Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Primeiro cultivo búfalos tailandeses

• Criador do tópico Criador do tópico Groselha
  • Data de início Data de início
  • Featured
Diário de cultivo em andamento.
Raças
Thai pink búfalo
Inoculação
10/11/2025
Inoculação via
Seringa com cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Caixa segura
Terrário
Balde
Técnicas
Milho de pipoca com frutificação em balde com fibra de coco
Substratos
Milho pipoca
Saudações pessoal. Esse é meu primeiro cultivo e postagem no fórum também!

A inoculação foi feita com cultira líquida de uma loja online que não vou dizer qual é ainda para não fazer propaganda.

Raça: búfalos rosa tailandeses
Substrato: milho de pipoca.

Para preparar o substrato enchi metade dos vidros com milho de pipoca e completei com agua filtrada até a boca. Deixei hidratar por 24 hotas, escorri o milho, lavei osfrascos com detergente, coloquei em uma panela e deixei 10 mimutos no fogo alto após ferver a água.
Escorri novamente, enxi os frascos novamente, agora quase completos devido ao aumento de tamanho dos grãos hidratados e deixei descansar por mais 24 horas. Escorri novamente, enxi os frascos, coloquei filtro de café nas bocas e prendi com abraçadeiras de plástico. Fiz um furo nas tampas metálicas, tampei e levei à pressão por 1h.
Para polimento da esterilização dei banho de luz ultra violeta por 5 minutos. Inoculei dentro dessa caixa que caiu de um caminhão, depois de passar álcool 70 nas mãos.
Agora estão descansando em local escuro. Quando colonizar bem pretendo frutificar em balde com fibra de coco.

Desejem sorte e sintam-se livres para me ajudar com dicas e sugestões.

Anexos

• 20251110_184745.jpg
    20251110_184745.jpg
    1 MB · Visualizações: 3
  • 20251110_184917.jpg
    20251110_184917.jpg
    680.3 KB · Visualizações: 3
  • 20251110_184930.jpg
    20251110_184930.jpg
    990.4 KB · Visualizações: 2
  • 20251110_184935.jpg
    20251110_184935.jpg
    596.8 KB · Visualizações: 3
  • 20251110_184915.jpg
    20251110_184915.jpg
    720.8 KB · Visualizações: 3
Bom dia @Groselha, tudo bem com tu?
Então, que cultivo maneiro, gosto de ver o pessoal iniciante metendo a cara e usando grãos logo de cara ao invés do pf clássico kkkkkkkk
Tomara que teu cultivo de bom.
Eu acabei de receber um solução de esporos dessa mesma cepa e estou louco de vontade de fazer um monotube com ela.
Agora vou dar uma opinião, esse procedimento que vc usou de varias esterilizações a chamada tindalização ao meu ver é desperdicio de gas de cozinha, mas para um primeiro cultivo super interessante afim de evitar contaminações. Sobre a luz UV, como foi mesmo que vc usou? Cuidado que isso cega viu

Bom dia @Groselha, tudo bem com tu?
Então, que cultivo maneiro, gosto de ver o pessoal iniciante metendo a cara e usando grãos logo de cara ao invés do pf clássico kkkkkkkk
Tomara que teu cultivo de bom.
Eu acabei de receber um solução de esporos dessa mesma cepa e estou louco de vontade de fazer um monotube com ela.
Agora vou dar uma opinião, esse procedimento que vc usou de varias esterilizações a chamada tindalização ao meu ver é desperdicio de gas de cozinha, mas para um primeiro cultivo super interessante afim de evitar contaminações. Sobre a luz UV, como foi mesmo que vc usou? Cuidado que isso cega viu
Obrigado pela força!! Eu usei grãos nesse primeiro cultivo depois de ler bastante e associar o substrato com o que estou acostumado: tratamento biológico de esgoto. Nas estações de tratamento a gente coloca materiais inertes em suspensão nos reatores pra aumentar a área útil de crescimento de biofilme (associação de micro-organismos que "comem" a matéria orgânica - m3rd4 - ), então segui a mesma lógica, me parece que vai ter mais área útil com grãos do que no substrato de pftek, que é mais compactado. A luz uv tambem segui o mesmo princípio, a gente usa pra polir o efluente dos reatores, inativando qqr micro-organismo ou mesmo esporos que tenham por ventura resistido aos processos anteriores. Eu usei dando 3 banhos de 5 minutos nos frascos depois que foram retirados da panela de pressão e mais um banho de 3 minutos antes da inoculação (sem olhar diretamente pra ela, fica dentro dessa caixa).
Sobre a esterilização do substrato, usei a panela de pressão por 1h apenas na última fase antes da inoculação, a fervida intermediária foi em panela larga normal com aguaapenas para cobrir os grãos, então foram apenas mais 15 minutos de gás, achei que o custo benefício valia a pena pra ter mais segurança, vamos ver em alguns dias se funcionou. Novamente agradeço a colaboração, abraço!

Obrigado pela força!! Eu usei grãos nesse primeiro cultivo depois de ler bastante e associar o substrato com o que estou acostumado: tratamento biológico de esgoto. Nas estações de tratamento a gente coloca materiais inertes em suspensão nos reatores pra aumentar a área útil de crescimento de biofilme (associação de micro-organismos que "comem" a matéria orgânica - m3rd4 - ), então segui a mesma lógica, me parece que vai ter mais área útil com grãos do que no substrato de pftek, que é mais compactado. A luz uv tambem segui o mesmo princípio, a gente usa pra polir o efluente dos reatores, inativando qqr micro-organismo ou mesmo esporos que tenham por ventura resistido aos processos anteriores. Eu usei dando 3 banhos de 5 minutos nos frascos depois que foram retirados da panela de pressão e mais um banho de 3 minutos antes da inoculação (sem olhar diretamente pra ela, fica dentro dessa caixa).
Sobre a esterilização do substrato, usei a panela de pressão por 1h apenas na última fase antes da inoculação, a fervida intermediária foi em panela larga normal com aguaapenas para cobrir os grãos, então foram apenas mais 15 minutos de gás, achei que o custo benefício valia a pena pra ter mais segurança, vamos ver em alguns dias se funcionou. Novamente agradeço a colaboração, abraço!
Nossa, eu viajei grandão, juro que tinha lido em algum lugar pftek kkkkkkkkk

Em 3 frascos já é possível ver micélio, bem branquinho, com um começo de rizofórmico que acredito se intensificar nos próximos dias. Estão em uma gaveta escura, aqui não está fazendo frio mas estou cogitando construir uma incubadora simples pra acelerar.

Anexos

• 20251114_181741.jpg
    20251114_181741.jpg
    1 MB · Visualizações: 2
  • 20251114_181747.jpg
    20251114_181747.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 2
  • 20251114_181732.jpg
    20251114_181732.jpg
    1 MB · Visualizações: 1
  • 20251114_181728.jpg
    20251114_181728.jpg
    916.2 KB · Visualizações: 1
  • 20251114_181801.jpg
    20251114_181801.jpg
  • 20251114_181751.jpg
    20251114_181751.jpg
    917.7 KB · Visualizações: 1
  • 20251114_181807.jpg
    20251114_181807.jpg
  • 20251114_181810.jpg
    20251114_181810.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 2
Em 3 frascos já é possível ver micélio, bem branquinho, com um começo de rizofórmico que acredito se intensificar nos próximos dias. Estão em uma gaveta escura, aqui não está fazendo frio mas estou cogitando construir uma incubadora simples pra acelerar.
Ainda não cultivei essa cepa para saber se vai ou não manifestar um crescimento rizomorfico, mas o que eu sei é que é uma cepa de cogumelos muito bonitos e com boa potencia... Sobre incubadora, se não estiver fazendo frio é meio que desnecessário, mas é claro que criar condições ambientais favoraveis trarão retorno no teu cultivo de várias maneiras

Back