Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abandonado Primeiro Cultivo - PFTEK (MDK)

Diário de cultivo abandonado.
Raças
Mexican Dutch King
Inoculação
20/06/2023
Inoculação via
Seringa de carimbo de esporos
Assepsia (Inoculação)
Circulo de Calor com velas
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
Mascára, Luvas
Substratos
PFTEK
Aprendendo a usar o fórum ainda, então lá vai.
Desde que comprei um kit, sigo estudando pra desenvolver minhas técnicas e aprender ainda mais sobre o cultivo de cogus. Estou quase colhendo meu segundo Flush do casing que comprei, como eu sei que o tempo de incubação demora um pouco, hoje decidi começar fazendo minha primeira seringa de esporos, de um carimbo retirado do meu primeiro Flush (MDK), não pude fazer na boca do fogão por ser horrível e acredito que nunca tenha sido limpo (moro em uma república aqui em bh), higienizei minha mesa, peguei uma tábua de madeira removível do armário, cobri e plástico filme e higienizei mais uma vez, fiz um círculo de calor para ajudar no ambiente estéril, tudo usando máscara e luvas. Coloquei o copo que utilizarei para fazer os bolos pftek na PP e ainda passei álcool depois kkkkkk e fiz todo processo padrão da seringa, está hidratando na geladeira e amanhã de noite estarei fazendo meus primeiros bolos pftek, me desejem sorte 🥰 Muito empolgando estar realizando tudo por conta própria. Tô apertado de grana mas em breve vou comprar uma caixa pra fazer uma SAB amadora. Usei água mineral fervida.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-06-18 at 18.34.51.jpeg
    WhatsApp Image 2023-06-18 at 18.34.51.jpeg
    200.3 KB · Visualizações: 156
Muito bom mano!!! Meus parabéns!

Cultivo de cogumelo é experimentação. Fiz um cultivo que foi maravilhoso. Tentei começar um segundo que contaminou, aí nem postei por aqui e agora tô no segundo que de fato tá indo pra frente. É uma delícia ver os meninos crescendo.

Vou te dar uma dica para as próximas seringas de esporos: usa água mineral de copinho. Sabe aqueles com tampa de alumínio? Vi em algum lugar que alguma regulamentação desses produtos exige que esses copinhos sejam esterilizados. Outra coisa legal é usar aqueles potinhos de exame de urina que vendem em farmácia, porque eles vêm esterilizados de fábrica.

Quando inocular seus bolos, posta aqui pra gente acompanhar contigo.
 
Atualização
Hoje inoculei meus primeiros bolos pftek, com a seringa de 20ml, utilizando o mesmo círculo de calor da confecção da seringa. 2 de vermiculita para 1 de água e 1 de FAI. Foram no total 4 copos lagoinha médios. Como tinha sobrado bastante da seringa e vinque ainda restavam muitos esporos nela, fiquei com medo de não ter entrado muito do substrato e fiz um terceiro furo. Logo depois percebi a cagada que fiz e fiquei com medo de ter adicionado muito líquido para dentro com bolo :((
Distribui igualmente o liquido e ainda sobrou um pouco, então acredito que cada copo ficou com mais ou menos 5ml de líquido com Esporos. Como o copo é um pouco maior que o lagoinha tradicional espero que não tenha estragado por completo todo trabalho feito. Armazenei eles em uma caixa de papelão "limpa" e agora é só torcer.
Agulha flambada antes da inoculação.
Percebi depois também que deveria ter retirado o excesso de papel alumínio ou pelo menos ter vedado com a fita o excedente. Fica o aprendizado.
 

Anexos

  • IMG_20230620_040347718_HDR.jpg
    IMG_20230620_040347718_HDR.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 10
Ow mano, relaxa. Esse tantinho a mais de líquido não deve fazer tanta diferença. Agora é deixar na incubadora e rezar para os deuses astecas abençoarem seu cultivo. 😅

Não sei na sua região, mas por aqui tá bem frio. Se você não tiver algum mecanismo de aquecimento, pode fazer a pena deixar uma garrafinha de água mineral aquecida dentro da caixa. Tipo, pega uma garrafinha de 500ml, deixa uns 50 segundos no micro-ondas e deixa na caixa dos bolos sem colar muito neles, só pra irradiar calor mesmo. Se você quiser dar um tapa ainda mais, pode valer a pena revestir a caixa de papelão com papel alumínio deixando o lado mais refletivo virado para fora, ou seja, deixando o lado mais brilhante visível, em vez de deixar ele voltado para o papelão. Não sei se me fiz entender. Hahaha.

Boa sorte amigo! Tô torcendo por vc.
 
Ow mano, relaxa. Esse tantinho a mais de líquido não deve fazer tanta diferença. Agora é deixar na incubadora e rezar para os deuses astecas abençoarem seu cultivo. 😅

Não sei na sua região, mas por aqui tá bem frio. Se você não tiver algum mecanismo de aquecimento, pode fazer a pena deixar uma garrafinha de água mineral aquecida dentro da caixa. Tipo, pega uma garrafinha de 500ml, deixa uns 50 segundos no micro-ondas e deixa na caixa dos bolos sem colar muito neles, só pra irradiar calor mesmo. Se você quiser dar um tapa ainda mais, pode valer a pena revestir a caixa de papelão com papel alumínio deixando o lado mais refletivo virado para fora, ou seja, deixando o lado mais brilhante visível, em vez de deixar ele voltado para o papelão. Não sei se me fiz entender. Hahaha.

Boa sorte amigo! Tô torcendo por vc.
Tamo junto meu chapa! Aqui em BH a temperatura ta oscilando entre 25° durante o dia e 14° de madrugada (Mas esse horário quase todas as janelas estão fechadas, a caixa fica semiaberta dentro de um armário todo de madeira, que acredito conservar mais calor, quando terminar os flushs do meu casing colocarei eles no terrário, ontem tenho o termômetro. Mas em dias mais frios irei seguir a dica! Quero investir no aquecedor de aquário com termostato mas 90 pilas ainda está fora do orçamento por enquanto. Obrigado pela simpatia, Jah Bless.
 

Atualização​

No dia 20/06 eu havia inoculado meu substrato com os esporos e aqui estou trazendo essa belezura que ficou. Sinceramente, achei que demoraria bem mais tempo, mas aparentemente o quantidade maior de líquido da seringa que usei acabou adiantando um pouco o processo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.39.jpeg
    WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.39.jpeg
    131.9 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40 (1).jpeg
    159.5 KB · Visualizações: 14
  • WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40 (2).jpeg
    156.4 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40.jpeg
    WhatsApp Image 2023-06-28 at 23.59.40.jpeg
    153 KB · Visualizações: 15
Back
Top