Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo - Ghost

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
38
3
23
Olá, no dia 07/03/2024 comecei meu primeiro cultivo, comprei um kit pronto na internet. Me enviaram a genética "Ghost". O kit conta com uma "marmita" de 1L. Fui pesquisar um pouco sobre essa genética e descobri que ela é recomendada para cultivadores mais experientes e demora um certo tempo pra crescer. Por ser a primeira vez, estou com bastante medo e ansioso.

Deixo o kit no meu quarto em cima de uma mesa próximo a janela, em um local em que o sol não pega de forma direta. Passo álcool na mesa de 8h em 8h, esquento um isqueiro perto da mesa também (Sabem me dizer se isso tem algum efeito mesmo?). Alguma dica para essa minha primeira colheita? Visto o tempo prolongado de crescimento e frutificação. Em qual dia posso começar ver um pequeno surgimento do caule? (perdão se esses não forem os nomes corretos, ainda estou aprendendo). Em breve pretendo publicar fotos do cultivo

Ah, outra coisa. O cultivo está sendo realizado dentro de uma bag (que veio no kit). Sempre que está sem gotículas de água dentro, eu borrifo mais. A perda dessa água é um sinal que está dando "certo"? Ou é um processo normal
 
Vc pode até borrifar em cima do bolo, o segredo está na quantidade de água. No vídeo ele mostra bem como deve ficar, depois da superfície estar no ponto ideal. Vc borrifa na parede da bag só pra manter a umidade dentro dela alta. O ideal é sempre ter gotas de água na parede da bag
 
Muito obrigado, vou me atentar melhor nisso. Obrigado pela ajuda, você é muito prestativo. E seus cultivos de Ghosts ficaram muito massa, espero conseguir também
 
Atualização 28/03. Há alguns dias os pins nasceram e estão crescendo, já é possivel identificar um cogumelinho. Na expectativa de semana que vem fazer a primeira colheita
 
Olá, boa noite. Hoje reparei que tem um vão na casing e ta desenvolvendo um cogumelo. Tem algum problema? Será que ele chega a se desenvolver mesmo, mesmo sem espaço? Eu posso colher ele normalmente ou descarto? So não sei o que fazer mesmo. Se eu fizer uma hidratação no micelio depois que tiver o primeiro flush, esses no canto não vão sobreviver?
 

Anexos

  • 20240330_213146.jpg
    20240330_213146.jpg
    969 KB · Visualizações: 9
Olá, boa noite. Hoje reparei que tem um vão na casing e ta desenvolvendo um cogumelo. Tem algum problema? Será que ele chega a se desenvolver mesmo, mesmo sem espaço? Eu posso colher ele normalmente ou descarto? So não sei o que fazer mesmo. Se eu fizer uma hidratação no micelio depois que tiver o primeiro flush, esses no canto não vão sobreviver?
Tirar o micelio do casing é uma opção? Como se fosse um bolo de pftek? Para que esses cogumelos se desenvolvam (reparei que tem mais de um)
 
Olá, boa noite. Hoje reparei que tem um vão na casing e ta desenvolvendo um cogumelo. Tem algum problema? Será que ele chega a se desenvolver mesmo, mesmo sem espaço? Eu posso colher ele normalmente ou descarto? So não sei o que fazer mesmo. Se eu fizer uma hidratação no micelio depois que tiver o primeiro flush, esses no canto não vão sobreviver?
Isso é conhecido como side pins. É normal em cultivos dessa forma e existem maneiras de amenizar essa situação com seu cultivo próprio. Não é algo que irá prejudicar seu cultivo, é apenas algo chato de lidar pois é mais complicado de colher do que os cogumelos que nascem em cima do bolo. Só preste atenção pra não deixar nenhum cogumelo na lateral sem ser colhido para que ele não apodreça e vire um ninho de contaminantes.
 
Isso é conhecido como side pins. É normal em cultivos dessa forma e existem maneiras de amenizar essa situação com seu cultivo próprio. Não é algo que irá prejudicar seu cultivo, é apenas algo chato de lidar pois é mais complicado de colher do que os cogumelos que nascem em cima do bolo. Só preste atenção pra não deixar nenhum cogumelo na lateral sem ser colhido para que ele não apodreça e vire um ninho de contaminantes.
Obrigado, vou ficar atento. No proximo flush, pretendo colocar dentro de um recipiente escuro, isso vai ajudar a diminuir o crescimento lateral?
 
Obrigado, vou ficar atento. No proximo flush, pretendo colocar dentro de um recipiente escuro, isso vai ajudar a diminuir o crescimento lateral?
Oq diminui o crescimento lateral é a privação de oxigênio, por isso usamos o liner, aquele plástico entre o substrato e o recipiente, geralmente vemos em monotub; mas que deveria ser item obrigatório no cultivos em marmitas de alumínio, não só para previnir ou reduzir os side pins. Mas principalmente por esse motivo: Não é raro o micélio abrir buracos na marmita de alumínio, e esse alumínio não desaparece, adivinha pra onde ele vai? Isso mesmo, se acumula no tecido do cogumelo. Falo isso pq aconteceu comigo e só depois eu fui pesquisar, o micélio/cogumelo acumula metais pesados.
 
Oq diminui o crescimento lateral é a privação de oxigênio, por isso usamos o liner, aquele plástico entre o substrato e o recipiente, geralmente vemos em monotub; mas que deveria ser item obrigatório no cultivos em marmitas de alumínio, não só para previnir ou reduzir os side pins. Mas principalmente por esse motivo: Não é raro o micélio abrir buracos na marmita de alumínio, e esse alumínio não desaparece, adivinha pra onde ele vai? Isso mesmo, se acumula no tecido do cogumelo. Falo isso pq aconteceu comigo e só depois eu fui pesquisar, o micélio/cogumelo acumula metais pesados.
Caramba, não sabia que os cogumelos tinham essa "força". Eu achei que essa abertura no casing tinha sido algum descuido meu, mas talvez os cogumelos mesmo que empurraram. Vou procurar esse plástico. Obrigado pela dica.

Em monotubes é menos comum nascer side pins? Ou é a mesma lógica, precisa do plastico
 
Caramba, não sabia que os cogumelos tinham essa "força". Eu achei que essa abertura no casing tinha sido algum descuido meu, mas talvez os cogumelos mesmo que empurraram. Vou procurar esse plástico. Obrigado pela dica.

Em monotubes é menos comum nascer side pins? Ou é a mesma lógica, precisa do plastico
O bolo tende a diminuir qnd vai perdendo umidade, com isso abre um espaço entre a parede do recipiente e o bolo, ali cria um ambiente propício pra que nasçam cogumelos, o liner, esse plástico, acaba criando um "vácuo" com o bolo e "cola" nele. Assim conforme o bolo diminui, o plástico vai acompanhando, impedindo que tenha troca gasosa na lateral.

Existem técnicas pra montar o bolo que dizem substituir o uso do liner, tô testando uma agora, mas é algo bem metódico, não sei se vai dar em certo. Agora o liner eu já confio na eficiência...só é ruim o trabalho a mais
 
O bolo tende a diminuir qnd vai perdendo umidade, com isso abre um espaço entre a parede do recipiente e o bolo, ali cria um ambiente propício pra que nasçam cogumelos, o liner, esse plástico, acaba criando um "vácuo" com o bolo e "cola" nele. Assim conforme o bolo diminui, o plástico vai acompanhando, impedindo que tenha troca gasosa na lateral.

Existem técnicas pra montar o bolo que dizem substituir o uso do liner, tô testando uma agora, mas é algo bem metódico, não sei se vai dar em certo. Agora o liner eu já confio na eficiência...só é ruim o trabalho a mais
Genial, não fazia ideia disso. Depois compartilhe o resultado da tecnica, se deu certo.

No momento estou com alguns spawns em desenvolvimento. Dessa vez vou tentar usar terrarios de garrafa pet, eu sei que não são os mais eficientes, mas no momento não queria partir direto para um monotub. Vou procurar o liner para colocar dentro do terrário. Estou com uma garrafa pet de 6 Litros, e duas de 2,5. Pensei em utilizar a bag também, ai faria utilizando marmitas, mas com certeza vou aderir a essas dicas. Muito obrigado por compartilhar isso

Uma dúvida, nos casos do monotub, se eu colocar o plastico pela parte de fora também tera efeito? Ou de fato precisa ser dentro, por conta da diminuição com a perca da umidade
 
O liner só funciona na hora da montagem do bolo na cx, qnd mistura o substrato com os grãos, é um plástico de saco de lixo....


Peguei esse vídeo só pra ilustrar, não precisa fazer tudo isso, só pega um plástico grande, depois de montar o bolo, corta acima da linha do substrato

Edit: esse vídeo do PGT é melhor


Uma dúvida, nos casos do monotub, se eu colocar o plastico pela parte de fora também tera efeito? Ou de fato precisa ser dentro, por conta da diminuição com a perca da umidade
Funciona só por fora, pq o plástico precisa estar em contato com o bolo, pra poder grudar nele e acompanhar o encolhimento
 
@SpiritualMind Olá, sou eu dnv. No segundo flush da casing do ghost, eu posso utilizar o liner? Ou uma vez que eles nasceram na lateral, nas proximas eles vão continuar nascendo lá.

Considerando que antes do segundo flush eu vou fazer um dunk e tirar todos os cogumelos da lateral
 
@SpiritualMind Olá, sou eu dnv. No segundo flush da casing do ghost, eu posso utilizar o liner? Ou uma vez que eles nasceram na lateral, nas proximas eles vão continuar nascendo lá.

Considerando que antes do segundo flush eu vou fazer um dunk e tirar todos os cogumelos da lateral
O liner é só na hora de montar mano! Antes mesmo de colonizar o substrato.
Expliquei na mensagem que mandei os vídeos...

Depois do primeiro flush. Fica meio aleatório onde vai nascer os pins.
 
O liner é só na hora de montar mano! Antes mesmo de colonizar o substrato.
Expliquei na mensagem que mandei os vídeos...

Depois do primeiro flush. Fica meio aleatório onde vai nascer os pins.
Opa, perdão pela desantenção.

Deixa eu perguntar, já que vc cultivou o Ghost algumas vezes. Alguns side pins que não estão se desenvolvendo, acredito ser abortos, estão com o chapeu totalmente preto. Devo tirar eles? Eles estao apodrecendo?
 
Tem mais dois para colher. Acredito que o primeiro flush fecha em 120g frescos
 

Anexos

  • 20240405_074511.jpg
    20240405_074511.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 8
  • 20240405_074522.jpg
    20240405_074522.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 8
  • 20240405_074534.jpg
    20240405_074534.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 8
Não esquece de tirar carimbo pra tu poder fazer sempre.
 
Fiz o dunk do bolo e coloquei para produzir o segundo flush. Alguém sabe dizer se os outros flushs levam o mesmo tempo de pinagem e desenvolvimento do primeiro? Ou é mais rápido
buenas! atualmente estou com um desses kit, minha strain (nome que veio escrito é BLUE MEANIE), anoite em um calendario quando eu ativei pra frutificar, e quando surgiram os pins:

21/03/24 ativado
30/03/24 pins
03/04/24 colheita (12 ou 13 cogumelos) + dunk in cold por 10horas em agua gelada na geladeira
07-08/04/24 pins
11/04/24 colheita (9 cogumelos) + dunk in cold por 10horas em agua gelada na geladeira
16/04/24 5 pins, mas só 3 grandes, um deles tá meio bugado, tá bem grosso e o chapeu nao tá bem desenvolvido...

pode ser por causa da temperatura que deu uma baixada (onde moro é outono, cerca de 20° durante o dia)

percebi que conforme a frequência de flush acontecem vai diminuindo a quantidade de cogumelos, os nutrientes do micelio estão sendo consumidos a cada flush...

aproveitei e tirei uns 4 carimbos, dois de cada flush dos cogus maiores e mais bonitos, vou partir pro monotube semana que vem, vou começar do zero com seringa de esporos dos carimbos que tirei do primeiro flush, tambem vou tentar pegar uma parte desse micélio que está no 3° flush e colocar para colonizar um pouco de substrato separadamente, pra ver se vai manter produzindo...
 
Back
Top