Este tópico é para discussão geral do Diário "Primeira clonagem P. Cubensis, Puerto Rico (leucístico)". Participe da discussão aqui.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Ôpa, PURUNGASCIENCE, tudo bem contigo? Longe de ter a resposta para sua provocante pergunta sobre o termo a ser usado para nominar a "passagem de bastão" entre indivíduos progressivamente clonados. Seriam elas "Gerações"? Então, sigamos:PURUNGASCIENCE postou uma nova atualização de item Check list feito. no Diário Primeira clonagem P. Cubensis, Puerto Rico (leucístico)[/plain ][/url]
Então esse cultivo será um F1?Ôpa, PURUNGASCIENCE, tudo bem contigo? Longe de ter a resposta para sua provocante pergunta sobre o termo a ser usado para nominar a "passagem de bastão" entre indivíduos progressivamente clonados. Seriam elas "Gerações"? Então, sigamos:
Você está estritamente correto ao questionar o uso do termo, pois, como você já tão bem observou, em biologia, uma "geração" implica recombinação genética, o que só acontece com a germinação de esporos. Dois esporos se encontram, fundem-se e criam um novo indivíduo geneticamente único. ISSO é uma nova geração (F1, F2, etc.).
Na micologia aplicada, rouba-se o termo "geração" para referir-se a quantas vezes aquele genoma foi replicado assexuadamente a partir de um corpo frutífero original. Ou seja, é um jargão de conveniência, não uma nomenclatura própria.
Não, vamos deixar a anotação F1, F2, relacionados a "Filial", para reproduções sexuada, pois o termo tem uma ligação mais forte, e quem sabe, específica como ele. Usemos G1, G2, relacionados a "Geração", pois é um termo já "domesticado" e utilizado no meio micológico.Então esse cultivo será um F1?
Muito obrigado @PCpaz, então esse cultivo podemos chamar de G1?Não, vamos deixar a anotação F1, F2, relacionados a "Filial", para reproduções sexuada, pois o termo tem uma ligação mais forte, e quem sabe, específica como ele. Usemos G1, G2, relacionados a "Geração", pois é um termo já "domesticado" e utilizado no meio micológico.
Assim, ficaria:
Filial (F): reprodução com esporos de indivíduos diferentes.
Geração (G): reprodução por meio de tecido do indivíduo doador.
Mas, e a SENESCÊNCIA? O que pensa sobre ela?
Certíssimo! Sua geração clonada G1 está com sorte, o rigor técnico assegura a qualidade do cultivo.Muito obrigado @PCpaz, então esse cultivo podemos chamar de G1?
Sobre senescência eu acredito que por hora está longe de ser um problema, pq o cultivo de onde clonei os cogumelos pálidos era de origem multi esporos, estão acredito que até a terceira ou quarta clonagem não precisaria me preocupar em coletar e inocular esporos.
Volto a agradecer o apoio com a nomenclatura, não sou tão letrado em ciências biológicas, mas gostaria de aprender a pelo menos organizar meus isolamentos com um pouco mais de rigor técnico.
Se entendi, "F" se usa para referir-se a gerações distintas, cada uma iniciada via multi esporos, e G para as tantas gerações de clones que possam se desenvolver a partir de tecido de cogumelos oriundos de micélio multi esporos, estou certo?
Imagino tipo: F0 -> G1-> G2 -> G3 (coleta-se esporos) -> F1 -> G1 (G1 da F1, não da G0) -> G2 -> G3...
Tá chique, hein!!! Meu fornecedor de CL falou que paralisou as vendas.. Felizmente comprei uma recentemente antes da parada dele. Vou ter que aprender a clonar kkkkPURUNGASCIENCE postou uma nova atualização de item 7 dias após a desova... no Diário Primeira clonagem P. Cubensis, Puerto Rico (leucístico)[/plain ][/url]
Obrigado pelo elogio kkkkkkkk, sobre a aquisição de cls eu recomendo os sites grandes do Brasil, mas pela experiência desse cultivo, a qualidade do micélio depende muito do olhar do cultivador na clonagem, então quero te encorajar a clonar via cl, tu já viu o diário do @ExPoro? Ele me apresentou essa clonagem simples que funcionou bem de mais aqui.Tá chique, hein!!! Meu fornecedor de CL falou que paralisou as vendas.. Felizmente comprei uma recentemente antes da parada dele. Vou ter que aprender a clonar kkkk
Sobre a casing ou não, eu recomendaria dar uma olhada nesse vídeo gringo aquiWhat is a Casing Layer? Do You Need It? Mushroom Growing
![]()