Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo - cogumelo colhido no pasto

Diário de cultivo problemático.
Saudações a todos, este é meu primeiro post. E estarei falando sobre meu primeiro cultivo. Moro em cuiabá - MT, e ja tive algumas experiencias com psilocybes; a ultima vez foi fruto de uma colheita muito boa na região de Chapada Dos Guimarães, que me trouxe muito boa 'energia' além de poder apreciar um lugar extremamente belo.
Esta experiência me deixou também com muita vontade de tentar um cultivo. E no fim de semana seguinte voltei a chapada para colher mais cogumelos, e depois de muita procura, encontramos apenas um cogumelo. Que deixei secar e guardei dentro de um plastico. Eu precisaria de esporos se quisesse mesmo cultivar, e sei que não foi a maneira correta de proceder com a chapeleta para conseguir seus esporos, mas mesmo assim decidi arriscar: comprei 3 Copos de whisky de 280 ml, litros de vermiculita, um pacote de arroz integral e uma seringa descartavel.
A vermiculita chegou, li algumas vezes os faq sobre PF e receitas aki do site, e fui logo tentando, com muita empolgação.
Moí o arroz no liquidificador, mas sem virar uma farinha fina, molhei a vermiculita (COM AGUA DA TORNEIRA), não a ponto de encharcar, e misturei bem a farinha de arroz a ela.
Coloquei um selo de vermiculita seca no fundo dos copos e preenchi com o substrato até uns 75% do tamanho do copo, e outro selo de vermiculita.
Peguei agua da TORNEIRA (um grande erro) coloquei numa panela pra ferver junto de uma colher, quando comecou a ferver eu tirei do fogo, e coloquei em um copo dentro de um pote com agua gelada, quando a agua esfriou, tirei o cogumelo seco do plastico coloquei dentro do copo de agua, e com a colher q tava la tambem amassei ele contra a parede do copo ate ele se reidratar e a agua ficar escura. Tirei a seringa da embalagem, e suguei a agua do copo pra dentro, ela estava escura. Deixei com agulha dentro da geladeira. Sei que fiz errado, pois o risco de contaminação ia aumentar muito, eu deveria ter utilizado um print, mas de qualquer forma...
Enquanto isso, coloquei um papel aluminio tampando os copos, e fechei, vedando todos com fita isolante. Coloquei na panela de pressao com um pouco de agua (até metade dos copos), e deixei no fogo em torno de 1 hora. A pressa era muita e depois tirei a panela de pressão e coloquei num balde cheio de agua a temperatura normal, e por la ficou mais uma hora. Aí retirei os bolos (errei de novo).
Havia passado umas 3 horas apenas (mais um erro) que a seringa estava na geladeira, utilizei um isqueiro para flambar a agulha, e inoculei em torno de 1 ml em 4 pontos equidistantes de cada bolo. Fechei os buracos com fita isolante.
Deixei em uma caixa fechada, e sem esperança de que ia dar certo.
Em torno de 3 dias apareceu pequenos pontos brancos de fungo dentro do vidro, não dei muita importancia, pensando que poderia ser contaminantes.
Depois de 1 semana, os pontos ja tinham uns 1,5 cm de diametro, e estavam aparecendo perto de todos pontos inoculados e nenhum sinal de contaminantes, aí sim me surpreendi, pois realmente parecia o micélio de psilocybe. e ele foi crescendo... Alguns copos ele tomou conta de toda parte de cima.
Quando deu uns 19 dias, o micélio começou a diminuir o rítmo de colonização, e parou completamente, algumas partes do substrato dava pra notar a presenca de agua em forma de bolhas na parede, porém sem sinal de contaminantes.
Com 26 dias, o micélio ainda parado, estático. Virei os copos, assim como vi por aí (não lembro se foi neste forum ou outro lugar).
Hoje, 30 dias apos o começo do cultivo, o micélio não voltou a crescer. Um dos bolos virei para cima e furei com um garfo esterelizado o papel aluminio para ver se escapa um pouco deste excesso de agua.
Gostaria de sugestões e dicas, para que eu possa fazer meu micélio voltar a crescer bunito como tava!!!
Não tive muita higiene com eles, e não procedi corretamente com um cogumelo selvagem, mas mesmo assim eles apareceram e colonizaram boa parte do substrato. Eu tive muita sorte, e gostaria de compartilhar a alegria de colher frutos.

Foto de quando tava com 25 dias:
imagem.JPG
 
Fala Ecuador

Não tenho nenhum caso real acontecido comigo, para lhe relatar. Nos meus procedimentos, abuso da assepssia, e tomo muito cuidado com o que estou lidando, para não ocorrer nenhum desvio de percurso.


Assepsia sempre é bom. Evita contaminantes. E ficar longe de material estragado pode mesmo evitar um agente desconhecido qualquer.

Mas daí a dizer que se você abrir um bolo contaminado vai acabar que nem o cara do youtube vai lá uma grande diferença.


Noto aqui uma certa reação exagerada aos contaminantes.

Já vi gente escrevendo que inoculou e vedou os bolos e ainda fez uma caixa estéril para guardá-los durante a colonização. Ora, se os bolos estão vedados MESMO basta guardá-los em uma gaveta limpa e na hora de tirá-los dos potes limpar os mesmos antes com uma solução estéril.

Aconselham tantas normas que o cultivo fica muito mais difícil. Daqui há pouco vamos ter normas de laboratórios de biotecnologia. Louvável mas fora da realidade do cultivador doméstico.


Hoje eu jogo os bolos contaminados automaticamente fora. Mas no início, vários anos atrás, já examinei muitos deles. Faz parte do aprendizado, como foi o caso do champ.


Você nunca teve um bolo ou casing contaminado? Você acha que os contaminantes vieram de onde? Acha que não respirou esporos dele? Nesse exato momento você acha que não tem fungos na sua pele?

Nunca viajou em um final de semana quente e deixou uma panela de arroz em cima do fogão, para descobrir na volta que tinha mofado? Quantas pessoas ficaram doentes por abrir panelas de arroz mofado?
 
Alto nível, Tiwanaku.


Não sei se você percebeu mas eu não escrevi nada disso. Talvez você faça assim ...
Nem alto, nem baixo!
Também não é o procedimento comum por aqui. Somente dei um exemplo dos riscos que corremos ao manipular contaminantes. Citei lugares repleto deles, somente. Caso mais clássico que o vídeo eu desconheço, mas posso procurar e postar aqui.
Não tive intenção nenhuma em te ofender ou hostilizar, só dei exemplos de como não agir.
O povo aqui anda melindroso ultimamente!:eek:
Um grande abraço meu querido!

Paz e Luz!
 
Assepsia sempre é bom. Evita contaminantes. E ficar longe de material estragado pode mesmo evitar um agente desconhecido qualquer.

Mas daí a dizer que se você abrir um bolo contaminado vai acabar que nem o cara do youtube vai lá uma grande diferença.


Noto aqui uma certa reação exagerada aos contaminantes.

Já vi gente escrevendo que inoculou e vedou os bolos e ainda fez uma caixa estéril para guardá-los durante a colonização. Ora, se os bolos estão vedados MESMO basta guardá-los em uma gaveta limpa e na hora de tirá-los dos potes limpar os mesmos antes com uma solução estéril.

Aconselham tantas normas que o cultivo fica muito mais difícil. Daqui há pouco vamos ter normas de laboratórios de biotecnologia. Louvável mas fora da realidade do cultivador doméstico.


Hoje eu jogo os bolos contaminados automaticamente fora. Mas no início, vários anos atrás, já examinei muitos deles. Faz parte do aprendizado, como foi o caso do champ.


Você nunca teve um bolo ou casing contaminado? Você acha que os contaminantes vieram de onde? Acha que não respirou esporos dele? Nesse exato momento você acha que não tem fungos na sua pele?

Nunca viajou em um final de semana quente e deixou uma panela de arroz em cima do fogão, para descobrir na volta que tinha mofado? Quantas pessoas ficaram doentes por abrir panelas de arroz mofado?

Como muita gente que chega no fórum acaba seguindo nossos conselhos e se espelhando nos cultivos daqui, minha função é alertar sobre tais riscos.

Nos seus estudos, para conhecimento, vale fazer o que você achar melhor.

Mas postar aqui que não é tão importante o cuidado com manipulação de contaminantes, ainda mais indagar desta forma como você tem feito, não é nenhum pouco ético.

Pense nos que estão chegando no fórum, e os que estão ainda por vir, pois chegam sedentos por informação, e se a gente atenta para o perigo que existe, isso tem um fundamento.

Não vou ficar discutindo isso meu amigo, a mensagem está dada, e quem quiser seguir ou não, é livre.
 
Mas postar aqui que não é tão importante o cuidado com manipulação de contaminantes, ainda mais indagar desta forma como você tem feito, não é nenhum pouco ético.

Pense nos que estão chegando no fórum, e os que estão ainda por vir, pois chegam sedentos por informação, e se a gente atenta para o perigo que existe, isso tem um fundamento.


Essa questão da ética tinha que vir à tona.

E o que seria ético?

Um alerta que não se baseia em casos concretos? Até pode ser ético, desde que se deixe claro que é uma precaução, mas que os dados devem ser pesquisados.

Eu penso sim nos que estão chegando no fórum, e dou o exemplo me atendo aos fatos. Não leve a mal, Muilok, afinal, estamos aqui para trocar opiniões.


Por exemplo, mudando o foco. Há fatos por exemplo de vários casos de bad-trips horríveis. Eu conheço alguns relacionados a cogumelos, pessoalmente. E mais tantos outros relacionados a ayahuasca. Entretanto há gente que acha, e escreve aqui, que não há problemas ou nenhum risco com doses altas, que bad trips não existem, e nem que possa advir qualquer prejuízo em se tentar ultrapassar os limites. Ético?
 


Você pesquisou pouco. Eu achei muito mais links numa folga que tive hoje na hora do almoço.

Mas eu não pesquisei só os links. Pesquisei também se os agentes podem se multiplicar em materiais em decomposição, tipo cereais cozidos ou semi cozidos, e daí passar para o homem.

Não achei dados, mas a pesquisa não está fechada. Vou tentar também ver o que há de recente a respeito no Shroomery. Tem bastante fungos que podem passar do solo para o homem. Talvez seja perigosos colocar a mão na terra ;)

E tenho que pesquisar melhor os Aspergillus. Esse são sim contaminates de meios de cultura.


Um fato se destacou, entretanto. Muitos fungos que normalmente são inócuos ao homem podem originar infecções oportunistas quando o sistema imune está comprometido, tipo infecção por AIDS. É o esperado.
 
ético no caso seriarespeitar no mínimo as regras do forum e nao fazer double-posts.
Está nas regras e existe a opção EDITAR POST.
Alem disso tem uma seçao no idiota dos foruns de internet somente sobre os double posters.
Convido-o a ler este manual.
 
ético no caso seriarespeitar no mínimo as regras do forum e nao fazer double-posts.
Está nas regras e existe a opção EDITAR POST.
Alem disso tem uma seçao no idiota dos foruns de internet somente sobre os double posters.
Convido-o a ler este manual.


Passou longe, EC.

Você já leu esse manual, para evitar soltar tantos posts mal educados?


Agora, se você está se referindo às minhas respostas ao Muilok e ao Tiwanaku eu me sinto melhor respondendo em cada post. E sigo melhor o desenrolar do assunto assim. Conto com a sua compreensão (ou não).
 
Você pesquisou pouco. Eu achei muito mais links numa folga que tive hoje na hora do almoço.

Mas eu não pesquisei só os links. Pesquisei também se os agentes podem se multiplicar em materiais em decomposição, tipo cereais cozidos ou semi cozidos, e daí passar para o homem.

Não achei dados, mas a pesquisa não está fechada. Vou tentar também ver o que há de recente a respeito no Shroomery. Tem bastante fungos que podem passar do solo para o homem. Talvez seja perigosos colocar a mão na terra ;)

E tenho que pesquisar melhor os Aspergillus. Esse são sim contaminates de meios de cultura.


Um fato se destacou, entretanto. Muitos fungos que normalmente são inócuos ao homem podem originar infecções oportunistas quando o sistema imune está comprometido, tipo infecção por AIDS. É o esperado.
Você acha que vou me dar ao trabalho de pesquisar pra você?!
Como disse o Eletrikcasing quer cheirar contaminante vai fundo!
Postei o que achei em 5 minutos para pessoas desavisadas e que não se acham a "azeitona da empada" terem noção no que estão se metendo.
Respeito é bom e até você gosta! Respeito às regras numa comunidade é imprescindível.
No mais, muito boa sorte em sua existência e que os cogumelos te ensinem o que precisa saber!

Paz e Luz!

Obs.: Nem se de o trabalho de responder, pois não faço a mínima questão de tomar conhecimento da sua opinião.
 
Você acha que vou me dar ao trabalho de pesquisar pra você?!
Como disse o Eletrikcasing quer cheirar contaminante vai fundo!
(...)
Respeito é bom e até você gosta! Respeito às regras numa comunidade é imprescindível.
No mais, muito boa sorte em sua existência e que os cogumelos te ensinem o que precisa saber!

Paz e Luz!

Obs.: Nem se de o trabalho de responder, pois não faço a mínima questão de tomar conhecimento da sua opinião.


Oh, você não quer pesquisar?

Eu pesquiso para você. Até já abri um tópico com a primeiro link.


Respeito é bom sim. E começa pelo auto-respeito. Você, por exemplo, assina "Paz e Luz" mas fica suscetível a uma opinião discordante e manda mensagens malcriadas como essa acima. Está se respeitando? Está respeitando o fórum?

Assim é melhor não assinar paz e luz. Pode até ser ácido, mas seja autêntico como o EC.
 
Oh, você não quer pesquisar?

Eu pesquiso para você. Até já abri um tópico com a primeiro link.


Respeito é bom sim. E começa pelo auto-respeito. Você, por exemplo, assina "Paz e Luz" mas fica suscetível a uma opinião discordante e manda mensagens malcriadas como essa acima. Está se respeitando? Está respeitando o fórum?

Assim é melhor não assinar paz e luz. Pode até ser ácido, mas seja autêntico como o EC.
Até que enfim se deu o trabalho de postar algo útil!
Minha mensagem não foi mal-criada! Foi direta e direcionada à sua pessoa!
Respeito o fórum e a família que habita ele! Me respeito e respeito minha família! Respeito até sua opinião e de qualquer um, por mais incoerente que seja.
Paz e Luz é o que desejo à todos do fórum! Sabedoria também! Até mesmo à você!

Paz e Luz de novo!
 
é, tem certos fungos que podem até provocar meningite, como é o caso dos aspergilus.

é comum , ou pelo menos possivel, a existencia deles em bolos pf?
em substratos para psilocybe, que tipos de fungos nocivos a saude humana podem se proliferar?
 
é, tem certos fungos que podem até provocar meningite, como é o caso dos aspergilus.

é comum , ou pelo menos possivel, a existencia deles em bolos pf?
em substratos para psilocybe, que tipos de fungos nocivos a saude humana podem se proliferar?
No seu caso, como colheu carimbo selvagem, qualquer tipo de fungo presente no ar, que se desenvolva em trigo/arroz.
Pode ter inclusive o que comeu a cara do tiozinho da foto.
ou o que deixou a lingua do outro cara podre, ou o que contaminou os olhos.
Se falta alguem citar um fato veridico, basta notar que sir muilok ja falou.
Houve um usuario aqui no f[orum, psilocibec que estava debilitado após um acidente automotivo, e que teve complicaçoes devido a cobweb ter contaminado os pontos que ele tinha nos olhos.
Entenda que o conselho é somente pra EVITAR que isso ocorra novamente pois é mais comum do que se imagina por aqui.
 
Entendo.

Vi uma vez uma artigo cientifico falando sobre os fungos existentes em amostras de cannabis, e o risco do homem em manusear.
Tinha uma amostra que contia Aspergillus fumigatus.


Entendo que seja sempre bom lembrar que existem muitas espécies de fungos, com as vezes centenas de variedades. Muitos deles nem conhecemos. E que muitos podem causar doenças. Como a aspergilose, no caso do aspergillus.
 
Paz e Luz é o que desejo à todos do fórum! Sabedoria também! Até mesmo à você!

Paz e Luz de novo!


Então tá. Grato pelos votos e vamos encerrar essa parte por aqui.

Desculpe qualquer palavra mais dura e felicidades com seus lindos cultivos.
 
pessoal gostaria de saber se verticillium causa alguma doença grave???? a um certo tempo atráz peguei este contaminante..... mas até hoje só encontrei informações que eles são parasitas dos comestiveis e alucinógeos..... e alguns seres do reino vegetal.... se alguén achar algo me ajude.

Eu até consumi uns cogus assim, uns amigos também, mas estã otodos bem!!!!

não faço mais isso depois destas fotos e o video do you tube estou esperto!! não podemos subestimar esta galerinha fúingica.

E obrigado (geral)pelo alerta.:D
 
Back
Top