Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira tentativa de cultivo. Micélio vivo

Diário de cultivo problemático.
Boa noite a todos.
Tentei uma técnica de clonagem de micélio em papelão a partir do 'miolo' do cogumelo, além de adicionar alguns grãos do cereal que estava no bolo anterior.
Seguem fotos. Parece estar correndo tudo bem, certo?
Assepsia completa do ambiente, luvas esterilizadas, estilete esterilizado, 1/10 de agua oxigenada 10vol diluida em agua. Tudo em alcool isopropilico.

20140903_151830.jpg 20140903_151916.jpg 20140903_151928.jpg 20140903_152037.jpg

Obrigado
 
Estou esterelizando o milho, mais tarde ponho fotos da arte
o micelio esta lindo
 
Boa noite a todos

inoculei o milho, mas não sei não, todos me parece ter uma névoa, será cobweb?
:/

20140905_205040.jpg 20140905_205139.jpg 20140905_210114.jpg 20140905_210505.jpg20140905_210843.jpg

não sei por que a foto dos copos está de ponta cabeça
 
Boa tarde a todos,

seguem fotos para acompanhamento do período de incubação, eu vou tentar alimentar o máximo possível esse diário com fotos, visto que tive muitas duvidas que seriam melhor resolvidas se eu tivesse visto alguns exemplos, já que uma imagem vale mais que mil palavras, seguem ;)
Esse está bem lento
esporos (2).JPG
Esse está lindo
incubado (1).JPG
Esse também aparenta estar bem no padrão morfológico
incubado (3).JPG

Esse aqui eu estou guardando, por que não tenho onde inocular, quanto tempo posso adiar?
incubado (8).JPG incubado (9).JPG


Além desse cultivo, estou incubando milho inoculado com um carimbo do mesmo cultivo anterior, carimbo fresco, mas o desenvolvimento está muito tímido, seguem:
esporos (3).JPG incubado (2).JPG incubado (4).JPG incubado (6).JPG
 
Além desse cultivo, estou incubando milho inoculado com um carimbo do mesmo cultivo anterior, carimbo fresco, mas o desenvolvimento está muito tímido, seguem:


Esse milho parece muito úmido.
 
Verdade, parece que a secagem do milho não foi muito boa, tem muita água no fundo. Tente guardar o vidro deitado, ver se essa água fica mais homogênea com o milho.
E, quando passou o papelao com o micelio para os copos, tirou o tecido do cogumelo que estava no papelão certo?
 

Esse milho parece muito úmido.

Verdade, parece que a secagem do milho não foi muito boa, tem muita água no fundo. Tente guardar o vidro deitado, ver se essa água fica mais homogênea com o milho.
E, quando passou o papelao com o micelio para os copos, tirou o tecido do cogumelo que estava no papelão certo?

Deitei os copos

Não tirei o tecido, nem o tecido do cogumelo, e nem os grãos de centeio dos demais papelões, da tempo? :sick:

Pra ser sincero, não peguei qual o esquema para o copo não suar na esterilização, visto que foi esterilizado com o papel aluminio só "encaixado" e não selado
 
Última edição por um moderador:
Pra ser sincero, não peguei qual o esquema para o copo não suar na esterilização, visto que foi esterilizado com o papel aluminio só "encaixado" e não selado
O esquema é secar BEM o milho e não deixar água em estado líquido entrar nos copos. Eu deixo o milho secando num escorredor durante umas 16hrs e só depois coloco nos copos, tampo com o aluminio e PP. O ato de esterilizar na pressão deixa o milho um pouco úmido, obviamente, pois passa uma hora recebendo vapor de água. Então o segredo é deixar o milho bem seco por fora que o vapor resultante não seja excessivo para o micélio, compreende?
 
O esquema é secar BEM o milho e não deixar água em estado líquido entrar nos copos. Eu deixo o milho secando num escorredor durante umas 16hrs e só depois coloco nos copos, tampo com o aluminio e PP. O ato de esterilizar na pressão deixa o milho um pouco úmido, obviamente, pois passa uma hora recebendo vapor de água. Então o segredo é deixar o milho bem seco por fora que o vapor resultante não seja excessivo para o micélio, compreende?

eu só sequei com fralda de pano, realmente ficou umido, mas não molhado. Da próxima vou tentar largando na peneira também. Obrigado.
Estou com 1 papelão miceliado e 1/2 carimbo, ainda da tempo de errar :p
 
off topic, selassiei me tira uma duvida:
o que é isso no seu avatar?chacrona não é, mas parece o mariri saindo de um especie de bunda...:geek:
abraço!
 
off topic, selassiei me tira uma duvida:
o que é isso no seu avatar?chacrona não é, mas parece o mariri saindo de um especie de bunda...:geek:
abraço!
AUHDAUHDUAHSUDAUHDUA essa foto é complicada
eu achei ela no google em 2010, qndo fiz a conta aqui
é chacrona e jagube sim, mas eu acho que está tipo "no colo" de alguém de legging, uma mulher espero/creio eu hehehe
 
Deitei os copos
Não tirei o tecido, nem o tecido do cogumelo, e nem os grãos de centeio dos demais papelões, da tempo? :sick:

Agora não pode mais abrir os potes e mexer em nada. Deixe como está. Vamos acompanhando!
 
Back
Top