Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Bulk

Diário de cultivo problemático.
Boa noite pessoal, estava muito ansioso para testar essa tek, sempre olhava os cultivos e achava dificuldades. A principal em relação a pasteurização.
Ate achar a tecnica de esterilização do @tupy , são 3 ciclos de 10 min no microondas (precisa esperar esfriar), que acabou com a minhas desculpinhas esfarrapadas. Muito pratico!

Proporção:
400ml cocoxim - 400ml humus - 750ml bolos

Os copos utilizados foram da tecnica padrão (vermiculita, arroz integral e água), queria com grãos mas ainda não obtive sucesso.

Os bolos não estavam muito bem colonizados:
image.jpg

Preparo do balde:
Utilizei um vaso grande para plantas, forrei com um saco de lixo preto e cobri com vermiculita esterilizada.
image.jpg
Misturei o substrato com os bolos, quebrados.
image.jpg image.jpg
Fechei a boca do vaso com um saco de lixo preto, e coloquei no meu armario.
image.jpg

Aguardando noticias dos gnomos...
 
Boa noite pessoal, estava muito ansioso para testar essa tek, sempre olhava os cultivos e achava dificuldades. A principal em relação a pasteurização.
Ate achar a tecnica de esterilização do @tupy , são 3 ciclos de 10 min no microondas (precisa esperar esfriar), que acabou com a minhas desculpinhas esfarrapadas. Muito pratico!

Proporção:
400ml cocoxim - 400ml humus - 750ml bolos

Os copos utilizados foram da tecnica padrão (vermiculita, arroz integral e água), queria com grãos mas ainda não obtive sucesso.

Os bolos não estavam muito bem colonizados:
View attachment 81142

Preparo do balde:
Utilizei um vaso grande para plantas, forrei com um saco de lixo preto e cobri com vermiculita esterilizada.
View attachment 81143
Misturei o substrato com os bolos, quebrados.
View attachment 81144 View attachment 81145
Fechei a boca do vaso com um saco de lixo preto, e coloquei no meu armario.
View attachment 81146

Aguardando noticias dos gnomos...

É bom sempre permitir um mínimo de troca de ar. Use um filtro de café, por exemplo. Abafar totalmente não presta.
Teve cuidado para o substrato não ficar muito encharcado (pergunta). Esse é um dos pontos cruciais no bulk, o pessoal deixa muita água no substrato.
Acompanhando, boa sorte!
 
É bom sempre permitir um mínimo de troca de ar. Use um filtro de café, por exemplo.

É pra já! Vou fazer uns 4 furos equidistantes, e cobrir com o filtro de cafe.

Teve cuidado para o substrato não ficar muito encharcado (pergunta).

Quase que por falta de atenção, o substrato foi enxarcado para o microondas. Mas logo depois lembrei, que sorte. Ele ficou umido, quando apertava saia uma gota a duas gotas. No entanto na ultima vez que saiu do microondas, não fiz o teste, fiquei com medo de contaminar.

Obrigado pelas palavras! :)
 
Atualizando:
Se passaram 15 dias que o bulk fica descansando no meu armario, o clima não tem ajudado muito, e ele parece ter se desenvolvido pouco.
image.jpg

Tenho em mente esperar mais ou menos 10 dias e ja aniversariar, ou seria melhor esperar a colonização por completo?

Sigo atualizando!
 
Atualizando:
Se passaram 15 dias que o bulk fica descansando no meu armario, o clima não tem ajudado muito, e ele parece ter se desenvolvido pouco.
View attachment 81777

Tenho em mente esperar mais ou menos 10 dias e ja aniversariar, ou seria melhor esperar a colonização por completo?

Sigo atualizando!
É mais indicado esperar a total colonização do bulk, bulk não colonizado pode favorer contaminantes.
 
Atualizando:
Se passaram mais 17 dias desde a última atualização, no total foram 32 dias. Infelizmente o crescimento do micélio estagnou... :cry:
image.jpg

Presisando da ajuda de vocês hehe não faço ideia do motivo de ter parado o crescimento e o que posso fazer agora...

Valeeu pessoal
 
O Problema foi o substrato compactado demais... Você precisa usar mais pó de coco ou vermiculita do que humus, esse é o segredo.

Se usar mais humus dá nisso. Menos é mais. Eu demorei uns 2 ou 3 cultivos até pegar a mão com o bulk. Então relaxa.
Geralmente eu uso 70% de Pó de coco e vermiculita e 30 de humus no maximo. Isso deixa o substrato bem descompactado.

Repare no nivel de compactação extrema desse substrato.
image.jpg

Esse é o substrato que eu preparo. Bem solto mesmo estando umido. A foto não é das melhores, mas dá pra entender né?
IMG_1777.JPG
 
Última edição:
O Problema foi o substrato compactado demais... Você precisa usar mais pó de coco ou vermiculita do que humus, esse é o segredo.

Se usar mais humus dá nisso. Menos é mais. Eu demorei uns 2 ou 3 cultivos até pegar a mão com o bulk. Então relaxa.
Geralmente eu uso 70% de Pó de coco e vermiculita e 30 de humus no maximo. Isso deixa o substrato bem descompactado.
View attachment 82434

Vou providenciar essa nova receita pra já! :) Agora com menos humidade também, como indicado pelo @Arcturus .

Tem alguma salvação para esse bulk?

Valeu pessoal
 
Vou providenciar essa nova receita pra já! :) Agora com menos humidade também, como indicado pelo @Arcturus .

Tem alguma salvação para esse bulk?

Valeu pessoal

Tente um outdoor. Jogue uma camadinha de terra com folhas por cima e deixe a natureza agir.
 
Back
Top