Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Blue Meanie

Diário de cultivo completo.
Raças
Psilocybe Cubensis (Blue Meanie)
Inoculação
23/04/2021
Inoculação via
Seringa de Esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar Livre
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF tek
Substratos
Arroz integral (inteiro)
Vermiculita
Ola a todos, espero que estejam bem.
Após ler muito sobre os fungos resolvi começar logo meu cultivo pois acho que muita coisa só vou aprender testando na prática. Então let's gooooo...

Inoculação e incubação



Usei 8 copos de 220ml com lacre.
A mistura do substrato foi o seguinte:
• 2 - vermiculita (fiz o selo de vermiculita também após colocar o substrato nos potes)
• 1 - de arroz integral inteiro (não sei se é mais eficiente com ele triturado ou inteiro, se souberem comentem por favor)
• 1 - de agua

Antes de colocar o substrato nos potes fiz 3 furos em cada um dos lacres, sendo um no centro, um no canto superior direito e outro no canto inferior esquerdo. Depois coloquei uma camada de fita micro porosa em cada um dos buracos. Vi em alguns diários que é bom colocar 2 camadas de micro porosa mas resolvi testar com uma camada na esterilização e colocar outra quando inocular os esporos... Também tinha dúvidas mas resolvi confiar no lacre dos potes e não passei fita isolante, mas não em relação em se eles vão abrir na PP e sim em que se passar fita na tampa pode dar uma segurança de esterilização a mais ou não (se souberem por favor helllp me).

Em seguida tampei cada um dos potes com uma camada de alumínio e coloquei na panela de pressão:

1619837489360.jpg1619837489346.jpg












A panela de pressão utilizada para esterilização foi uma elétrica, tive algumas duvidas em relação ao nível de pressão porém resolvi colocar a pressão no médio por 30 minutos.
Foram alocados 4 substratos e depois cerca de 1:30h tirei os copos de dentro e já coloquei os mesmos no local onde seria feito a inoculação dos esporos. Aloquei os outros 4 substratos na panela, esperei mais 1:30h e os retirei da panela.

1619836288530.jpg

Vou postar as cagada também pois não só de acertos se faz o homem kkkkkk
Acho que enchi de substrato demais este copo e acabou soltando o lacre (talvez a fita pudesse ter impedido isso).

Também como resolvi não utilizar pano no fundo da panela, 2 copos deitaram um pouco e acabou entrando um pouco de agua pelos furos, no próximo cultivo vou testar com o pano ou procurar algum suporte para elevar os potes, dos quais já vi por aqui em algum cultivo.

No mais, não descartei esses 2 copos que entraram agua e sim apenas o que soltou o lacre:

1619837489318.jpg

















Enquanto esterilizava os potes, limpei bem o ambiente onde iria inocular os esporos, coloquei vela ao redor e plástico filme onde iria trabalhar com os potes.
Após a esterilização esperei os potes esfriarem (o que não é muito difícil já que onde moro ta fazendo 10 graus ultimamente) e comecei o processo de inoculação, coloquei as luvas, mascara e amarrei o cabelo.

Fervi uma agua, abri uma seringa e coloquei cerca de 30ml de agua com a seringa em um pote limpo com alcool 70, esperei a agua esfriar e raspei os esporos na agua com uma lamina da qual esquentei a ponta. Enchi as seringas e inoculei cerca de 1ml em cada canto de cada pote, deixando o furo central apenas para fazer a troca de ar, cada pote que eu ia terminando de inocular ja colocava a segunda camada de fita micro porosa e a tampa de alumínio de volta.

1619837489305.jpg

Em seguida os copos foram para a incubação:
Utilizei uma caixa térmica, termostato e termômetro. Deixando o ambiente ali dentro em aproximadamente 28 graus.
3 dos copos resolvi tirar a tampa de alumínio para ver como vai ser o processo comparado com os outros, pois não achei nada muito concreto se é bom deixar com ou sem a tampa de alumínio.

1619836288582.jpg

Após 10 dias de incubação, todos os substratos apresentaram sinais de micélio, aparentemente tudo certo. Teve ate um dos que entraram agua que se desenvolveu bem porem ainda não consigo ver se esta contaminado (na ultima imagem).

IMG_20210503_122402.jpgIMG_20210503_122533.jpgIMG_20210503_122444.jpg


Dia 13/05, 20 dias após a inoculação, estão indo muito bem apenas um deles estagnou e não cresceu mais, os demais parecem estar saudáveis.

IMG_20210513_113809.jpgIMG_20210513_113640.jpgIMG_20210513_113711.jpgIMG_20210513_113840.jpg

Aniversário 02/06


No dia 03/06 os copos fariam 40 dias de incubação, então resolvi aniversariar todos um dia antes, uma vez que ja estavam completamente colonizados...

Todos estavam mais ou menos com esse aspecto:
IMG_20210602_120115.jpg


Fiz o terrário com 2 furos pequenos em cada lado, 1 furo grande a baixo de cada trava da tampa e tambem o furo para colocar o termostato, usei TNT nos buracos para a troca gasosa e fita micro porosa para fixa-los.

IMG_20210603_120004.jpgIMG_20210603_120059.jpg

Após feito os buracos, coloquei o termostato, a argila expandida (da qual ficou no cloro durante cerca de 5h), e adicionei água ate quase imergir as argilas.

Feito isso então, usei como base para os bolos uma tampa de isopor de uma caixa térmica. Esterilizei a vermiculita em um prato, coloquei um pequeno monte onde seria alocado os bolos, e comecei a retirar um bolo de cada vez dos potes conforme ia passando na vermiculita e colocando no terrário.

A temperatura no terrário esta oscilando entre 22 a 26 graus, sendo que a média é de 24 graus. Estou feliz com o resultado, tendo em vista que na minha cidade tem dado temperaturas a baixo de 10 graus a noite.

IMG_20210602_172034.jpgIMG_20210603_120028.jpg

Quando der uma semana do terrário atualizo aqui C:


(por favor estou aberto a sugestões e criticas, fiquem a vontade pois vai me ajudar muito, arigatooo)
 

Anexos

  • IMG_20210603_120004.jpg
    IMG_20210603_120004.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 5
Última edição:
Muito bom, sorte no seu cultivo :sorriso:

"3 dos copos resolvi tirar a tampa de alumínio para ver como vai ser o processo comparado com os outros, pois não achei nada muito concreto se é bom deixar com ou sem a tampa de alumínio. "

Po, geralmente o pessoal (e eu) faz usando copo largo, que não tem tampa, então é normal usar tampa de alumínio pra tampar o copo.
Se o seu pote já tem tampa beeeem vedada e já tem micropore, eu não vejo necessidade de acrescentar aluminio, porque isso pode dificultar a "respiração" do micélio e diminuir o ritmo da inoculação.
Mas eu ficaria com pé atrás usando tampa de pote, já que geralmente não vedam muito bem.

Curiosa pra saber como vai acontecer ^^
 
Boa noite, ovelha cat.

Eu utilizo esses potes as vezes, não utilizo alumínio, pois já possuem tampa.

Quando são novos, coloco a tampa solta em cima, sem lacrar (se lacrar eles deformar até ter passagem de ar e perde o cultivo).

Quando reutilizo, vai apenas com a micropore nos furos.
Para inocular, retiro a micropore, uso o furo para a seringa e tampo novamente com nova micro.

Uma dica que sempre dou é utilizar água de copinho, não corre o risco da água não estar estéril.

Aparentemente, estudou para fazer o cultivo, então tem grandes chances de dar tudo certo.

Bons cultivos!

Eu coloco uma forma na minha panela de pressão, para evitar que entre água.

IMG_20210501_201137.jpg
 
Obrigado pelas dicas pessoal, ajudam demais!

Uma dica que sempre dou é utilizar água de copinho, não corre o risco da água não estar estéril.
Vou utilizar esse método no próximo cultivo, bem mais garantido, acredito que esquentando a agua ate esteriliza mas o tempo que vai ficar ali esfriando é possível ''contaminar'' novamente.
 
Os primeiros cogumelinhos ja estao abrindo o chapeu!

Tenho duas duvidas:

É normal eles serem tao pequenos assim? Vi que os blue meanie realmente são pequenos mas mesmo assim estou em duvida...

E devo colher quando estiver completamente aberto o chapeu ou antes?
 

Anexos

  • IMG_20210614_184419.jpg
    IMG_20210614_184419.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20210614_184357.jpg
    IMG_20210614_184357.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 14
O ponto ideal para colheita é quando os cogumelos iniciam o rompimento do véu, nessa hora eles atingem a sua maturidade, sendo o ponto em que o princípio ativo (Psilocibina) encontra-se em abundância.
 
Teve um bolo que gerou uns cogu bem grande, ficaram muito lindos todos juntos.

IMG_20210616_123402.jpgIMG_20210616_123419.jpgIMG_20210616_125256.jpg


Bom entao resultado do primeiro flush foi:
7 bolos, 4 deram cogumelos e 1 contaminou. Joguei o contaminado fora e dunkei os 6 que sobraram.
 

Anexos

  • IMG_20210616_141912.jpg
    IMG_20210616_141912.jpg
    2 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20210617_011703.jpg
    IMG_20210617_011703.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 5
São muito lindos mesmo, valeu a pena começar com os blue meanie! Proxima strain sera a TKSSS



É, mas seco renderam certa de 4 gramas ahahah
Estes cogumelos ficaram crocantes mesmo?
Estranho 21g virar 4g seco. O que se espera é que rendesse 2.1g secos com uma pequena variação, 4g deve levemente úmido.
 
Estes cogumelos ficaram crocantes mesmo?
Estranho 21g virar 4g seco. O que se espera é que rendesse 2.1g secos com uma pequena variação, 4g deve levemente úmido.
É de fato não estavam completamente secos.

Mas como é feito esse calculo?
 
Back
Top