Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo do magnata Pause

Diário de cultivo problemático.
Alô Magnatas :) , resolvi postar aqui o meu diário do meu primeiro cultivo de cubensis.
Vou procurar mencionar, expressar os fatos ocorridos da maneira mais simples possível, para facilitar a visualização e entendimento de todos.

- São 4 vidros para cultivo outdoor e 2 vidros para cultivo indoor, totalizando 6 vidros tendo o milho como substrato, ambos da strain PESA .
Todos vidros foram inoculados dia 28 de maio. Estou tendo problemas com a colonização pois até hoje ainda não tive uma colonização 100%, porém, alguns vidros já começaram a colonizar.
Um dos possíveis problemas, poderia ser a temperatura, a falta de hidratação ou até mesmo muita água nos vidros.

Logo mais posto fotos para detalhar o diário.
Paz e amor pra todos!
 
Vixi maria, agora que eu parei pra reparar, a canjica soltou muita água, alguém sabe como isso pode acontecer?
O maria...

@Magnata, Você passou o milho pelo processo de 24hs na geladeira frost free para a remoção do excesso de agua ???

Com certeza esse caldo que esta no vidro provem de possível contaminação bacteriana, deve esta fedendo pra KCT esse pote de milho ai.

Um Inoculo pode levar de 28 a 35 dias para colonizar quando inciado com a inoculação de esporos.
 
magnata, faça o seguinte:da proxima vez, coloque um pouco de vermiculita no fundo do copo pra absorver essa humidade, me parece que nao esta contaminado, e sim com escesso de agua
 
Aquelas bolhas têm jeito de contaminação.
 
@Magnata ...Micélio não é peixe! Assim você afoga eles... coitados! :confused:
 
O milho de munguzá não é a mesma coisa que usar milho de pipoca inteiro.

O milho de munguzá absorve agua muito mais fácil, fica muito mole caso seja cozinhado demais.

Então creio que para esse milho os procedimentos sejam outros.

Eu ja usei milho de munguzá, apenas com uma fervura e deixando de um dia para o outro hidratando ele fica mole.

Desencana @Magnata se o milho esta difícil se você quiser pode tentar a PF tek que as chances de sucesso são maiores principalmente por causa do selo de vermiculita que previne a contaminação.

@Magnata, aonde é que você esta realizando os procedimentos??? sera que o seu carimbo ainda é viável??

Reveja os seus procedimentos e compare com a biblioteca pra corrigir possível erro, falha, alguma coisa que falta...
 
Última edição por um moderador:
Do jeito que está na foto, não coloniza.
O substrato seja em forma de bolo ou grãos deve está apenas úmido, sem sobra de água.
 
Cultivo PF, arreguei qualquer coisa de milho...
Estou no mundo de Jah, mesmo agora tentando cultivo pf, deixei o vidro que estava com muita água de lado, e o engraçado é que não parece nem um pouco algum contaminante que eu conheça. O elemento aumentou e a coloração acho que mudou ou estou muito louco magnatas...
È isso ai, e bora pra PF!

afarm6.static.flickr.com_5310_5869978855_1e9935e852_b.jpg
 
Desista desse!;)
Veja o que o Maurico disse, sem sobra de agua! Ai tem muita agua!:cry:

Sucesso com o PF
 
O seu banco de dados sobre contaminantes é enorme então, por favor ajude expandir a nossa biblioteca! :rolleyes:
 
Go man go, PF tek.

Eu arisco novamente a dizer que este liquido provem das bactérias pois ja presenciei algo parecido, deve estar fedendo a chorume esse milho.

@Magnata, para prosseguir com a PF tek é importante ter um carimbo confiável em mãos para não haver mais frustração, fique atento ao processo de confecção da seringa leia a biblioteca e não mude nada do recomendado, muita assepsia em todos os procedimentos é essencial, agua confiável (agua destilada, agua mineral de copinho) para a confecção da seringa, use potes de coleta para exames de urina (adicione agua e raspe os esporos com a agulha da seringa; feche o pote e balance ate desfazer os aglomerados de esporos; sugue com uma seringa limpa; a hidratação dos esporos fica a seu critério = dentro do pote de exames ou ja dentro seringa).

Eu tenho usado uma Tek que para mim tem mostrado ser eficiente e pode ser que te ajude a reduzir as chances de contaminar:

Pegue um Filtro de café:
25062011086.jpg
Coloque sobre o copo para ter ideia das sobras que serão cortadas:
25062011093.jpg 25062011094.jpg
Corte as sobras com uma tesoura:
25062011096.jpg

Fixe o filtro nos copos com substrato com fita isolante (fixe com um pouco de força a fita isolante esticando-a para ficar bem segura):
24062011074.jpg
Faça um tampão com 3 folhas de papel alumínio:
24062011080.jpg

Sem lacrar o tampão de papel alumínio prossiga o resto com esterilização em panela de pressão por 1:00hs e logo apos esfriar (+ ou - 10:00hs) em um local asséptico limpe a panela de pressão por fora com algum desinfetante ou agua sanitária diluída em agua. Em seguida encha uma panela com agua e ponha para ferver, apos ferver coloque-a ao lado da panela de pressão, esta agua fervendo formara um fluxo para cima que servira na hora de lacrar os copos que devera ser efetuado o mais rápido possível apos abrir a panela de pressão.
Ae tchurma esse método eu geralmente uso em vidros grandes de inoculo (como esse ai do @Magnata) por não poder utilizar o selo de vermiculita.

Boa sorte, Inte...:)
 
mto boa a tec Mario,mas nao pode usar selo de vermiculita pq?
e essa fita isolante nao fica mole a cola dela?
Pq em um potão de vidro desses de azeitonas em conservas a agulha não atravessa o selo de vermiculita, seria necessário uma agulha compridíssima, mas nos bolos PF não tem problema da pra usar o selo de vermiculita e o selo de filtro de café... Não, a cola não dissolve a fita isolante fica no lugar normal mesmo apos a esterilização, mas caso você queira algo mais resistente existe fita para alto-claves.

Particularmente não estou usando mais o selo de vermiculita (não recomendo qualquer pessoa tentar fazer isso) apenas o selo feito com filtro de café pois não preencho o recipiente com mais do que 50% de substrato para poder acelerar a colonização.
 
Pq em um potão de vidro desses de azeitonas em conservas a agulha não atravessa o selo de vermiculita, seria necessário uma agulha compridíssima, mas nos bolos PF não tem problema da pra usar o selo de vermiculita e o selo de filtro de café... Não, a cola não dissolve a fita isolante fica no lugar normal mesmo apos a esterilização, mas caso você queira algo mais resistente existe fita para alto-claves.

Particularmente não estou usando mais o selo de vermiculita (não recomendo qualquer pessoa tentar fazer isso) apenas o selo feito com filtro de café pois não preencho o recipiente com mais do que 50% de substrato para poder acelerar a colonização.

entendí
mas espirrar os esporos nas laterais do vidro da certo
com essa tek ai do filtro tenho ctz q vai ajudar muito aos grãos nao contaminarem na hr de fechar os potes saidos da panela
tb quando for fazer algum furo para acelerar a colonização ele sera de grande ajuda para evitar contaminação
 
tb quando for fazer algum furo para acelerar a colonização ele sera de grande ajuda para evitar contaminação

Acelerando a colonização: quando o micélio tomar toda a superfície em um local asséptico faça furos no papel alumínio que deveram ser cobertos pelos filtro citados adiante; borrife álcool em outro filtro de coar café ja cortado no tamanho certo ou numa mascara(caso a mascara mascaras.jpg venha numa embalagem dispense o uso do álcool); espere o filtro secar dentro de um recipiente asséptico e hermético; em seguida fixe o filtro com fita isolante na boca do recipiente por cima do papel alumínio previamente furado o mais rápido possível .

obs: Pode-se usar mascaras ao invés do filtro de coar café no selo dos recipientes.
 
Back
Top