Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo indoor - Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo problemático.
pink-buffalo-four-seasons-cm.jpg pink-buffalo04.jpg
Novamente aqui pra segunda tentativa do meu primeiro cultivo de psilocybe cubensis. Não tive sorte com a strain Austrália, creio que tenha tido problema ou na criação da seringa de esporos ou no próprio carimbo, não tive como saber, porém seguirei os mesmos procedimentos com o Pink Buffalo, a diferença é que dessa vez optei por uma seringa de esporos que adquiri pronta.
Utilizarei a PF TEK dessa vez, a intenção é que frutifiquem no próprio bolo dentro do terrário.
Depois da primeira colheita vou fazer o processo de secagem, armazenamento, carimbos e clonagem em ágar ou papelão. O diário vai seguir até que todas as técnicas sejam concluídas. Conto com a ajuda aqui da comunidade. Críticas e observações que irão ajudar serão muito bem aceitas.

Características dessa strain:
  • Origem: Tailândia
    Dificuldade: Fácil
    Tamanho: Pequeno-Médio
    Taxa de Crescimento: Média-Rápida
    Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
    Substrato(s):
    • Esterco
    • Grãos
    • Palhas
    • Solos Enriquecidos
    O que faz essa Strain ser tão incomum é porque ela foi encontrada num campo que estava habitada por um dos sagrados búfalos-rosa da Tailândia. Como outras Strains tailandesas, essa é considerada potente para um Psilocybe cubensis. Rápida colonização, com tendência a produzir mais frutos com corpos grandes nos últimos flushes do que nos primeiros. Frutos bastante densos, igualmente proporcionais, e muito suculentos.
    Forma cubensis perfeitos. Possui um véu esticado que às vezes fica preso até a maturidade. Os carimbos podem ser escuros, mas nem todos soltarão uma porção de esporos (você vai fracassar se não coletar os esporos suficientemente cedo).

>>INICIANDO O CULTIVO:
Quanto a higiene com o ambiente de trabalho, recipientes, e instrumentos em geral:

De Recipientes: Detergente e Álcool etílico 92%
De instrumentos: Álcool etílico 92% e isqueiro a gás para esterilização da agulha com fogo
Do ambiente: Cloro ativo diluído em água na proporção 1:10 e Álcool etílico 92%

>> PREPARANDO OS 4 COPOS COM SUBSTRATO DE PF TEK
1. PF TEK é bem tranquilo e rápido de fazer. Para o substrato utilizei a vermiculita, arroz integral moído (batido no liquidificador) e água mineral. A proporção foi de 1 copo de arroz, 2 copos de vermiculita e 1 copo de água. Misturei primeiro a vermiculita com a água, pra depois misturar o arroz.

2. Forrei os fundos dos copos com uma fina camada de vermiculita seca para absorver água caso haja excesso durante a esterilização. Enchi os copos com o substrato até quase chegar na borda (quase 1 cm) e completei com vermiculita seca pra proteger o substrato de contaminação.

3. Lacrei os copos com 2 folhas de papel alumínio cada um, e depois fiz 4 furos pro ar quente circular no substrato durante a esterilização. Utilizei fita isolante.

4. Coloquei uma folha de papel alumínio em cada copo, porém sem vedar, apenas pra proteger os furos e permitir que o vapor entre por eles.

>>ESTERILIZAÇÃO EM PANELA DE PRESSÃO
1. Usei uma toalha pequena no fundo da panela, coloquei os copos lá dentro e inseri água na panela até atingir a metade dos copos.
panela.png

2. A esterilização durou 50 minutos, a contar do momento em que a panela gerou pressão e começou a sair vapor. Pra saber se a água está acabando eu seguro de leve os cabos da panela, assim da pra sentir que ela esta quase parando de borbulhar, nesse momento eu desligo, ficando atento tb se está saindo vapor pela válvula.

3. Aguardei a panela esfriar por 8 horas.

>>INOCULAÇÃO POR SERINGA DE ESPOROS

1. Esterilizei a agulha com fogo e esperei esfriar.

2. Retirei a tampa de alumínio dos copos (a que fica solta) e injetei + ou - 0,25ml de esporos em cada um dos 4 furos de cada copo. Em seguida vedei os furos com 2 camadas de fita micropore.


>>INCUBADORA? NÃAAO!
Não utilizarei incubadora dessa vez. A temperatura ambiente por aqui está entre 22 e 26 graus, muito bom, da pra deixar os copos em local mais arejado, e a fita micropore vai permitir uma troca de ar.
copo_PB.png

>>Por enquanto é só aguardar...copos_PB.png
 
1. Usei uma toalha pequena no fundo da panela, coloquei os copos lá dentro e inseri água na panela até atingir a metade dos copos.
...
2. A esterilização durou 50 minutos, a contar do momento em que a panela gerou pressão e começou a sair vapor.

Usar um pano é muito arriscado. Por um descuido a água pode secar e queimar o pano. Já teve um acidente com um cultivador aqui do CM, e a coisa foi feia! :eek:
No lugar do pano você pode usar tampinhas de conserva, ou algum outro material de metal ou vidro. É só usar a criatividade.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/esterilizacao-com-uso-de-panela-de-pressao/
 
Usar um pano é muito arriscado. Por um descuido a água pode secar e queimar o pano. Já teve um acidente com um cultivador aqui do CM, e a coisa foi feia! :eek:
No lugar do pano você pode usar tampinhas de conserva, ou algum outro material de metal ou vidro. É só usar a criatividade.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/esterilizacao-com-uso-de-panela-de-pressao/
Eu pensava que metal iria rachar os copos por estar encostado neles, e que um suporte de vidro tb racharia por estar encostado no fundo da panela. Valeu a dica, vou pensar em algo pra próxima vez. :). outro dia eu estava pensando em fazer suporte com latinhas de alumínio cortadas...
 
Não é recomendado lacrar os potes antes da esterilização mesmo que estejam furados, a não ser que sejam crateras no papel alumínio. O vapor circulando livremente dentro dos recipientes é o que faz esterilizar.

Esterilizar por 50min pode ser que funcione mas o recomendado é pelo menos 60min.

Esperar 8;00hs esfriar? na temperatura ambiente que você falou não esfriou completamente. Na próxima tentativa segure a ansiedade e espere 24hs contadas no relógio.

Uma incubadora ai cairia bem.

Preferia mudar meus conceitos do que ver um irmão frustrado, tomara que de certo!
 
outro dia eu estava pensando em fazer suporte com latinhas de alumínio cortadas...

É uma boa ideia, mas leve em conta que os copos ficam chacoalhando devido a fervura da água. Então use um suporte que mantenha os copos estabilizados, assim não correm o risco de virar dentro da panela. :)

Boa sorte! :)
 
Não é recomendado lacrar os potes antes da esterilização mesmo que estejam furados, a não ser que sejam crateras no papel alumínio. O vapor circulando livremente dentro dos recipientes é o que faz esterilizar.

Esterilizar por 50min pode ser que funcione mas o recomendado é pelo menos 60min.

Esperar 8;00hs esfriar? na temperatura ambiente que você falou não esfriou completamente. Na próxima tentativa segure a ansiedade e espere 24hs contadas no relógio.

Uma incubadora ai cairia bem.

Preferia mudar meus conceitos do que ver um irmão frustrado, tomara que de certo!

>>>O problema é que o copo de whisky é muito baixo, eu ainda coloco água até o meio deles, e olha que vou até o limite da água e em fogo baixo. (consigo resolver usando copos maiores)

>>>Tenho lacrado por receio da água entrar nos copos por serem baixos. Uma vez a água entrou e os grãos ficaram zoados. (essa é facil de corrigir)

>>>Das 8 horas eu pensava que já estaria em temperatura ambiente. Da próxima deixarei as 24 horas.

>>>Quanto a incubadora, a temperatura só cai a noite para 22 graus, e vai até de manhã. Durante o dia fica em torno de 26 graus. Posso deixar a noite e retirar de dia para troca de ar, ou essa troca de ar por micropore é lenda?
 
Acredito que a chama do seu fogão esteja alta, pois eu esterilizo potes de 200ml por uma hora sem problemas e ainda sobra agua. Faça o seguinte:

1° - Acenda a boca do seu fogão, abaixe o fogo e na válvula do diafragma que fica preso ao botijão regule a chama.
2°- Coloque a panela de pressão na menor boca do fogão ja com os potes e água. Com a tampa aberta espere ferver para verificar até onde é possível colocar mais água sem que entre dentro dos copos.

Pode deixar a incubadora ligada direto. Em relação ao micropore funciona sim! Evite mexer nos potes na fase de colonização principalmente durante a germinação.
 
Última edição:
>>>Quanto a incubadora, a temperatura só cai a noite para 22 graus, e vai até de manhã. Durante o dia fica em torno de 26 graus. Posso deixar a noite e retirar de dia para troca de ar, ou essa troca de ar por micropore é lenda?

Nessa faixa de temperatura não acho necessário incubadora. Só vai aumentar os seus gastos, e diferença na velocidade de colonização será muito pouca. Não é como acelerar 5 dias, ou algo assim. Problema mesmo é quando fica abaixo de uns 14 graus constantes.

Posso deixar a noite e retirar de dia para troca de ar, ou essa troca de ar por micropore é lenda?

Nessa fase do cultivo não é necessário troca de ar, exceto quando o crescimento fica estagnado. Muitas vezes dá para completar a colonização com os potes lacrados.
 
Acredito que a chama do seu fogão esteja alta, pois eu esterilizo potes de 200ml por uma hora sem problemas e ainda sobra agua. Faça o seguinte:

1° - Acenda a boca do seu fogão, abaixe o fogo e na válvula do diafragma que fica preso ao botijão regule a chama.
2°- Coloque a panela de pressão na menor boca do fogão ja com os potes e água. Com a tampa aberta espere pegar ferver para verificar até onde é possível colocar mais água sem que entre dentro dos copos.

Pode deixar a incubadora ligada direto. Em relação ao micropore funciona sim! Evite mexer nos potes na fase de colonização principalmente durante a germinação.
Eu usei a boca menor, mas esses dois macetes quanto ao fogo, tão simples e tão eficientes. COM CERTEZA serão usados nesse sábado.
 
Nessa fase do cultivo não é necessário troca de ar

Tenho um Copo com 60% de milho, lacrado com papel alumínio e fita isolante este nos primeiros dias avançou normal mas depois passou a colonizar lentamente até chegar a 100%. Tenho outro pote (conserva com tampa) que feito no mesmo dia, mesma hora, mesma seringa, tudo do mesmo jeito a unica diferença foi ao invés de milho usei 50% do volume do pote com arroz negro, sendo que este pote estagnou nos primeiros dias de colonização e não saiu do lugar faz uns 14 dias. obs: todos meus potes em conserva estagnam sedo ou tarde dependendo da quantidade preenchida.

Ai eu volto a insistir :cabecada::cabecada::cabecada: que estes lacres de potes PF nem sempre estão "bem lacrados" por isso é possível colonizar 100% sem trocas gasosas. @Ecuador você utiliza potes de conserva?
 
Ai eu volto a insistir :cabecada::cabecada::cabecada: que estes lacres de potes PF nem sempre estão "bem lacrados" por isso é possível colonizar 100% sem trocas gasosas. @Ecuador você utiliza potes de conserva?



Para PFTek não.

Uso copos de vidros ou potes de PP, selados com fita crepe ou fita transparente.
 
Usar um pano é muito arriscado. Por um descuido a água pode secar e queimar o pano. Já teve um acidente com um cultivador aqui do CM, e a coisa foi feia! :eek:
No lugar do pano você pode usar tampinhas de conserva, ou algum outro material de metal ou vidro. É só usar a criatividade.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/esterilizacao-com-uso-de-panela-de-pressao/

Eu utilizo pano desde o primeiro cultivo... Já queimei alguns no começo sim, mas por não saber usa-los. Hoje uso o mesmo pano em TODO cultivo. O problema é que se você não diminuir o fogo após a panela pegar pressão o pano queima mesmo. Mas se você cozinhar em fogo baixo, e no tempo certo (antes que a agua seque) é bem seguro. Já fiz aproximadamente umas 8 esterilizações com o mesmo pano. Ele atualmente não está branquinho como era antigamente claro, está meio amarelado devido a temperatura. Seria uma queimadura bem fraca. Mas fazendo o que eu disse é seguro e não queima o pano por completo não.
 
A muitos anos atras quando estava iniciando no cultivo de cogumelos cometi o erro de abrir a panela sem que esfriasse por completo e o resultado foi que todos os copos azedaram. Talvez não seja o seu caso ainda, ou será?
 
A muitos anos atras quando estava iniciando no cultivo de cogumelos cometi o erro de abrir a panela sem que esfriasse por completo e o resultado foi que todos os copos azedaram. Talvez não seja o seu caso ainda, ou será?
Talvez seja Arcturus, a panela ficou esfriando por 8/9 horas... O estranho é q da outra vez, com o Australia o tempo foi o mesmo, e quando fui descartar depois de semanas o substrato estava normal.
 
A muitos anos atras quando estava iniciando no cultivo de cogumelos cometi o erro de abrir a panela sem que esfriasse por completo e o resultado foi que todos os copos azedaram.


Eu já abri a panela muitas e muitas vezes antes que ela esfriasse por completo, e nada de mais aconteceu.

A não ser que você tenha uma panela muito grande ou só inocule poucos copos/potes por vez fica bem demorado esperar que a panela esfrie completamente para esterilizar outra leva de copos/potes.

Eu geralmente inoculo oito copos de 250 ml ou 6 potes de PP. E com a minha panela tenho que esterilizar em duas levas. Quando sinto que a panela já esfriou um pouco e a pressão interna se igualou à externa abro e vedo os copos/potes.



Talvez seja Arcturus, a panela ficou esfriando por 8/9 horas...


Se ficou esfriando todo esse tempo esfriou por completo ...
 
Eu já abri a panela muitas e muitas vezes antes que ela esfriasse por completo, e nada de mais aconteceu.
Que bom saber disso @Ecuador ;), então pode ter sido outra causa mas de qualquer forma não repeti esse procedimento ja que não custa nada esperar, ha não ser que se produza em larga escala :cautious:.
 
Que bom saber disso @Ecuador ;), então pode ter sido outra causa mas de qualquer forma não repeti esse procedimento ja que não custa nada esperar, ha não ser que se produza em larga escala :cautious:.


Eu acho que quem produz em larga escala esteriliza logo uma grande quantidade de grãos, milho ou centeio, por exemplo, de uma vez só, para fazer spawn. Bem diferente dos meus bolos PF.
 
Back
Top