Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo, primeiro terrário

YellowSmile

Hifa
Cadastrado
27/12/2014
44
15
Salve todos irmãos do CM, sou novo aqui no fórum, e primeiramente gostaria de agradecer bastante todos que contribuem para o crescimento e melhoramento desse espaço, passei horas lendo centenas de tópicos, comentário por comentário, e tudo que aprendi foi aqui. Obrigado!

Então, decidi fazer um investimentozinho e comecarei meu primeiro cultivo em breve (aguardando o pedido chegar, Albinos A+), hoje fui as compras e consegui quase tudo para incubadora e terrário, não sei se será útil, porém poderá ser algum dia para um iniciante, como eu, segue minha lista de compra das coisas que consegui achar hoje.

√ OS OBJETOS

•Caixa organizadora 20 litros - Armarinho, R$23,75 - Para o terrário.
•Caixa Plastkit preta 7 litros - Armarinho, R$15,75 - Para a incubadora, bem altinha.
•Bomba de aquário Bou U-3800 2.2w + Mangueira 2m e pedra porosa - Loja de aquários, R$25,50 - Para o terrário.
•Lã de 100% acrílico 106 metros - Armarinho, R$3,20 - Para usar de filtro nos furos da incubadora e terrário.

Tudo de higiene e proteção contra contaminantes foi comprado (luvas, máscara, álcool 70°, ...), lendo o fórum li algumas pessoas recomendarem o uso de Lsoform, e achei bom procurar, ainda mais pelo fato de não possuir uma glove-box, porém não achei de jeito nenhum.

Ainda não decidi onde farei os processos que exigem extrema higiene, porém pensei em esvaziar meu armário e passar álcool 70° nele todo e fechar meu quarto todo de qualquer corrente de ar, esterializar todos objetos muito bem e fazer o mais rápido possível. Acham que é suficiente?

O que falta comprar será comprado provavelmente amanhã, que é:
Vermiculita
•Argila expandida
•Silica Gel (para secagem dos nossos amados cogus.)

Tô pensando em comprar a Vermiculita e a Argila expandida pela internet, o frete que fica salgado. Se alguém que more em Salvador - BA e souber onde encontro e o preço, serei muito grato.

√ AS IDEIAS

Minha incubadora estou pensando em fazer sem termostato nem nada elétrico, vi muitas pessoas usando em garrafa pet com água, porém como o clima aqui na cidade fica entre 24-30 °C imaginei que os bolosbolos ficariam confortáveis no canto do meu quarto ou armário no Plastkit preto, concordam?

Já para o terrário, farei 3 camadas de papel alumínio - jornal - papel alumínio do lado de fora, alguns furos tapados ou com Micropore ou lã de acrílico, ainda não sei qual melhor para trocas gasosas. E colocarei a bomba de aquário com pedra porosa na ponta submerso na água com as argilas expandidas. E também comprarei um termômetro/medidor de umidade para colocar dentro. Uma pequena dúvida? Posso deixar a bombinha ligada 24/24 ou 12/24? Pois não tenho timer, isso prejudica o micélio em algo?

Confesso que estou meio receioso quanto a parte da panela de pressão, os copos usados são qualquer um? O pano enrolado no fundo da panela diminui o risco de ela explodir? Hahaha...

Enfim, minha pequena experiência, que aumentará em breve, está aí, perdão se descumpri alguma regra do fórum ou postei em local errado, só sinalizar!

Muito obrigado a todos, um abraço! :)

Salve, seja bem vindo, @YellowSmile!

na cidade fica entre 24-30 °C imaginei que os bolosbolos ficariam confortáveis no canto do meu quarto ou armário no Plastkit preto, concordam?

Concordo. Nessa faixa de temperatura não é necessário o uso de aquecedores.

alguns furos tapados ou com Micropore ou lã de acrílico, ainda não sei qual melhor para trocas gasosas.

Acho a lã de acrílico mais eficiente e mais barata.

Uma pequena dúvida? Posso deixar a bombinha ligada 24/24 ou 12/24? Pois não tenho timer, isso prejudica o micélio em algo?

Não prejudica em nada, pode deixar 24 horas ligada.

Confesso que estou meio receioso quanto a parte da panela de pressão, os copos usados são qualquer um?

Onde você leu que poderia ser qualquer copo? Desde que sejam de vidros ou plástico PP e que não estejam completamente vedados dentro da panela de pressão, não há riscos.

O pano enrolado no fundo da panela diminui o risco de ela explodir?

O pano não serve para diminuir o risco de explosão, serve de apoio para os copos não terem contato com o fundo da panela e não boiarem, pois podem tombar e entrar água. Aliás, se você deixar a água da panela secar há riscos do pano queimar e explodir. Use o pano somente em último caso ou se tiver confiança suficiente que a água no fundo não vai secar durante todo o processo de esterilização. A maioria das panelas de pressão já vem com apoio, se a sua não tiver use a imaginação e invente algo.

IMG_5538.JPGPhoto Jan 25, 2014, 3:25.jpg

O medo nasce a partir da ignorância, então leia o manual da penela, ou pesquise na interweb como manuseá-la (ou peça a ajuda de um "adulto"). :D

Última edição:
Muito obrigado pelo feedback!

Então no caso usarei a lã de acrílico! Acredito que nem seja questão de ignorância, é porque eu realmente nunca usei uma panela de pressão na vida, porém depois de leituras fiquei tranquilo.

Desculpe o incomodo, porém, quando mais a vermiculita for grossa é melhor ou pior para a textura do bolo e formação do micélio?

Acredito que nem seja questão de ignorância, é porque eu realmente nunca usei uma panela de pressão na vida, porém depois de leituras fiquei tranquilo.

Todos nós somos ignorantes em algo, principalmente quando não temos experiência, mas você está indo pelo caminho certo em buscar mais informações. :)

quando mais a vermiculita for grossa é melhor ou pior para a textura do bolo e formação do micélio?

Pesquise o fórum, meu jovem! :ler:

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/vermiculita/
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/search/7423038/?q=vermiculita+grossa+fina&o=date

Haha, verdade sorry, logo eu que via acontecendo o mesmo com vários e jurava que não aconteceria comigo, realmente acha-se 99,9% de todas dúvidas somente buscando, eu mesmo usufrui bastante. Enfim, acredito que seja a ansiedade e animação de começar logo esse grow!

Perdão e obrigado pelos conhecimentos compartilhados. Em breve iniciarei um diário, abraço!

Haha, verdade sorry, logo eu que via acontecendo o mesmo com vários e jurava que não aconteceria comigo, realmente acha-se 99,9% de todas dúvidas somente buscando, eu mesmo usufrui bastante. Enfim, acredito que seja a ansiedade e animação de começar logo esse grow!

Durante essa fase de iniciação a ansiedade é muito comum, mas procure manter a calma, pois muitas dúvidas ainda vão surgir. Evite inventar tećnicas pouco testadas, pelo menos enquanto você ainda está adquirindo experiência básica. Com pequenos passos e dedicação, logo você se torna um gigante.

Perdão e obrigado pelos conhecimentos compartilhados. Em breve iniciarei um diário, abraço!

Disponha. Um abraço e boa sorte!

Olá irmão, surgiu-me uma nova dúvida quwe não consegui sanar totalmente procurando apenas.

Os furos estava querendo tapar com lã acrílica, porém, como é um fio fica difícil tapar furos grandes. Pensei em fazer vários furinhos da grossura de um lápis e tapar com bolinhas de lã acrílica. Mas não faço ideia da quantidade.

Caso os furos fossem grandinhos faria 2 no nível da argila expandida e 2 no nível da tampa. O que você acha melhor?

E outra, o que é usado para vedação em volta do micropore ou lã acrílica? Apenas fita isolante ou recomenda algo mais?

Obrigado um abraço e feliz ano novo!

Os furos estava querendo tapar com lã acrílica, porém, como é um fio fica difícil tapar furos grandes.

Não entendi. E para ilustrar porquê posto algumas imagens de lã acrílica que achei rapidamente no google:

Manta acrilica.jpg Davi (1).JPG 13767-MLB3756797101_012013-V.jpg

Qual a dificuldade em usar isso para cobrir um furo, mesmo grande?

Não entendi. E para ilustrar porquê posto algumas imagens de lã acrílica que achei rapidamente no google:

View attachment 76132 View attachment 76133 View attachment 76136

Qual a dificuldade em usar isso para cobrir um furo, mesmo grande?

Olá Ecuador, obrigado pelo feedback, porém a lã 100% acrílico que comprei é em linha, um rolo de 106 metros. Então não sei como cobrir um furo grande usando linha, se fosse como na imagem que você mandou realmente seria tranquilo.

Obrigado, um abraço!

Ainda estou em dúvida.

Qual a dúvida?

Se a sua lã acrílica é em fio tente fazer um aglomerado com ela e cobrir os furos. O problema é que se ficar muito compacta pode impedir completamente a troca de ar.

Se não conseguir trabalhar com essa lã acrílica em fio o jeito será comprar outra.

Qual a dúvida?

Se a sua lã acrílica é em fio tente fazer um aglomerado com ela e cobrir os furos. O problema é que se ficar muito compacta pode impedir completamente a troca de ar.

Se não conseguir trabalhar com essa lã acrílica em fio o jeito será comprar outra.

Micropore não daria conta? e filtro de café é tão bom quanto lã acrílica?

Obrigado pela resposta!

Micropore não daria conta? e filtro de café é tão bom quanto lã acrílica?

Obrigado pela resposta!

Usa filtro de café, dá certo, não tem erro, vai sem medo.

Usa filtro de café, dá certo, não tem erro, vai sem medo.

Olá tupy, muito obrigado pela resposta.

Eu estava pensando em usar Micropore, o que acha?

Estou preparando meu terrário, meu carimbo de Albinos chegou hoje, só falta a vermiculita expandida chegar... Eu já posso colocar o micropore desde já e passar álcool 70° no dia que colocar os bolos ou só é aconselhado no dia que for colocar os bolos no terrário?

Um abraço, feliz ano novo e muita paz!

Olá tupy, muito obrigado pela resposta.

Eu estava pensando em usar Micropore, o que acha?

Estou preparando meu terrário, meu carimbo de Albinos chegou hoje, só falta a vermiculita expandida chegar... Eu já posso colocar o micropore desde já e passar álcool 70° no dia que colocar os bolos ou só é aconselhado no dia que for colocar os bolos no terrário?

Um abraço, feliz ano novo e muita paz!

se já quiser ir iniciando o terrário e colocar ele a funcionar, se que sabe, mas depois quando os bolos estiverem prontos a aniversariar é bom limpar todo o terrário para recebê-los, mas vai passar mais trabalho.

Back