olá a todos. fiz meu primeiro cultivo com um kit comprado em um site na internet. não sabia como cultivar e segui o passo a passo do manual. era um bolo feito com arroz integral e o substrato era de humus com vermiculita, veio tudo pronto e obtive frutos longuilíneos e de formato clássico,compridos e magros e bem formados, b+. nesse meio tempo eu tava lendo a biblioteca e fiz meu primeiro carimbo a partir de um cogumelo desses... enfim, agora realmente eu fiz meu primeiro cultivo em casa, com bolo de milho e substrato de apenas vermiculita, tudo em casing e eles frutificaram mas não da mesma forma que aqueles do primeiro cultivo, eles saíram mais grossos porém bem pequenos, ocos, mais amarronzados e um deles nasceu com uma ligeira deformidade no chapéu. eu me infomei aqui no site sobre possíveis contaminaçoes que deformassem o chapéu dos cogumelinhos e encontrei bolha úmida porém meus cogumelos estão frescos, com cheiro bom e bem azulados. taí as fotos dos cogumelinhos e do que nasceu com cabeça deformada. gostaria de saber se há alguma perda do fenótipo da espécie(b+), se eh o substrato ou o grão que usei, enfim, o que deu neles que terminaram com essa aparência diferenciada dos outro que cultivei.na verdade sei que eles estão bons, mas estranhei serem ocos e meio retorcidos. no mais, valeu galera do site pelo material bem organizado em formato quebracabeçatizado, foi divertido e instigante. e parabéns mortandello, pelo seu filho, apesar de eu não te conhecer pessoalmente li tantos posts seus que me comovi hehe