Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeira vez utilizando trigo e dúvida com casing

rmaio

Esporo
Cadastrado
02/06/2020
2
2
32
Salve salve,

Este é meu segundo post aqui na comunidade, sendo o primeiro apenas de apresentação, então se estiver no lugar errado ou já tiver alguma informacão a respeito, me desculpem

Mas vamos ao que interessa


No dia 18/03 hidratei 370g de trigo seco, e na água em que aqueci os grãos adicionei café e calcário de concha.
Dia 19/03 inoculei os potes com seringa multiesporo de B+
Dia 29/03 chacoalhei os potes bem violentamente (com muito medo no coração de mais fazer mal do que bem)

As imagens em anexo foram tiradas hoje pela tarde, o micélio se recuperou bem aparentemente e tomou conta do pote (segunda feira quando chacoalhei, em volta ainda faltava bastante para colonizar, mas dentro do pote vi alguns blocos bem dificeis de quebrar que estavam bem tomados)


Como o frio esta chegando aqui onde moro, e nas próximas semanas, mínimas e máximas estão previstas para variar entre 9º e 23º, não sei se seria prudente arriscar com monotube ou shoebox, então pensei em fazer casings com potes de sorvete, 1.5 ou 2 litros e deixar no terrário com termostato.



Pretendo utilizar apenas fibra de coco em pó e o trigo colonizado para a confecção dos casings, e durante a frutificação experimentar com a técnica de plástico bolha sobre o substrato para que venham pinos de forma uniforme.

Minha dúvida é em relação a colonização do trigo, nessas imagens, devo deixar muito mais tempo, até virar um bloco consolidado ou posso fazer os casings logo? pensei a princípio deixar mais uma semana e já fazer os casings.

E a razão de grãos para substrato, 1:1, 1:2, afeta muito o rendimento?

o rendimento utilizando trigo vs casing feito a partir de bolos de arroz com vermiculita é muito superior ou seria apenas um pouco melhor? sei que vai muito de genética, ainda mais se tratando de seringa multiesporo, mas no geral, posso esperar flushes 'carregados'?




grato desde já
 

Anexos

  • 4d25be57-b1a3-464d-aab1-553ab301a4f2.jpg
    4d25be57-b1a3-464d-aab1-553ab301a4f2.jpg
    76.5 KB · Visualizações: 18
  • 6ec6a95b-865c-4b55-9b8a-8f9acb57f89c.jpg
    6ec6a95b-865c-4b55-9b8a-8f9acb57f89c.jpg
    84.9 KB · Visualizações: 17
  • c192505c-f05c-4944-9840-a0dbff8c3edb.jpg
    c192505c-f05c-4944-9840-a0dbff8c3edb.jpg
    97.2 KB · Visualizações: 17
Não sou muito experiente, mas pelo que li na minha humilde opinião, o material do bolo não altera o rendimento, o importante é que eles tenham os nutrientes necessários para se desenvolver, seja arroz ou trigo.

"Minha dúvida é em relação a colonização do trigo, nessas imagens, devo deixar muito mais tempo, até virar um bloco consolidado ou posso fazer os casings logo? pensei a princípio deixar mais uma semana e já fazer os casings."
> o ideial seria deixar colonizar todo, para não deixar espaço pra contaminantes pegarem a vez.

"E a razão de grãos para substrato, 1:1, 1:2, afeta muito o rendimento?"
não entendi bem, mas se está falando de quebrar o micélio do pote pra por pra outro recipiente, você vai ter que esperar ele pegar no substrato que vc colocar, eu usei o bolo de um pote de 200g e rendeu tranquilamente para 5 outros substratos. (caso seja essa sua dúvida) .

Meu conhecimento não é muito, mas espero ter ajudado.
 
Amigo @rmaio, siga sempre as receitas que forem passadas até dominar os cultivos. Não sei se sua dúvida envolve alguma inovação, mas fica aí a dica.

devo deixar muito mais tempo, até virar um bloco consolidado ou posso fazer os casings logo?

Assim que fechar os 100% externos, também fecha o interno e o micélio ainda está "no embalo" pra colonizar. Aguardar só serve pra quem quer que entre o aniversário e a frutificação haja menos dias.

Como você quer usar pra spwan ou casing, melhor fazer logo.

Pena que passou 2 semanas desde sua semana. Mas fica a info pro próx cultivo.

Abs
 
Back
Top