Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo indoor - Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo problemático.
pink-buffalo-four-seasons-cm.jpg pink-buffalo04.jpg
Novamente aqui pra segunda tentativa do meu primeiro cultivo de psilocybe cubensis. Não tive sorte com a strain Austrália, creio que tenha tido problema ou na criação da seringa de esporos ou no próprio carimbo, não tive como saber, porém seguirei os mesmos procedimentos com o Pink Buffalo, a diferença é que dessa vez optei por uma seringa de esporos que adquiri pronta.
Utilizarei a PF TEK dessa vez, a intenção é que frutifiquem no próprio bolo dentro do terrário.
Depois da primeira colheita vou fazer o processo de secagem, armazenamento, carimbos e clonagem em ágar ou papelão. O diário vai seguir até que todas as técnicas sejam concluídas. Conto com a ajuda aqui da comunidade. Críticas e observações que irão ajudar serão muito bem aceitas.

Características dessa strain:
  • Origem: Tailândia
    Dificuldade: Fácil
    Tamanho: Pequeno-Médio
    Taxa de Crescimento: Média-Rápida
    Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
    Substrato(s):
    • Esterco
    • Grãos
    • Palhas
    • Solos Enriquecidos
    O que faz essa Strain ser tão incomum é porque ela foi encontrada num campo que estava habitada por um dos sagrados búfalos-rosa da Tailândia. Como outras Strains tailandesas, essa é considerada potente para um Psilocybe cubensis. Rápida colonização, com tendência a produzir mais frutos com corpos grandes nos últimos flushes do que nos primeiros. Frutos bastante densos, igualmente proporcionais, e muito suculentos.
    Forma cubensis perfeitos. Possui um véu esticado que às vezes fica preso até a maturidade. Os carimbos podem ser escuros, mas nem todos soltarão uma porção de esporos (você vai fracassar se não coletar os esporos suficientemente cedo).

>>INICIANDO O CULTIVO:
Quanto a higiene com o ambiente de trabalho, recipientes, e instrumentos em geral:

De Recipientes: Detergente e Álcool etílico 92%
De instrumentos: Álcool etílico 92% e isqueiro a gás para esterilização da agulha com fogo
Do ambiente: Cloro ativo diluído em água na proporção 1:10 e Álcool etílico 92%

>> PREPARANDO OS 4 COPOS COM SUBSTRATO DE PF TEK
1. PF TEK é bem tranquilo e rápido de fazer. Para o substrato utilizei a vermiculita, arroz integral moído (batido no liquidificador) e água mineral. A proporção foi de 1 copo de arroz, 2 copos de vermiculita e 1 copo de água. Misturei primeiro a vermiculita com a água, pra depois misturar o arroz.

2. Forrei os fundos dos copos com uma fina camada de vermiculita seca para absorver água caso haja excesso durante a esterilização. Enchi os copos com o substrato até quase chegar na borda (quase 1 cm) e completei com vermiculita seca pra proteger o substrato de contaminação.

3. Lacrei os copos com 2 folhas de papel alumínio cada um, e depois fiz 4 furos pro ar quente circular no substrato durante a esterilização. Utilizei fita isolante.

4. Coloquei uma folha de papel alumínio em cada copo, porém sem vedar, apenas pra proteger os furos e permitir que o vapor entre por eles.

>>ESTERILIZAÇÃO EM PANELA DE PRESSÃO
1. Usei uma toalha pequena no fundo da panela, coloquei os copos lá dentro e inseri água na panela até atingir a metade dos copos.
panela.png

2. A esterilização durou 50 minutos, a contar do momento em que a panela gerou pressão e começou a sair vapor. Pra saber se a água está acabando eu seguro de leve os cabos da panela, assim da pra sentir que ela esta quase parando de borbulhar, nesse momento eu desligo, ficando atento tb se está saindo vapor pela válvula.

3. Aguardei a panela esfriar por 8 horas.

>>INOCULAÇÃO POR SERINGA DE ESPOROS

1. Esterilizei a agulha com fogo e esperei esfriar.

2. Retirei a tampa de alumínio dos copos (a que fica solta) e injetei + ou - 0,25ml de esporos em cada um dos 4 furos de cada copo. Em seguida vedei os furos com 2 camadas de fita micropore.


>>INCUBADORA? NÃAAO!
Não utilizarei incubadora dessa vez. A temperatura ambiente por aqui está entre 22 e 26 graus, muito bom, da pra deixar os copos em local mais arejado, e a fita micropore vai permitir uma troca de ar.
copo_PB.png

>>Por enquanto é só aguardar...copos_PB.png
 
A panela é pequena, a conta pra caber 4 copos de whisky quase pegando nas bordas. Ao menos não tem nada aparente de contaminação, mas o cheiro ta estranho. Só resta esperar, não ha o q fazer!:eca:

Ai eu volto a insistir :cabecada::cabecada::cabecada: que estes lacres de potes PF nem sempre estão "bem lacrados" por isso é possível colonizar 100% sem trocas gasosas. @Ecuador você utiliza potes de conserva?
Arcturus, pra mim isso confirma sua teoria de que mesmo "bem lacrados" fazem troca de ar!
 
Última edição:
São muitas variáveis que podem levar a contaminações e é difícil afirmar precisamente o que levou a tal. Pode ter sido mal esterilizado, carimbo contaminado, seringa ME confeccionada em condições inadequadas, ponta da agulha não flambada ... inclusive na hora de lacrar os potes pode acontecer de algum contaminante entrar em contato com o meio nutritivo...

Particularmente não lacro os potes antes de esterilizar nem faço furos, não sei até onde isso possa influenciar, pois nunca tentei tendo em vista que não é recomendado. Talvez seja bem por ai, ou não... fica ai uma "?"
 
Creio que lacrar os potes mas furar a tampa de alumínio não tem, nem de longe, a mesma eficácia que só ajustar as tampas... O vapor passa com muito mais facilidade em tampas não lacradas, acho eu.
 
Eu já abri a panela muitas e muitas vezes antes que ela esfriasse por completo, e nada de mais aconteceu.

Eu tmb, e ainda com os copos quente. Ai pra acelerar eu coloco eles no Freezer pra esfriar mais rapido. Nunca deu errado, mas crianças não façam isso em casa! hahaha
 
Ai pra acelerar eu coloco eles no Freezer pra esfriar mais rapido. Nunca deu errado, mas crianças não façam isso em casa! hahaha

Bem lembrado. Se forem fazer isso, tem que fazer com os potes lacrados ou ao menos com algum plástico filme para protegê-los. Como bem sabemos, a geladeira é um sistema fechado cheio de contaminantes aguardando o momento oportuno.
 
Já se passou mais de 30 dias, nada de micélio. Estou descartando os copos. CL com o mesmo carimbo tb não deu em nada.

Acontece com os melhores cultivadores. Principalmente com carimbos de terceiros. Já que nem todo mundo segue os procedimentos corretos durante a confecção dos carimbos ou mantém os carimbos bem armazenados. Espero que não desista dos cultivos. Com perseverança nós vamos longe! :)
 
Acontece com os melhores cultivadores. Principalmente com carimbos de terceiros. Já que nem todo mundo segue os procedimentos corretos durante a confecção dos carimbos ou mantém os carimbos bem armazenados. Espero que não desista dos cultivos. Com perseverança nós vamos longe! :)
Não vou desistir. Tb quero dominar essa arte! Estou há 2 meses na tentativa e estou perto de conseguir! :)
 
Acontece com os melhores cultivadores. Principalmente com carimbos de terceiros.

Outra observação: os esporos da strain Pink Buffalo são meio complicados de germinar! Já tive alguns vidros que levaram mais de um mês para surgirem os primeiros sinais de micélio, com essa raça.

Não desanima. E no próximo cultivo, você pode inocular diferentes strains, assim você nunca interrompe os trabalhos! ;)
 
Outra observação: os esporos da strain Pink Buffalo são meio complicados de germinar! Já tive alguns vidros que levaram mais de um mês para surgirem os primeiros sinais de micélio, com essa raça.

Acho que seu carimbo estava meio velho ou foi mal conservado. Pq comigo germinou bem rapido até...
 
Back
Top