Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira Tentativa: Chilenos inoculados + spaw de cubensis.

Diário de cultivo problemático.
E aí rapeize, tudo bom?

Comecei no sábado, 04/06.

Recebi um carimbo por correio. Com o carimbo, fiz o seguinte:

- peguei uma seringa, puxei álcool pra dentro pra esterilizar, soltei. Aí passei uma chama na agulha, também.
- fervi água, e esperei esfriar, deixei a tampa fechada.
- puxei a água (ja temperatura ambiente) é coloquei num copo que tinha passado um álcool nele, e dado um banho já com água fervida (ficou tampado com água quente enquanto esfriava). Aí raspei metade do carimbo (pequeno) com a agulha pra dentro do copo com água. Deu pra inocular 2 vezes, e guardei a seringa cheia num ziplock na porta da geladeira.

- O substrato eu fiz:
- passei um álcool num pote para dar uma limpada, escorri e limpei com um papel toalha. Coloquei vermiculita no pote, joguei água e deixei ela ficar um pouquinho úmida, mas nao muito, isso achei que ficou bem no ponto. Aí coloquei farinha de arroz integral, e misturei até ficar homogêneo. Ficou mais da cor da vermiculita mesmo. Enchi um pote de doce de leite (um grande e um menor) daqueles que tem tampa de ferro com rosca, com o substrato e coloquei 2 camadas de papel alumínio fechando bem. Coloquei numa panela de pressão com um pouco dágua - confesos que nunca consegui entender as medidas de água que tem nos diários, parece q fica tempo demais na pressão, tenho medo que exploda haahhahaaah. Mas deixei lá na panela, fervendo, até parar de assobiar, aí desliguei e deixei esfriar.

- Peguei a seringa, tirei o aluminio (tive que tirar pq o substrato não preencheu o vidro inteiro e a agulha nao chegava) e inoculei com a água da seringa inteira. Fiz isso uma vez em cada um dos potes. Aí nos dois, depois de inocular, eu cobri com vermiculita seca (tava num ziplock esse tempo todo) pra fazer um selo e, com um papel toalha com álcool eu limpei a borda dele. Aí coloquei a tampa só, mas nela eu tinha feito um furo, que cobri com um bandaid.

- Num terceiro pote, com o mesmo substrato, eu coloquei um pedaço de micélio (imagina um pote desses, uns 10% desse pote). Aí fechei e fiz o esquema do bandaid, mas não esterelizei.

Os 3 potes estão numa caixa de papelão, totalmente fechados. Temperatura tá uns 20-25 graus.

As vezes tenho a impressão que o spawn está comendo já, mas nao sei como ter certeza ahahhaa.

E aí será que vai rolar?!

PS: se o pote de vidro trincar na panela de pressão, mas não quebrar, será que há troca de oxigênio ali, que possa contaminar?

Abs!
 
Este diário deveria entrar para: O que NÃO fazer no primeiro cultivo

E aí será que vai rolar?!
Ta dificil...
você pode ter expressado-se mau mas pelo que eu entendi ja começou errado.

sorte que você usou "somente" a metade do carimbo

Leia a Biblioteca: https://teonanacatl.org/forums/guias-de-cultivo-básico.60/

https://teonanacatl.org/forums/perguntas-freqüentes.61/

Uma pergunta usou GloveBox nos procedimentos??

poste as fotos para entendermos melhor!!!
 
ta tudo errado mano comece tudo de novo. com muita sorte pode dar em algo seu cultivo...
e por favor leia o forum maibroda!!
 
- Peguei a seringa, tirei o aluminio (tive que tirar pq o substrato não preencheu o vidro inteiro e a agulha nao chegava) e inoculei com a água da seringa inteira. Fiz isso uma vez em cada um dos potes.
Com os copos quentes?

(tive que tirar pq o substrato não preencheu o vidro inteiro e a agulha nao chegava)
Errado, se estava sem selo de vermiculita dava para ter dado um jatinho de esporos que pegava!

Aí nos dois, depois de inocular, eu cobri com vermiculita seca (tava num ziplock esse tempo todo) pra fazer um selo e, com um papel toalha com álcool eu limpei a borda dele. Aí coloquei a tampa só, mas nela eu tinha feito um furo, que cobri com um bandaid.
Errado também! É como se você tivesse jogado um saco de feijão na terra fofa esperando que não nasça...

- Num terceiro pote, com o mesmo substrato, eu coloquei um pedaço de micélio (imagina um pote desses, uns 10% desse pote). Aí fechei e fiz o esquema do bandaid, mas não esterelizei.
Spawn na FAI tem muitas chances de contaminar.

PS: se o pote de vidro trincar na panela de pressão, mas não quebrar, será que há troca de oxigênio ali, que possa contaminar?
Não haverá troca gasosa (pode haver, mas insignificante)

E aí será que vai rolar?!
Dificilmente
 
putz vc coloco a vermiculita logo apos inocular?? so abra o pote com substrato nutritivo apos colonização total pelomenos, e em ambiente muito aceptico se não contamina na certa
inocule pelo furo da agulha e vede o apenas
espirrar para escorrer nas laterais dos copos é um bom jeito de ultrapassar o filtro até o substrato e observar melhor a colonização
 
- peguei uma seringa, puxei álcool pra dentro pra esterilizar, soltei. Aí passei uma chama na agulha, também.
- fervi água, e esperei esfriar, deixei a tampa fechada.
- puxei a água (ja temperatura ambiente) é coloquei num copo que tinha passado um álcool nele, e dado um banho já com água fervida (ficou tampado com água quente enquanto esfriava). Aí raspei metade do carimbo (pequeno) com a agulha pra dentro do copo com água
- Peguei a seringa, tirei o aluminio eu cobri com vermiculita seca (tava num ziplock esse tempo todo) pra fazer um selo e, com um papel toalha com álcool eu limpei a borda dele. Aí coloquei a tampa só,
Os 3 potes estão numa caixa de papelão, totalmente fechados. Temperatura tá uns 20-25 graus.

E aí será que vai rolar?!

Abs!

1°- Resquícios de alcool na seringa é prejudicial aos esporos.
2°-A agua deveria ter sido sugada com a seringa enquanto fervia na panela. esperar esfriar não foi uma boa idéia deve estar contaminada com certeza.
3°- O frasco para confeccionar o carimbo pode ser um pote lacrado de recolha de exames de urina e fezes ou um copinho de pinga embalado em papel alumínio e esterilizado no forno.(existe outros métodos menos confiáveis)
4° Local com assepsia para confecção da seringa: em frente ao forno, glovebox
5°- O selo de vermiculita que deve ser colocado no Bolo PF e esterilizado.
6° Não abra o Tampão de alumínio e quando o bolo sai da panela de pressão deve ser lacrado imediatamente.
7°A temperatura esta totalmente inadequada para a colonização do substrato.

Não desanime ninguém nasce sabendo, ver se da próxima vez estuda a Biblioteca direito e não começa outro cultivo se ainda restar duvidas.

Mas é errando que se aprende. o erro é uma referencia para indicar o que é certo.

"Agora se vai rolar?" contaminação na certa
 
ahahahahahaa po, valeu pelos comentários. Não foram muito animadores não, mas foram sinceros! ahahaha

Vou deixar lá agora né, não tenho nada a perder. Quantas semanas será que leva até eu dar uma puta sorte ou aparecer um contaminante pra eu poder desencanar de vez?

Abs!!!
 
ahuahuhuaahuhua aí é bom em?! ahahahha joga a terra, reza bastante e nascem vários cabeções hahahahaha

po se liguem, viajei e fiquei uns 5 dias fora. Voltei ontem, fui dar uma olhada nos vidros:

-o spawn realmente está se desenvolvendo bem!! Ele está abraçando a vermiculita toda, por baixo mais forte (é onde o micélio tava) e no meio já tem vários focos tb. Em cima eu reparei umas bolinhas diferentes, meio cinza-azuladas. Alguém sabe se eu me ferrei mto?

- os outros 2 inoculados ainda nao deram o ar da graça. Absolutamente nenhuma mudança. Ainda tem chance de dar algo lá?
 
Uma foto ajudaria muito, mas "bolinhas meio cinza-azuladas" tenho certeza que não é do micélio.
 
É tipo do tamanho de meio feijão. O vidro é mto grosso, se tirar foto eu acho q nao vai dar pra enxergar direito. Se abrir, piora! ahahuhuauahhua deixa rolar...depois eu tento dar uma limpada no micélio. Tem como?
 
É tipo do tamanho de meio feijão. O vidro é mto grosso, se tirar foto eu acho q nao vai dar pra enxergar direito. Se abrir, piora! ahahuhuauahhua deixa rolar...depois eu tento dar uma limpada no micélio. Tem como?

Contaminante não é poeira... que vc passa um pano e sai, desiste, joga isso bem longe! :confused:
 
Back
Top