Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira vez tentando no Japão

Diário de cultivo completo.
Raças
Blue meanie
Inoculação
08/03/2024
Inoculação via
Esporos
Assepsia (Inoculação)
Local sem circulação de ar e velas
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Casing
Substratos
Grão de trigo
Dia 05/03

O grão escolhido foi o trigo.

Hidratei o grão e deixei secar por 24+hr.

Hidratei muito, cozinhei por aproximadamente 1h.
Fui aconselhada a misturar 250 ml de vermiculita para 1 litro de grão hidratado para absorver a umidade do grão

Dia 06/03

Esterilizar o grão

Misturei 1 litro de grão de trigo, com 200 ml vermiculita.

Envasei 6 copos de 230 ml

Cozinhei por 1 hora e ficou fechado na panela de pressão até o dia de inocular


Dia 08/03

Inoculação

Espécie escolhida: Blue meanie

Diluí 110ml de água destilada para um carimbo.

2,5 ml de esporo diluído por copo.



Incubadora, temperatura variando entre 23 e 26 graus



Dia 13/ tirei as pampas de alumínio e deixei apenas com a fita micro poro sacudi dois dos 6 primeiros copos.
 
Oi, amigo. Muito bom ver as pessoas tendo sucesso com casing, ainda mais partindo de esporos > grão.
Parecem normais seus pins, o que tá diferente na primeira foto parece ser um caso do que os gringo chamam de "fuzzy caps" ou "fuzzy hats" (chapéu felpudo). É causado por ambiente muito úmido, sem troca de ar o bastante. Quando o ambiente ta muito úmido pode acontecer do micélio começar a crescer no "pé" do cogs (fuzzy feet) e no chápeu.
 
Oi, amigo. Muito bom ver as pessoas tendo sucesso com casing, ainda mais partindo de esporos > grão.
Parecem normais seus pins, o que tá diferente na primeira foto parece ser um caso do que os gringo chamam de "fuzzy caps" ou "fuzzy hats" (chapéu felpudo). É causado por ambiente muito úmido, sem troca de ar o bastante. Quando o ambiente ta muito úmido pode acontecer do micélio começar a crescer no "pé" do cogs (fuzzy feet) e no chápeu.
Gratidão pela ajuda!!
Mais tem alguns problemas em consumir ele assim?
 
Não, como eu disse não parece ser contaminação, apenas um crescimento de micélio no corpo frutífero por conta de excesso de umidade. Sempre fique atento ao cheiro, se tiver um cheiro ruim suspeite. Se for contaminação ela vai ficar pior muito em breve, mas pelas fotos eu não acredito que seja. Fuzzy feet e fuzzy hat apenas deixam o cogumelo "mais feio"
 
Não, como eu disse não parece ser contaminação, apenas um crescimento de micélio no corpo frutífero por conta de excesso de umidade. Sempre fique atento ao cheiro, se tiver um cheiro ruim suspeite. Se for contaminação ela vai ficar pior muito em breve, mas pelas fotos eu não acredito que seja. Fuzzy feet e fuzzy hat apenas deixam o cogumelo "mais feio"
Gratidão!!!
Ele é charmoso 🤣 veio com um chapéu a mais 🤣
 
Atualização e algumas dúvidas

Eles estão a 12 dias no terrário, e alguns estão grandes e outros começando, aqui agora é primavera então o clima está úmido e com muita oscilação de temperatura faço o possível para controlar o ambiente.
Em um dos casing que tinha feio em um terrário separado, que foi o pote que amarelou e alguns falaram que poderia ser alguma contaminação, mas resolvi tirar apenas a parte afetada e continuar com ele em um terrário separado, ele está nascendo apenas em uma lateral na parte de baixo do casing. Foto anexar as fotos aqui, ele é o da bandeja amarela. Analisem e se notarem algo diferente ou algo que posso melhorar me digam por favor! Eu estou muito feliz e ansiosa para a minha primeira colheita!! 🍄🟫❤️
 

Anexos

  • IMG_6999.jpeg
    IMG_6999.jpeg
    786.3 KB · Visualizações: 5
  • IMG_6995.jpeg
    IMG_6995.jpeg
    777.9 KB · Visualizações: 4
  • IMG_6994.jpeg
    IMG_6994.jpeg
    892.2 KB · Visualizações: 5
  • IMG_6991.jpeg
    IMG_6991.jpeg
    935.7 KB · Visualizações: 5
Socorro, o que pode acontecer se ele continuar nascendo assim?
Eles estão de cabeça pra baixo.
Quase na hora 🥰🍄🟫
 

Anexos

  • IMG_7047.jpeg
    IMG_7047.jpeg
    663.7 KB · Visualizações: 7
Me ajudem por favor!!🙏🏼
O maior abriu e eu tenho a impressão do que está de cabeça pra baixo tbm abriu, o que eu faço??
 

Anexos

  • IMG_7084.jpeg
    IMG_7084.jpeg
    1 MB · Visualizações: 8
Acho que se abriu o véu do que ta nascendo pra baixo ele não vai crescer mais e você pode colher ele. Não precisa ter medo de mexer em sub já colonizado/produzindo, são bem resistentes a contaminação. Bota uma luvinha passa um álcool no máx e já era :) Os outros devem estar quase no ponto de colheita também, depois que os pins começam a crescer é muito rápido para a colheita.
 
Oiii pessoal!
Hoje quando acordei todos estavam abertos, corri para colher, deu mais ou menos 25 gramas.
Comprei uma máquina de desidratar, que chega hoje, então coloquei eles na geladeira.
Eu muito grata por chegar nesse momento, grata a todos seus ralados e ajuda que me deram ao longo desse caminho.
Cara eu fui do esporo ao esporo! Desejei tanto isso, e agora finalmente consegui!
Hoje devo colher mais uma bandeja.
Vou compartilhando aqui!
 

Anexos

  • IMG_7090.jpeg
    IMG_7090.jpeg
    2.3 MB · Visualizações: 5
Boa noite. Se houver uma proxima colheita, de uma pesquisada sobre "liner" no casing e monotub. O liner diminui ou evita o nascimento de cogumelos e pins laterais ou abaixo
 
Boa noite. Se houver uma proxima colheita, de uma pesquisada sobre "liner" no casing e monotub. O liner diminui ou evita o nascimento de cogumelos e pins laterais ou abaixo
Gratidão!!
Vai rolar sim! Esse liner é o saco preto?
Se for já providenciei 😉
Agora a tarde colhi mais dois casing deu o total até agora de 76 gramas, é pouco mais já estou muito feliz!
Aprendi muito com esse cultivo já sei onde tenho que melhorar, vou começar mais uma vez e praticar mais dessa técnica antes de partir para outra, gratidão pela ajuda
 

Anexos

  • IMG_7095.jpeg
    IMG_7095.jpeg
    2 MB · Visualizações: 7
  • IMG_7096.jpeg
    IMG_7096.jpeg
    1.9 MB · Visualizações: 7
Gratidão!!
Vai rolar sim! Esse liner é o saco preto?
Se for já providenciei 😉
Agora a tarde colhi mais dois casing deu o total até agora de 76 gramas, é pouco mais já estou muito feliz!
Aprendi muito com esse cultivo já sei onde tenho que melhorar, vou começar mais uma vez e praticar mais dessa técnica antes de partir para outra, gratidão pela ajuda
Boa sorte!! Isso mesmo, o saco preto. Mas eu falei besteira, se houver um novo cultivo*, não colheita. O liner só auxilia na hora da montagem do casing/monotub. No post que eu fiz sobre o cogumelo ghost tem alguns ensinamentos de um participante aqui do forum
 
Boa sorte!! Isso mesmo, o saco preto. Mas eu falei besteira, se houver um novo cultivo*, não colheita. O liner só auxilia na hora da montagem do casing/monotub. No post que eu fiz sobre o cogumelo ghost tem alguns ensinamentos de um participante aqui do forum
Ja comecei ontem um novo cultivo, vou usar as mesmas coisas, porém já sei onde tenho que melhorar, iluminação, ventilação e controle da umidade. Grandes lições nesse meu primeiro cultivo.
Ontem chegou a minha máquina de desidratar e já está tudo sequinho, deu 7,73g ainda tenho mais um casing para colher, e os que colho ontem já voltaram para o terrário para o próximo flushi, logo eu volto com novidades.
Gratidão!!!!
 
Depois da colheita eu gosto de submergir meus bolos em água por algumas horas antes de voltar para as condições de frutificação. Cogus são 90% água, vc pode notar que o bulk seca depois do primeiro flush, submergir em agua por umas 4horas ajuda a produzir mais.

Sobre os resultados, tão ótimos pro tamanho do casing. Quanto mais spawn e mais substrato, maiores são as colheitas. A razão spawn/sub importa muito também, não adianta spawnar um mini copo de spawn em uma banheira de substrato e esperar grandes colheitas. Além disso você começou via esporos!! A genética importa muito.

Eu não uso liner, pra mim o que importa mais no que diz respeito aos side pins são as condições da superficie, é bom que o substrato esteja bem plano e que não haja valas nos cantos, eu faço questão do substrato estar bem encostado nas paredes do monotub (sem prensar). Os cogus vão nascer onde eles acham melhor pra eles, se as condições no canto forem melhor do que na superficie do sub, vc vai ver side pin.

Boa sorte nos seus próximos cultivos!
 
Depois da colheita eu gosto de submergir meus bolos em água por algumas horas antes de voltar para as condições de frutificação. Cogus são 90% água, vc pode notar que o bulk seca depois do primeiro flush, submergir em agua por umas 4horas ajuda a produzir mais.

Sobre os resultados, tão ótimos pro tamanho do casing. Quanto mais spawn e mais substrato, maiores são as colheitas. A razão spawn/sub importa muito também, não adianta spawnar um mini copo de spawn em uma banheira de substrato e esperar grandes colheitas. Além disso você começou via esporos!! A genética importa muito.

Eu não uso liner, pra mim o que importa mais no que diz respeito aos side pins são as condições da superficie, é bom que o substrato esteja bem plano e que não haja valas nos cantos, eu faço questão do substrato estar bem encostado nas paredes do monotub (sem prensar). Os cogus vão nascer onde eles acham melhor pra eles, se as condições no canto forem melhor do que na superficie do sub, vc vai ver side pin.

Boa sorte nos seus próximos cultivos!
Obrigada ☺️
Eu submergi ele por 12 horas na geladeira, dois dias depois já começou a pinar e hoje colhi o segundo flush! Os 3 primeiros casing deu 49,8 g fresco, a aparência dele mudou ficou mais bonito, com algumas modificações no terrário.
Usei liner na caixa e reduzi à umidade.
O próximo cultivo do 0 será diferente.
Muito obrigada por todas as dicas!!!
 

Anexos

  • IMG_7232.jpeg
    IMG_7232.jpeg
    1.9 MB · Visualizações: 3
Back
Top