Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo PESA + esporo desconhecido...

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,

Venho aqui compartilhar meu primeiro cultivo de cogumelos mágicos.

Alguns meses atrás tentei cultivá-los com esporos que possivelmente ficaram nos sacos plásticos de cogumelos desidratados que comprei de um fornecedor, resolvi usar milho como substrato por ser mais simples, então não sei qual raça que é e possivelmente não vai dar muito certo. Como eu sabia que estava fazendo me**a, resolvi comprar uma seringa com esporos de PESA e fazer o PF-Tek padrão, montei 4 bolos de 250ml, mas na hora de esterilizar, 2 deles acabaram entrando água, mesmo assim fiz a inoculação para ver no que ia dar, fiz a inoculação no dia 18 de novembro.

As fotos a seguir são de uma semana após a inoculação, ou seja, dia 25 de novembro:
As duas fotos, são dos potes 1 e 2 que eu considero que ficaram bons, pois não entrou aguá na esterilização
MarceloMush_01.jpg MarceloMush_02.jpg

Esses dois potes são o 3 e 4 entraram água
MarceloMush_03.jpg MarceloMush_04.jpg

Esses copos com milho 5 e 6, foram os que usei esporos desconhecidos, acho que não vai dar em nada, mas não custa tentar rsrs
MarceloMush_05.jpg MarceloMush_06.jpg

As fotos a seguir são dos potes 1 e 2 duas semanas após a inoculação, ou seja, dia 2 de dezembro:
MarceloMush_07.jpg MarceloMush_08.jpg

Agora os potes 3 e 4 na segunda semana
MarceloMush_09.jpg MarceloMush_10.jpg

Agora os copos com milho, na segunda semana o copo 5 começou a aparecer uns pontinhos brancos, talvez seja um micélio rsrs, enquanto que o copo 6 apareceram umas larvinhas, eu não tinha vedado corretamente, como vedei tudo muito bem depois e limpei com álcool, vou deixá-lo na estufa rsrs
MarceloMush_11.jpg MarceloMush_12.jpg

Então é isso... meu primeiro cultivo, assim que tiver novidades postarei mais fotos!
 
Última edição por um moderador:
resolvi usar milho como substrato por ser mais simples, então não sei qual raça que é e possivelmente não vai dar muito certo. Como eu sabia que estava fazendo me**a, resolvi comprar uma seringa com esporos de PESA e fazer o PF-Tek padrão, montei 4 bolos de 250ml, mas na hora de esterilizar, 2 deles acabaram entrando água, mesmo assim fiz a inoculação para ver no que ia dar,


Milho é um substrato difícil de esterilizar. Se a esterilização não for muito bem feita os índices de perda podem ser altos. E depois requer casing ou bulk. A aparente simplicidade inicial cobra seu custo.

Esporos recuperados de cogumelos desidratados podem não estar viáveis, ou estarem com contaminantes.

De qualquer forma os seus copos de milho parecem muito úmidos. E pelo menos um deles parece estar com crescimento visível de bactérias.


Os potes PFs que não entraram água parecem bem. Os que entraram água nem tanto.
 
Milho é um substrato difícil de esterilizar. Se a esterilização não for muito bem feita os índices de perda podem ser altos. E depois requer casing ou bulk. A aparente simplicidade inicial cobra seu custo.

Esporos recuperados de cogumelos desidratados podem não estar viáveis, ou estarem com contaminantes.

De qualquer forma os seus copos de milho parecem muito úmidos. E pelo menos um deles parece estar com crescimento visível de bactérias.


Os potes PFs que não entraram água parecem bem. Os que entraram água nem tanto.

Os potes com milho se nascer algo é um milagre, só deixei dentro da estufa porque selei bem e acho que não irá contaminar o resto, realmente apenas os dois primeiros potes estão bons. Os que entraram água apresentam manchas amarelas, eu pesquisei aqui no fórum mesmo, e isso pode ser secreção do próprio micélio agindo contra bactérias, muitas vezes o bolo se salva, só tempo dirá.... vamos torcer para que o micélio vença!
 
E vamos para as fotos do dia 9 de dezembro que é a terceira semana de cultivo...

Os bolos 1 e 2 só faltam um pedacinho para o micélio tomar conta do pote, não vou postar fotos do fundo dos bolos, mas o bolo 1 parece estar mais colonizado.
13IMG_1060.JPG 23IMG_1064.JPG

Quantos aos potes 3 e 4 não houve grande mudança, então resolvi fazer um furo embaixo do pote para ver se a água escoa e o micélio cresça mais rápido, tomei um certo cuidado para não haver contaminação e coloquei um filtro de café para absorver o líquido que sair do pote, vamos ver na semana que vem o que vai acontecer.
33IMG_1067.JPG 43IMG_1071.JPG

E agora vamos aos copos com milho e esporos desconhecidos, o copo 5 continua crescendo vagarosamente o que me surpreendeu foi o copo 6 que estava com larvinhas, durante esta semana parece que ele evoluiu bastante, o problema é que não sei o que está crescendo ali dentro rsrs
53IMG_1129.JPG 63IMG_1130.JPG

Então o resumo da terceira semana foi isso! Vamos aguardar novidades...
 
E vamos para a quarta semana de cultivo...

Durante a semana resolvi montar um terrário para os bolos 1 e 2, pois são os não entraram água durante a esterilização. Para o terrário usei uma caixa organizadora de 38 litros, usei arrgila expandida e desmontei um umidificador de ar quebrado que tinha em casa para usar no terrário, seguem as fotos:

Detalhe do elemento piezoelétrico do umidificador de ar, coloquei um pedaço de circular de garrafa pet para que a argila não obstrua o umidificador.
IMG_1250.JPG

Usei um pequeno ventilador do umidificador para fazer a troca de ar, adicionei um filtro de café para evitar contaminantes.
IMG_1251.JPG

O resultado final do terrário foi esse, só falta o controle de temperatura, mas por enquanto vou deixar sem.
IMG_1252.JPG

Após a montagem do terrário, aniversariei os bolos 1 e 2 e os coloquei no terrário na sexta-feira do dia 17.
IMG_1277.JPG

Aqui os bolos já estão dentro do terrário com o umidificador funcionando
IMG_1282.JPG


Quanto aos copos com milho + esporo desconhecido, achei eles com uma cor meio acinzentada, como eu tinha vermiculita sobrando, resolvi montar um bulk fora fora do terrário para evitar que ele contamine os bolos, fiz isso só para ver se nasce alguma coisa boia ali rsrs

564IMG_1243.JPG
IMG_1247.JPG
IMG_1249.JPG

Os bolos 3 e 4 tiveram algum avanço depois que fiz um firo nos potes para escoar a água, mas como continua muito lento, nem vou postar foto deles, por enquanto é isso, vamos aguardar e ver o que acontece, se alguém puder me dar alguma sugestão eu agradeço, pois como eu já disse, é meu primeiro cultivo.

Abraços!!
 
Fala Marcelo! Suave? Parabéns pelo crescimento dos micélios aí!

Queria te perguntar duas coisas: como você esterilizou o milho?

O cheiro dele ta normal?
Então amigo... a história do milho é meio comprida e sem sentido, mas resumindo um pouco, eu fervi o milho e deixei descansando por 24h, depois disso fervi novamente por aproximadamente 1h, então coloquei o milho na embalagem de uns cogumelos desidratados que comprei de um fornecedor para que os esporos da embalagem ficassem no milho, passado algumas semanas dentro da minha estufa não aconteceu nada, então resolvi comprar uma seringa com esporos de PESA e fazer o PF-TEK certinho naqueles potes da foto, na mesma semana, tirei o milho da embalagem dos cogumelos desidratados e coloquei naqueles dois copos da foto, depois de algumas semanas na estufa, algo branco começou a crescer no milho, mas nessa última semana começou a ficar meio escuro, como eu tinha vermiculita sobrando, resolvi tirar o milho da estufa e fazer aquele bulk da foto só para ver o que vai acontecer, ele não está com cheiro ruim, mesmo assim, deixei ele longe do terrário porquê não sei o que tem ali. Vamos ver o que acontece, não acho que vai sair um cogumelo daquilo, mas vou postar as fotos para registrar o que aconteceu...
 
5 semanas depois....

Os bolos 1 e 2 que coloque no terrário, cresceram um pouco e engoliram parte da vermiculita que estava dos lados, não vi nenhum pin ainda, acho está muito quente na minha cidade e o terrário não baixa de 26 graus.


IMG_1524.JPG IMG_1526.JPG IMG_1527.JPG

Alguém viu algum pin ai? rsrs

Os bolos 3 e 4 que entraram água, não tiveram progresso, então no dia 21/12 resolvi montar um casing com eles e voltar para a estufa. Sei que o risco de contaminação é muito alto, mas ou eu jogava os bolos fora ou fazia isso =)
Já no terceiro dia encheu de algodão, será q é o micélio saudável ou contaminação?

Dia 21/12
IMG_1476.JPG
Dia 22/12
IMG_1518.JPG
Dia 23/12
IMG_1518.JPG

Quanto ao cultivo com milho sem novidades aparente...

Um feliz Natal para todos aí!
 

Anexos

  • IMG_1523.JPG
    IMG_1523.JPG
    643.6 KB · Visualizações: 17
5 semanas depois....

Os bolos 1 e 2 que coloque no terrário, cresceram um pouco e engoliram parte da vermiculita que estava dos lados, não vi nenhum pin ainda, acho está muito quente na minha cidade e o terrário não baixa de 26 graus.


View attachment 97476 View attachment 97477 View attachment 97478

Alguém viu algum pin ai? rsrs

Os bolos 3 e 4 que entraram água, não tiveram progresso, então no dia 21/12 resolvi montar um casing com eles e voltar para a estufa. Sei que o risco de contaminação é muito alto, mas ou eu jogava os bolos fora ou fazia isso =)
Já no terceiro dia encheu de algodão, será q é o micélio saudável ou contaminação?

Dia 21/12
View attachment 97479
Dia 22/12
View attachment 97480
Dia 23/12
View attachment 97480

Quanto ao cultivo com milho sem novidades aparente...

Um feliz Natal para todos aí!

Acho que é o micélio saudável mesmo, da mais uns 3-4 dias que já deve dar pra saber.
 
Última edição por um moderador:
Atualização de natal...

E não é que no natal o Papai Noel me trouxe vários pins! Essa foto eu tirei na madrugada do dia 25, agora eles já estão bem maiores, consegui contar mais de 10 pin no total, mas apenas em um bolo por enquanto, olhem que belo presente...
IMG_1565.JPG

E o casing que montei com os bolos encharcados parece estar indo bem por enquanto...
IMG_1582.JPG

Feliz natal pessoal!
 
Última atualização do ano!

Depois que surgiram os pins no natal, os cogumelos cresceram bastante e decidi colher alguns para fazer carimbos e desidratá-los, seguindo o conselho do pessoal do fórum, colhi apenas os com chapéu aberto e deixei os outros para crescerem mais, no total consegui 23,4gr e estou muito feliz com o resultado, pois ainda tem muito cogumelo para ser colhido =))))... vamos as fotos!

Ates da colheita:
IMG_1751.JPG IMG_1753.JPG IMG_1754.JPG IMG_1755.JPG IMG_1756.JPG

Cogumelos colhidos:
IMG_1762.JPG IMG_1763.JPG IMG_1764.JPG

Carimbos:
IMG_1765.JPG

Bolos depois da colheita:
IMG_1768.JPG IMG_1769.JPG IMG_1770.JPG


Quanto aos bolos encharcados que desmontei, ainda estão na incubadora e parece estar bonitão. Não sei se é hora pra por no terrário, mas estou sem espaço no terrário e não sei o que fazer rsrsrs
IMG_1772.JPG

O cultivo no milho acabei jogando fora porque vi um mofo rosa nele....

Sugestões e críticas são bem vindas!!

Então é isso aí galera, um bom final de ano para todos!!
 
Está lindo o cultivo @MarceloMushroom. Só tenho uma dica a dar sobre os carimbos. É que eu acho que vai ser mais difícil de consegui-los com esses chapelecos aí. Daí, se sentir dificuldade, tente fazer o carimbo com chapéis que já estejam esporulando há mais tempo.

Abraço!
 
E vamos para a primeira atualização do ano....

Após a primeira colheita no bolo 1, no dia 01/01 tive que colher alguns cogumelos do bolo 2 que já estavam no ponto, e consegui 29.8gr olhá só que maravilha!
IMG_1797.JPG IMG_1809.JPG IMG_1808.JPG

No dia seguinte (02/01), percebi que os cogumelos dos dois bolos não haviam crescido muito, mas o que me deixou assustado, é que o chapéu deles pareciam ter ressecado, e os cogumelos pequenos começaram a fica escuros. Então resolvi colher tudo, não sei se da pra perceber pela foto, mas o aspecto do chapéu mudou, eu deveria ter deixado mais tempo? rs
IMG_1817.JPG IMG_1819.JPG IMG_1794.JPG

Quanto aos bolos encharcados que desmontei e coloquei na bandeja, eles evoluíram bastante, no dia 05/01, vi que estam com 2 Pin. O problema é que eu não tinha espaço no terrário para aquela bandeja, então mais uma vez fiz algo sem explicação lógica kkk... No desespero, resolvi quebrar o micélio e espalhar em volta dos bolos que estão no terrário. Olhem o resultado:
IMG_1884.JPG IMG_1886.JPG

Acho que foi mais uma ideia sem noção que tive, mas acho que deu certo, se vocês repararem, já tem um cogumelo nascendo ali no meio
IMG_1999.JPG

No final das contas consegui mais de 80gr nas colheitas, vamos ver o que vai acontecer... por hoje é só pessoal!
 

Anexos

  • IMG_1887.JPG
    IMG_1887.JPG
    752.1 KB · Visualizações: 19
eles evoluíram bastante, no dia 05/01, vi que estam com 2 Pin

Se já haviam 2 pins por que não tentou o cultivo fora do terrário?

Entretanto a ideia de quebrar e espalhar ao redor dos bolos pode ter sido boa, já tem um cogu ali. (Seria o Casing + PF-Tek uma técnica híbrida?:confused:)

Agora é esperar e ver no que dá.
 
Última edição por um moderador:
Se já haviam 2 pins por que não tentou o cultivo fora do terrário?
Entretanto a ideia de quebrar e espalhar ao redor dos bolos pode ter sido boa, já tem um cogu ali. (Seria o Casing + PF-Tek uma tecnica hibrida?:confused:)
Agora é esperar e ver no que dá.
Eu achei que cultivar fora do terrário me daria mais trabalho e consumiria mais espaço, então decidi fazer mais uma gambiarra kkkk
 
Back
Top