio ainda não formado?

Estes abortos são normais ou são estranhos? Será contaminação?

Na origem do cogu grande tem uma manchinha azul acho eu, pensei que poderia ser contaminação mas estive a ver melhor e parece outro cogu que tentou nascer mas ficou com uns milimetros e parou.

Poderá o cogu ter ficado assim por não aguentar o peso ou talvez por a humidade ser mais baixa (desde que o aquecedor avariou que a humidade baixou a não ser uma vez que juntei agua quente, depois de ter fervido para esterlizar, e juntei na argila que o nivel da agua estava mais baixo).

Ele não parece assim muito grande pela foto mas em relação ao primeiro e muito mairo, o chapeu fechado faz +/- 2 ou 3 vezes o tamanho do chapeu fechado do 1º.

O 1º Cogu depois de seco ficou muito mais pequeno! Aqui é que se nota que 90% e mesmo agua
DSCF8116.JPGDSCF8096.JPGDSCF8105.JPGDSCF8106.JPGDSCF8112.JPGDSCF8109.JPGDSCF8111.JPGDSCF8117.JPGDSCF8118.JPG
 
Última edição por um moderador:
até agora tudo normal rest.
Pode acontecer mesmo deles nao frutificarem.
Cultura de multi-esporos é sempre uma loteria de sorte.
mas vale tudo como experiencia.
boa sorte tuga!
 
Primeiro cultivo. Strain "Equador"

Fala Rest

ECUADOR é uma strain muito dificil de obter frutos, isso é o que eu tenho notado aqui.

Estou pela 1ª vez conseguindo frutos nos casings que montei, mas foram 3 tentativas anteriores fracassadas.

A fase de colonização é rápida, tomando os cuidados necessários não ocorre contaminação o micélio é bem resistente.

Ai vem a fase de frutificação, onde perdi os 3 cultivos anteriores ao que estou agora.

Pude observar porém, o que atrapalhou meus cultivos, impedindo de frutificar.

Estou com os casing no terrário, e é um terrário bem simples sem sofisticação, apenas uma caixa plástica com perlita e água no fundo e um borbulhador de aquário. Só a tampa da caixa deixa a luz entrar, toda lateral é coberta por plástico preto.

Deixo o terrário dentro do escritório, onde o ar condicionado fica ligado todo o dia. A noite eu desligo o ar condicionado.

Os casing ficaram 8 dias e pinaram, surgiram rings espalhados pela superfície, com muitos cogumelos em cada ring.

Cresciam mas depois de 3 dias pararam de crescer e abortaram, novamente pensei que perderia todo o cultivo por não frutificar.

Todos os rings murcharam e os cogumelos estavam ficando com a cabeça escura, típico de aborto.

Então coloquei outros 2 casing de ECUADOR no mesmo terrário para frutificar e eram os últimos.

Deixei o ar condicionado ligado, sem desligar por 3 dias seguidos e os casing, que os rings haviam murchados, estão pondo cogumelos novamente, estão fortes e grandes, os cogumelos vem de dentro dos rings que abortaram.

Os casing mais novos estão progedindo rapidamente e logo pinarão.

Já colhi 3 cogumelos e estou carimbando, mais 8 estarão prontos hoje ainda para carimbar.

O que posso concluir, não é na verdade conclusivo, mas foi o que melhor explicou todas as tentativas fracassadas e o sucesso dessa última.

ECUADOR é uma strain muito dificil de frutificar, eu senti essa dificuldade, outros podem achar que não.

A fase de frutificação é crítica, as vezes que falharam eu estava com o terrário com temperatura elevada no interior, algo em torno de 28ºC.

Agora que consegui frutos, o terrário está com temperatura mais baixa 25º C, além de permanecer constante.
 
Casing:
Meti +/- 1,5cm de vermiculita no fundo, depois meti o milho colonizado e depois tapei com vermiculita.
A volta das caixas de plastico do casing meti papel de aluminium a volta para evitar a luz.

Somente o milho colonizado? O milho por si só não é suficiente para frutificar. Até que alguém quebre esse paradigma.

Maurício, parabéns irmão pelo sucesso com o ECUADOR. Talvez essa strain apresente peculiaridades como a que vc observou quanto a frutificação.

paz e muita luz
 
Sir. MuiLok Eu meti 1,5cm no fundo depois o milho colonizado e depois vermiculita por cima e sim frutificou.

Micélio colonizou um bocado a vermiculita mas futificou. E o 1º cogumelo que eu apanhei vinha dos graos de milho.

Eu já posto uma foto do sitio onde tirei.

---//---

aqui está a foto. Ele vinha desse conjunto de grãos, ainda pode notar um resto azul da Psilocibina.

Mas pelo 2º cogu ja parece que ele colonizou a vermiculita do fundo e subiu atá a superficie
DSCF8122.JPG
 
Arranquei agora o 2º cogu. Eu desta vez em vez de arrancar como no 1º, cortei para evitar estragar o casing visto que ele vinha lá do fundo. Há algum problema nisso? (meti uma foto onde mostra o caule cortado no casing)

De uma ou duas horas ele libertou tantos esporos que quando vi arranquei e meti a fazer carimbo.

Tenho uma duvida, ao fazer carimbo posso depois aproveitar para o cha também? Não há risco de ficar com mofo por ter alguma coisa a fazer pressão e ficar sem muito ar?

Olha o meu sistema de ar lol, aproveito o PC e depois vai para o pote com silica gel.
DSCF8119.JPGDSCF8123.JPGDSCF8124.JPGDSCF8125.JPGDSCF8126.JPGDSCF8130.JPGDSCF8132.JPG
 
Muilok tem razão, Rest. Milho sozinho não presta pra frutificar. Usa-se milho para colonizar apenas. Depois tem que fazer um spawn pra outro meio.
Senão o substrato fica muito duro pro cubensis e ainda não retém a umidade necessária.
 
Faça um Tea de talinhos hummmmmmmmmm

É uma showlícia...hehehe

Paz e Luz !!
 
Back
Top