Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo sementes de pássaro (pans MG e Vale do Chopim)

Diário de cultivo problemático.
salve galera!
vou postar aqui meu primeiro diário de cultivo e tentarei tirar algumas duvidas e estou inteiramente aberto a sugestões. Vamos lá:
vou começar com uma duvida, mais ou menos 2 semanas atrás inoculei vários sacos com multi-esporos de vale do chopim, MDK e um de pans MG em frente ao forno (admito que foi por preguiça de esterilizar a clove box :cry:) tive um serio problema de contaminação por mofo preto, mas o saco dos pans tinha um grande pedaço de micélio avançando rápido porem do outro lado o mofo tomava conta então em uma atitude desesperada de salvar o micélio fervi um pedaço de papelão e sem nem uma assepsia tirei um pedaço do micélio aparentemente saudável e coloquei em cima do papelão hidratado e ficou assim:DSC00773.JPG DSC00774.JPG
e aí o que acham? posso esperar ele tomar conta de todo o papelão e inocular substratos tranquilamente? (ele tem um cheirinho de álcool)
e agora minhas atuais aventuras kkkk:
desse ultimo cultivo que ouve um surto de contaminação se salvou um saco de FAI(1) e pó de coco(1) vale do chopim e alguns potes de MDK com substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2), FAI(1) dos quais apenas 2 dos 5 potes deram sinal de micélio até agora mas não ouve contaminantes. Segue as imagens dos potes com sinal de micélio:
DSC00792.JPG DSC00793.JPG
com o saco de vale do chopim que não contaminou eu fiz uma "cirurgia" dentro da clove box esterilizada e tirei pequenos pedaços do bolo e usei para inocular outros 7 sacos de substrato de sementes de pássaro(2), pó de coco(2) e FAI(1) todos esterilizados na pp por 1H, fiz isso dia 12/11 e já estão todos assim:
DSC00775.JPG DSC00776.JPG DSC00779.JPG DSC00780.JPG DSC00785.JPG
Há 2 que eu suspeito de cowb web, segue os micélios suspeitos:
DSC00796.JPG DSC00797.JPG
e também fiz um bulk com esterco, palha de capim baqueara e um colher de gesso em um garrafa pet com spaw de vale do chopim em milho de pipoca que eu inoculei com multi-esporos há um tempo atras o substrato bulk foi pasteurizado por 2H em vapor quente fiz isso no dia 21/11 e ele tá assim: DSC00798.JPG DSC00799.JPG
obrigado a todos que tiveram paciência de ler todo o tópico e aos mesmos peço perdão pelo excesso de informação que se deu pelo acumulo das mesmas e pela minha preguiça que não fiz logo um diário. por ultimo uma foto de todos que estão na incubação há temperatura ambiente mesmo já que a temperatura aqui não varia muito e costuma está sempre entre 25º e 30º
DSC00795.JPG paz e luz!! :D
 
e o bolo que eu fiz a merda de fazer outro roll está com muito metabolito com uma aparência de bolo velho só que antes mesmo de dar o primeiro flushe

Mesmo assim espere.

Esse metabólito deve ser sinal de luta contra uma bactéria contaminante, mas o micélio pode levar a melhor e frutificar.
 
Mesmo assim espere.
então esperei... e ocorreu uma bruta contaminação por bactérias no bolo e eu o descartei ainda tenho 2 isolamentos saudáveis em papelão de vale do chopim mas no momento, mas eu estou mais interessado em recuperar a minha seringa de MDK que não germinou os esporos pra ver se ele se dar melhor com as altas temperaturas estou pensando em usar-la em umas Cls, mas antes gostaria de saber se posso usar mel centrifugado em CLs sem problemas? se sim pretendo usar-lo tanto pro MDK quanto pros pans (e desta vez controlarei mais minha ansiedade) dos erros ficaram os aprendizados
 
estou pensando em usar-la em umas Cls, mas antes gostaria de saber se posso usar mel centrifugado em CLs sem problemas?

Acho que pode usar sem problemas, não vejo razão para dar errado. Boa sorte na próxima tentativa! :)
 
Back
Top