Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - MDK em PF TEK

Diário de cultivo problemático.
Saudações povo!

É com grande entusiasmo e apreço que venho postar meu primeiro tópico nesse conceituado Fórum.
Num primeiro momento, gostaria de agradecer pela cumplicidade, devoção e atenção dispensada por todos os membros, que enriquecem esse ambiente com informações indispensáveis à todos aqueles que foram cativados pela magia dos cogumelos, não somente nós, leigos, mas tambem aqueles que possuem maior experiência.
Em se tratando do cultivo em si, segue o relato:

MDK em PF TEK (arroz integral e vermiculita)
No dia 12/01/12 iniciamos o processo. O substrato foi preparado com 01 parte de arroz integral para cada 02 de vermiculita. Os grãos foram fracionados no liquidificador, acrescemos a vermiculita e em seguida a água até o ponto. Após cheios, os copos foram selados com uma camada de vermiculita e cobertos com 03 folhas de papel alumínio. Esterilização em panela de pressão por aproximadamente 01 hora. Creio que colocamos pouca água na panela, e após 50 minutos de fervura a pressão diminui. No dia 13/01/12, a panela (devidamente esterelizada com alcool) foi aberta em frente a porta do forno a gás, já aquecido, para início da inoculação. Nessa etapa, foi importante o auxílio de minha esposa, que conforme eu inoculava um ponto através do alumínio, ela imediatamente vedava com fita isolante, visando diminuir a probabilidade de contaminação. Ambos utilizávamos luvas, porém esquecemos das máscaras. Antes de todo o processo de inoculação, limpamos toda a casa, enfatizamos água sanitária para o ambiente em que estávamos, limpamos seringas, potes, panela, forno e fitas com alcool, aplicamos "Lisol" no ambiente e tomamos banho com "Protex".
Abaixo seguem fotos de 24/01/12. Os primeiros pontos apareceram no dia 19/01/02.
Estou fazendo um planilhamento do cultivo, a fim de acompanhar os resultados mais detalhadamente, e confrontá-los com dados de novos cultivos.

- Todos os potes inoculados apareceram alguma coisa.
img01.JPG

- Individualmente:
pote01.JPG pote02.JPG pote03.JPG pote04.JPGpote05.JPG pote06.JPG pote07.JPG pote08.JPG

- No pote 02, o desenvolvimento tem sido muito maior que nos demais, ainda não consegui identificar, conto com vossa ajuda.
pote02 detalhe.JPG

- Planilhas de controle.
Cultivo.JPG Cultivo (2).JPG

Desculpem possíveis falhas na postagem, desordem, presença de informações desnecessárias ou ausência daquelas de maior relevância.
Um agradecimento muito especial ao meu nobre amigo "loboguara", por todo o empenho, dedicação, força e luz, compartilhados para me auxiliar nessa lida.
Espero anciosamente por vossos comentários, críticas, opniões, puxadas de orelha e tudo mais.

Reitero meus agradecimentos à todos, e lhes desejo muita luz e paz!!! :):)
 
Seja bem vindo @Cronos!
Me parece tudo certo, usou a melhor e mais confiável técnica para iniciar!

Sucesso no cultivo, na torcida pela coleta dos magicos!!!


Grande abraço
 
culltivo bonito velho, tudo certinho e caprichado, mas tente nao esquecer das mascars da proxima vez...
ter ajuda da patroa nessas horas nao tem preço...
 
Show de Bola! Sucesso na jornada! :)
e aquela velha coisa boa, não é você que escolheu os cogumelos foram eles que escolheram você!
portanto sinta-se lisonjeado!
Abraço e que venham os MDKs!!
 
eu tenho copos iguais a esses ai, que coincidência :eek:
 
eu tenho copos iguais a esses ai, que coincidência :eek:

Ahamm... Eu sabia que já tinha visto esses copos por aqui.
Hehehe... Na hora pensei: "Membro antigo com novo nick!" :rolleyes:
 
Olha, não sei pra que serve genericamente, mas pra essa finalidade foram bem úteis. Além de não deformarem, pela espessura que tem, é um copo um pouco mais largo que o tradicional de whisky, e possui uma saliência logo abaixo da boca que facilita a vedação.
As expectativas são as melhores, estou engenhando o terrário, durante a semana mais posts do andamento do cultivo, farei umas fotos hoje.

Abração galera.. Valeu a força!!
 
Saudações pessoal!!

Dando continuidade ao acompanhamento do cultivo, estou postando novas imagens. Peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram tiradas do celular, mas creio que estejam suficientemente visíveis. Também estou postando a planilha de controle, devidamente atualizada.

Começando pela colonização em si, os potes 01 e 02 estavam realmente contaminados, aparentam uma característica de micélios fracos (teias de aranha), porém destaca a cor acinzentada, que tomou conta do copo muito rapidamente. Em seguida o bolo se desprendeu da superfície, ficando solto no copo, bem estranho. Para todos os efeitos mantive-os segregados e serão descartados / enterrados.

Os demais desenvolveram saudavelmente, com destaque para o pote 07, que colonizou muito mais rápido que os outros. A única diferença observada foi que tal copo tinha somente metade da capacidade com substrato. Não sei qual a relevância quanto a velocidade de colonização em si.

Quanto ao terrário, optei por utilizar um material que não pesasse muito no bolso. Utilizei uma caixa organizadora, fiz uma abertura na frente (20 x 5 cm) na altura dos potes que serão utilizados como casing. Fiz uma abertura em cada lateral (5 x 5 cm), pouco abaixo da tampa, para saída de CO2. Usei varetas plásticas (aquelas de segurar bexigas) como apoio para fazer uma cobertura interna com inclinação para que a água condensada não pingue em cima dos potes. Coloquei uma vareta centralizada, e uma de cada lado nas extremidades da caixa, pouco abaixo. No centro, utilizei um pedaço de cano de PVC para sustentar a ponta do termohigrômetro. Cortei uma daquelas pastas plásticas que tinha extraviada aqui em casa, e fiz o sub-teto inclinado. Tanto as aberturas para ventilação, quanto os furos para sustentação das varetas foram fechados com micropore. No fundo, argila expandida com água (+ gotas de água sanitária).

A idéia agora e fazer um acompanhamento de cada bolo em diferentes condições. Ou seja:
Potes 01 e 02 = DESCARTADOS
Potes 03 e 05 = casing no terrário
Potes 04 e 06 = bolo inteiro no terrário
Pote 07 = bolo inteiro na compota (Já foi!!!)
Pote 08 = casing na compota

O pote 07 já está no vidrão, tirei o bolo inteiro, molhei e joguei substrato nas laterais, no fundo do vidro também fiz uma "cama". Irei utilizar a mesma mistura para todos, 50% vermiculita e 50% pó de fibra de côco (esterelizado em panela de pressão por 45 minutos). Hoje cedo observei as primórdias no bolo. Fiz uma abertura na tampa do vidro e fechei com micropore também.

Seguem as imagens:

- Cultivo Completo
Foto0213.jpg

- Todos os potes
Foto0216.jpg Foto0215.jpg Foto0214.jpg

- Contaminados
Foto0212.jpg

- Terrário
Foto0217.jpg Foto0218.jpg

- Compota / bolo inteiro (C1-07)
Foto0206.jpg 1º dia

Foto0219.jpg 4º dia


- Planilhas atualizadas
CULTIVO01.JPG CULTIVO02.JPG

DÚVIDAS!!
1- As aberturas no terrário (com micropore) serão suficientes para promover a troca de ar necessária??
2- Após sacar o bolo do pote, devo molhar e colocar substrato nas laterais do bolo também??
3- Como posso armazenar substrato já esterelizado para usar nos dias seguintes??

É isso aí galera, mais uma vez é um prazer compartilhar tudo isso com vocês.
Aguardo suas manifestações...

Forte abraço a todos!!!!
 
Concordo... estava indo tão bem.

Espero que não tenha desistido definitivamente dos cultivos. :unsure:
 
Back
Top