Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo PESA + esporo desconhecido...

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,

Venho aqui compartilhar meu primeiro cultivo de cogumelos mágicos.

Alguns meses atrás tentei cultivá-los com esporos que possivelmente ficaram nos sacos plásticos de cogumelos desidratados que comprei de um fornecedor, resolvi usar milho como substrato por ser mais simples, então não sei qual raça que é e possivelmente não vai dar muito certo. Como eu sabia que estava fazendo me**a, resolvi comprar uma seringa com esporos de PESA e fazer o PF-Tek padrão, montei 4 bolos de 250ml, mas na hora de esterilizar, 2 deles acabaram entrando água, mesmo assim fiz a inoculação para ver no que ia dar, fiz a inoculação no dia 18 de novembro.

As fotos a seguir são de uma semana após a inoculação, ou seja, dia 25 de novembro:
As duas fotos, são dos potes 1 e 2 que eu considero que ficaram bons, pois não entrou aguá na esterilização
MarceloMush_01.jpg MarceloMush_02.jpg

Esses dois potes são o 3 e 4 entraram água
MarceloMush_03.jpg MarceloMush_04.jpg

Esses copos com milho 5 e 6, foram os que usei esporos desconhecidos, acho que não vai dar em nada, mas não custa tentar rsrs
MarceloMush_05.jpg MarceloMush_06.jpg

As fotos a seguir são dos potes 1 e 2 duas semanas após a inoculação, ou seja, dia 2 de dezembro:
MarceloMush_07.jpg MarceloMush_08.jpg

Agora os potes 3 e 4 na segunda semana
MarceloMush_09.jpg MarceloMush_10.jpg

Agora os copos com milho, na segunda semana o copo 5 começou a aparecer uns pontinhos brancos, talvez seja um micélio rsrs, enquanto que o copo 6 apareceram umas larvinhas, eu não tinha vedado corretamente, como vedei tudo muito bem depois e limpei com álcool, vou deixá-lo na estufa rsrs
MarceloMush_11.jpg MarceloMush_12.jpg

Então é isso... meu primeiro cultivo, assim que tiver novidades postarei mais fotos!

Última edição por um moderador:
É nessas brincadeiras que a gente aprende o que funciona e o que não funciona. Se ficar sempre repetindo receita de bolo a gente não aprende nada. :)

Atualização....

Eu esqueci de tirar fotos antes de fazer a colheita, mas no 09/01 consegui 44,8gr vou postar a foto dos cogumelos 1 semana antes de serem colhidos, em seguida a foto depois da colheita e os carimbos que consegui.
IMG_1999.JPG IMG_2062.JPG IMG_2095.JPG

Agora as fotos de hoje, parece que minha gambiarra deu certo, está nascendo cogumelo por toda parte =)

IMG_2175.JPG IMG_2177.JPG IMG_2176.JPG

Um belo close!
IMG_2180.JPG

E por hoje é isso! Vamos ver quanto isso vai render de cogumelo até o final do cultivo...

Parabéns cara. Fico feliz em ver que deu certo. Carimbos tão legais também, dá de cultivar 100x isso aí agora com esses carimbos. hehe

Última edição:
Atualizei ontem o diário de cultivo, mas os cogumelos cresceram muito rápido e hoje tive que fazer outra colheita... Fico impressionado como eles crescem de um dia para o outro!
IMG_2190.JPG IMG_2189.JPG IMG_2191.JPG IMG_2192.JPG

Rapaz, o negócio tá indo bem aí hein!

Se puder, quando acabar o cultivo diz pra gente quantos gramas deu no total! :)

Última edição por um moderador:
Mais uma colheita!

Hoje pela manhã me deparei com uma cena triste rsrs... um conjunto de cogumelos tombaram durante a madruga, então resolvi colher alguns cogumelos para aproveitar, ao todo consegui 47,5gr.

IMG_2257.JPG IMG_2259.JPG IMG_2260.JPG

Respondendo a pergunta do @SRgreen , até agora consegui 238,8gr com esse cultivo, vamos ver quanto irá render até o final, creio que o fim esteja próximo, pois observei algumas áreas verde no micélio a foto está ruim e não dá para ver, mas está bem feio e parece alguma contaminação, vamos ver no que vai dar =(...

Mais uma colheita!

Hoje pela manhã me deparei com uma cena triste rsrs... um conjunto de cogumelos tombaram durante a madruga, então resolvi colher alguns cogumelos para aproveitar, ao todo consegui 47,5gr.

View attachment 97947 View attachment 97948 View attachment 97949

Respondendo a pergunta do @SRgreen , até agora consegui 238,8gr com esse cultivo, vamos ver quanto irá render até o final, creio que o fim esteja próximo, pois observei algumas áreas verde no micélio a foto está ruim e não dá para ver, mas está bem feio e parece alguma contaminação, vamos ver no que vai dar =(...

Você poderia colher um pouco mais cedo. As tais áreas verdes não é azulamento de onde teve a colheita?

Parabéns, gostei de ver o jeitinho brasileiro resolvendo problemas :D.

Com esse diário aprendi que nem tudo que parece que vai dar errado dá.

Obrigado.

Se você tem terreno ou plantas, pode colocar os bolos que não prestam mais lá. É ótimo para as plantas.
Eu tenho um pequeno jardim, pretendo enterrar os bolos lá mesmo, quem sabe nasce alguma coisa né! Além disso, eu espalhei esporos em todos os vasos de plantas e pelo jardim também, o bom de cultivar cogumelos é que você tem esporos grátis em grande quantidade rsrs

Fiquei um tempo sem acompanhar seu diário e vejam só, está cheio de cogumelos aí cara, show de bola mesmo.

Back