Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo do magnata Pause

Diário de cultivo problemático.
Alô Magnatas :) , resolvi postar aqui o meu diário do meu primeiro cultivo de cubensis.
Vou procurar mencionar, expressar os fatos ocorridos da maneira mais simples possível, para facilitar a visualização e entendimento de todos.

- São 4 vidros para cultivo outdoor e 2 vidros para cultivo indoor, totalizando 6 vidros tendo o milho como substrato, ambos da strain PESA .
Todos vidros foram inoculados dia 28 de maio. Estou tendo problemas com a colonização pois até hoje ainda não tive uma colonização 100%, porém, alguns vidros já começaram a colonizar.
Um dos possíveis problemas, poderia ser a temperatura, a falta de hidratação ou até mesmo muita água nos vidros.

Logo mais posto fotos para detalhar o diário.
Paz e amor pra todos!
 
e bem provavel que seja a temperatura...
mas vc pode dar uma chacoalhada de levissimo nele pra colonizar mais rapido...
 
Alô Magnatas, trago má noticias, bad mesmo.
Amanhã, sábado, dia 11/06, completará exatamente duas semanas de colonização, sendo que, dos 6 vidros inoculados, ach0 que 4 já contaminaram e tenho dúvida sobre mais um. :cry:

Na verdade esta tudo muito estranho, a cor do micélio dos que "eu acho" que não estão contaminados, não estão na cor normal, entretanto, eu acho que o micélio esta se desenvolvendo normalmente no vidro 1 (ou não).

Sinceramente meu caros loucomelos, estou extremamente confuso, peço ajuda aos universitários!
Abaixo as fotos para mais detalhes:

Todos vidros inoculados, no qual os 4 contaminados , estão em cima de uma bandeja de alumínio para a distinção dos mesmos.
afarm4.static.flickr.com_3064_5817765791_fcb9ce97dc_b.jpg

Vidro 1 - Não contaminado, desenvolvimento normal do micélio na minha visão por enquanto.
afarm4.static.flickr.com_3535_5818335334_b72e76c492_b.jpg

Vidro 2 - Apresenta contaminação de "de cor escura".
afarm3.static.flickr.com_2750_5818339478_3cd3c0105c_b.jpg

Vidro 3 - Apresenta contaminação de cor escura também.
afarm6.static.flickr.com_5183_5818337958_153928d32c_b.jpg

Vidro 4 - Apresenta contaminação extremamente visível e clara.
afarm3.static.flickr.com_2785_5818340936_6cd2eec53b_b.jpg

Vidro 5 - Apresenta contaminação, mas o desenvolvimento do micélio "normal" segue.
afarm4.static.flickr.com_3579_5818342412_44b1b414bd_b.jpg

Vidro 6 - Apresenta uma cor rosa, que me leva acreditar que seja "bolor rosa".
afarm3.static.flickr.com_2424_5818336706_081b2e3925_b.jpg


Meu caros, peço ajuda humildemente, que os "mais experientes" identifiquem quais vidros estão contaminados e quais os contaminantes de cada vidro, pois acho de extrema importância em sabermos quais tipos de contaminantes estamos lidando.
Juntamente, gostaria da opinião de vocês, vocês acham que eu já devo "isolar" esses vidros contaminados?
No mais, logo mais, todos vidros contaminados vão para o "Vale da morte dos contaminados", onde localiza-se em uma parte separada do meu jardim.

Agradeço desde já!
 
Como vocês podem ver, cometi alguns pequenos erros de iniciante como:
* Àgua demais nos vidros;
* Não era preciso tudo o que usei do carimbo, muitas fotos tem tantos esporos que estão explicitamente visíveis;
* Não precisava de tantos vidros;
* Não controlei a temperatura (temperatura muito baixa prolongando o tempo de colonização);
* Muito milho nos vidros, no qual é díficil até de mexer os grãos para espalhar a colonização.

Com a absoluta certeza, todos esses erros, serão positivamente concretos para minha experiência no cultivo de cogumelos. Mesmo estudando quase 2 meses antes de cultivá-los, conseguir cometer esses erros e outros mais, no qual tenha causado tanta contaminação.
Fica a dica dos meu erros acima, para todos os que pretendem cultivar ficarem mais espertos ainda.

OBS: Não use duas seringas para vários potes, a seringa não é cara, use uma seringa para cada vidro, é barato, e com certeza vai sair mais barato do que seus vidros contaminados, embora muitos tenham tido sucesso reaproveitando, esterilizando suas seringas.

e bem provavel que seja a temperatura...
mas vc pode dar uma chacoalhada de levissimo nele pra colonizar mais rapido...
Muito bem lembrado!
 
Última edição por um moderador:
Na primeira foto fotografe mais de perto os supostos potes não contaminados.

Venho aqui trazer-lhe uma informação que nem sempre é o que as pessoas querem ouvir.

Estão Todos contaminados... :( nenhum dos micélios ai são os raros magicos.

OBS: Não use duas seringas para vários potes, a seringa não é cara, use uma seringa para cada vidro, é barato, e com certeza vai sair mais barato do que seus vidros contaminados, embora muitos tenham tido sucesso reaproveitando, esterilizando suas seringas.
Usar apenas uma seringa, assepsia em todos procedimento é essencial. Injetar 0,25 ml em cada pote principalmente quando for inocular milho.
 
comece tudo de novo revendo seus erros, e caindo que se aprende a anda bro...
estamos ai pra ajudar...
 
Na primeira foto fotografe mais de perto os supostos potes não contaminados.

Venho aqui trazer-lhe uma informação que nem sempre é o que as pessoas querem ouvir.

Estão Todos contaminados... :( nenhum dos micélios ai são os raros magicos.

Usar apenas uma seringa, assepsia em todos procedimento é essencial. Injetar 0,25 ml em cada pote principalmente quando for inocular milho.

Não estou assustado e nem é novidade parceiro, como você deve ter visto, em todas fotos FIZ QUESTÃO de mostrar os contaminantes e de mencionar QUE QUASE TODOS vidros estão contaminados.
No entanto ainda me resta esperança em um vidro, que ao meu ver, esta sim normal, que é o 1º vidro, a foto não ficou clara, mas com certeza vou esperar mais um tempo somente para ter realmente certeza do mesmo, e logo mesmo posto foto desse caso.
O resto contaminado, já estão sendo movidos para o vale da morte.
 
Creio que estão todos contaminados mesmo, Magnata.

Descarte com cuidado. Esse que está rosa provavelmente é bactéria.

O cultivo em milho nem sempre é o mais indicado para começar. Talvez seja bom pensar em alguns bolos PF.
 
Compare o seu micélio com o meu Psilocybe cubensis que possui uma coloração albina.

afarm3.static.flickr.com_2265_5818569884_b26c7e45aa_b.jpg

Será? (...)

A única diferença que vi é, que a colonização de seu vidro esta mais desenvolvida, mais densa, porém a coloração é a mesma magnata.
Sinceramente, estou levando fé nele, pois foi um vidro no qual eu inoculei 18 horas antes dos outros 5 vidros, ou seja, a situação ocorreu em momentos diferentes, tratamento diferentes dos demais, e esta se desnvolvendo de uma forma no qual nenhum outro conseguiu...
Como vocês podem ver, estou com muita fé nesse vidro, e não irei desistir dele!
Rssssss
Com certeza tirarei mais fotos ao longo do tempo desse vidro.
Sem mais.
 
Não é mesmo.... a cor do seu micélio é cinza.

A única diferença que vi é, que a colonização de seu vidro esta mais desenvolvida, mais densa,
Sinceramente, estou levando fé nele,
Como vocês podem ver, estou com muita fé nesse vidro, e não irei desistir dele!

A minha foto é de um micélio recém germinado. Estou te alertando para você não perder tempo cultivando contaminante atoa.:)

Uma pergunta: apos a inoculação você lacrou os potes??
 
Infelizmente nenhum salva, mesmo o que você ainda tem esperança é contaminante.
O micélio é branco e brilhante.
Reveja o processo para tratar o milho, pois daí que se originou a contaminação em todos os potes.
Reveja também o processo de fabricação da seringa, deve ter muita assepsia, porém uma seringa de 10 ml é suficiente inocular uns 10 potes.
Um carimbo contaminado pode também por tudo a perder.
 
não vou mais afirmar nada pq sou iniciante tb, mas se for o micelio dele mesmo e está fraco é pq provavelmente tem contaminante tb...
vou abrir um pote parecido(micelio cor fraca) hj para dar uma zoiada
 
É bom ter esperança, ruim é depender dela.

Guarde suas esperanças para o próximo cultivo.

Quando comei a cultivar quebrei a cabeça de tanto bater na parede. Não desista, insista ate alcançar o seu objetivo.

Nos so temos o que merecemos. Os cogumelos são consequência do Investimento de: Tempo, dinheiro , estudo , dedicação....

Até a próxima, qualquer coisa estaremos aqui pra ajudar da maneira que estiver ao nosso alcance.

Inte caro Colega.
 
olhe algumas fotos que tirei agora pouco, que é o que está parecendo que é no seu cultivo
contam.jpg
(essa parte branca do meio eh micelio branco de cubens com esse outro fungo crescendo por cima de outra cor e espalhado por ae)
contam4.jpgcontam5.jpg
e aqui a comparação
contamxcubens.jpg
 
Alo Magnatas!

Trago boas noticias, mesmo abalado com a experiência do primeiro cultivo, reuni forças com Jah pra começar uma nova tentativa, e acho que consegui!
Logo mais posto fotos
Abrasssss
 
Capricha da esterilização do substrato, faça copos pequenos antes para testar o carimbo.
 
isso ae Magnata!
esterilização fracionada nisso ae!
na proxima vai ser sucesso!
 
Ontem, estava muito nervoso com o aparecer do possível micélio, que esqueci de mencionar que foi ontem que começou a colonização...

Dessa vez fiz o teste com canjica, no qual soltou alguns ml de água dentro do vidro na segunda semana no substrato, mesmo eu secando ele.
Como começo ontem essa possível colonização, da pra notar que o possível micélio ainda esta bem fraquinho, mas já esta na metade do vidro, o que me surpreendeu, pois faz somente uma semana que inoculei o mesmo.

Por favor, digam para um humilde aprendiz e desiludido que cuja foto, no qual começou a colonização ontem , é micélio!

afarm4.static.flickr.com_3270_5860347424_ccf8e629f9_b.jpg

olhe algumas fotos que tirei agora pouco, que é o que está parecendo que é no seu cultivo

Putz, o mesmo contaminante cinza de um dos meus ex-vidros contaminados...

Vixi maria, agora que eu parei pra reparar, a canjica soltou muita água, alguém sabe como isso pode acontecer?
O maria...
 
Back
Top