Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo de cubensis parida

Diário de cultivo problemático.
Oi galera,
vou tentar fazer um diário da minha criação...
Ainda sou novato no assunto.
Infelizmente comecei comprando um kit, mas daí já me meti no fórum e gastei mais de 100 horas pra entender que eu não sei de absolutamente nada...

Enfim... kit veio, li como tirar carimbos..
depois, como fazer a seringa...

tirei uns e depois vim no fórum pra ver como fazia o substrato...
usei FAI + vermiculita + agua...
esteriliza, e por aí vai o processo...
os links que utilizei

https://teonanacatl.org/threads/guia-rápido-de-cultivo-para-iniciante.710/

https://teonanacatl.org/forums/carimbos-e-seringas.76/


Mas é foda...
aqui existe uma dificuldade em se encontrar os materiais necessários.
Pra se ter noção, tive que encomendar na internet perlita e vermiculita...
a perlita ainda tá chegando!

Porém, contudo, todavia, resolvi insistir no cultivo de uma forma brasileira, com gambiarras para substituir certos protocolos e também tive que ignorar outros.

No final de tudo... fiz 6 potes de inóculo de vidro.
E um último num ziplock.
O ziplock ficou na geladeira uns 6 dias (sem inoculo)
depois tirei ele e inoculei...

Até hoje foi o único que APARENTA estar sendo colonizado. Outros 4 sofreram contaminações e eu descartei.
Infelizmente, não tenho como documentar muito pois estou vivendo como nômade.
Dois dos potes, eu ainda estou esperando o resultado e...
ESSE QUE EU TO FALANDO É O CARINHA DO ZIPLOCK QUE EU NÃO ESPERAVA...

Ele apresenta um bolor esbranquiçado e tenho muito a impressão de que a colônia está sendo formada.
Mas, pelo meu amadorismo, eu gostaria de ter certeza através dos colegas usuários do Fórum.

Mandei as fotos em alta resolução pra que a foto ficasse 100%.

Depois de eu confirmar minha colônia, vou construir um terrário e começar uma produção com algumas espécies (atualmente não estou mais tãão nômade), começando com a cubensis parida.

Pretendo documentar tudo e trocar mais informações com os usuários do site.

Vou começar a seguir um documentário que eu achei na net chamado Lets grow mushrooms...
não sei se pode postar o link do torrent aqui (se puder eu mando)... que mostra o passo a passo de uma das formas de se cultivar.


Bem.. meu primeiro post vai ser isso... :)

É O MICÉLIO??
DSCF0137.JPG DSCF0138.JPG DSCF0142.JPG
 
Pode ser que estou louco, mas acho que essas fotos não estão boas, não da pra ver nada, ainda mais com o flesh refletindo no plástico, e o que é esse negócio verde perto do "ziper" do ziplock?

Uma dica: Usar o jeitinho brasileiro e improvisar não vai ser uma boa idéia se tratando de cogumelos, são raras as vezes que a fuga da técnica da certo, boa sorte.


Paz e Luz!
 
A foto tá bem ruim mesmo, a primeira parece q ele tá verde e as outras o flash estourou! Não perca tempo, se os outros 6 potes de vidro contaminaram esse tem grande chance, inocule mais uns copos e tome todas as precauções! Aqui na comunidade está cheio de "gambiarras brasileiras" que deram certo, é só olhar os projetos antigos :)! Sucesso
 
Ainda ficou a dúvida... é o micélio?
querem mais fotos?

Pode ser que estou louco, mas acho que essas fotos não estão boas, não da pra ver nada, ainda mais com o flesh refletindo no plástico, e o que é esse negócio verde perto do "ziper" do ziplock?

Uma dica: Usar o jeitinho brasileiro e improvisar não vai ser uma boa idéia se tratando de cogumelos, são raras as vezes que a fuga da técnica da certo, boa sorte.


Paz e Luz!
Olha as últimas fotos... tirei elas sem flash.
o "verde" em cima é apenas a umidade...
O meu jeitinho brasileiro de improvisação não é alterar completamente o protocolo, apenas substituir coisas por similares... por exemplo, pra esterilizar o termômetro, utilizei uma autoclave de laboratório (graças a uma amiga geneticista que têm se mostrado disposta a ajudar no projeto)...
ao invés de um copo de cachaça pra raspar o carimbo, utilizei um copo americano esterilizado...
e por aí vai...

A foto tá bem ruim mesmo, a primeira parece q ele tá verde e as outras o flash estourou! Não perca tempo, se os outros 6 potes de vidro contaminaram esse tem grande chance, inocule mais uns copos e tome todas as precauções! Aqui na comunidade está cheio de "gambiarras brasileiras" que deram certo, é só olhar os projetos antigos :)! Sucesso

Vou fazer isso, mas por enquanto estou sem carimbos.. será que tem alguém de Recife no fórum?


-----

Além disso, ainda tô querendo saber se posso postar o torrent do dvd pra galera..

Abraços, galera.
 
Não vejo problema em postar o torrent. Quanto ao micélio, não da pra ver por essas fotos, tira outras fotos mais distântes um pouco, sei la, não da pra enchergar, falta nitidez, foco.

Sobre o carimbo... http://profungos.com.br

Boa sorte!
 
vou tirar fotos... postando em algumas horas...
o profungos eu conheco só que demora um pouco pra carta ir e voltar...
se alguém aqui na minha cidade tivesse, fortificaria o movimento :D
[]s
 
Ta pareceno ser micelio,tudo diz q sim as fotos não ajudam
 
Bom, se for micelio ou nao, so lhe resta esperar... Nao vai fazer direfensa, os cogumelos nao vao surgirm tao cedo. relax ;)
 
Bem...
a vida tá uma doidera.. mudei de estado e deixei a parada na casa da ex.
Não sei o que aconteceu por lá com ele. O inóculo voltou com um cheiro fortíssimo e eu abandonei-o.
Fiz outro inóculo por aqui que eu tenho certeza que não vai funcionar pois não segui as regras de esterilização exceto pelo uso de materiais embalados.
Além disso por conta da minha alta necessidade de mobilidade em curto prazo, comprei kits (porque ja vem com o micélio colonizado).
Minha meta agora é conseguir reproduzir cogumelos selvagens. Peço dicas. Não pensem que não leio o fórum (acho que já gastei pelo menos 300h lendo posts daqui), mas é que minha internet agora também tá muito difícil. Estou num projeto de conhecer todos os estados do Brasil.
Ajudas e sugestões para que eu possa melhorar/adaptar métodos e processos envolvidos por favor, manda PM!
[]s
 
Back
Top