Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparo da camada e esterilização fracionada

gabrielF

Cogumelo maduro
Cadastrado
07/04/2008
28
57
E ai galera da comunidade!!!
Tive alguns problemas na minha primeira inoculação...fiz varios potes e mtos ficaram com mta agua...alguns no entanto o micelio está desenvolvendo com mta força!!
Lá pela sexta feira terei potes 100% colonizados e tenho 2 duvidas que preciso saber com urgencia!!
Li o pessoal falando que depois de preparar a camada é bom deixar um dia na temperatura de incubação para que o micelio avance a camada...é necessário isso?!
outra duvida é que achei interessantissimo a esterilização fracionada e creio que as chances de não contaminação e sucesso é bem alta. A minha duvida é que pelo que eu li na biblioteca, a esterilização occre pelo vapor..em 3 dias...mas nao é necessario antes de começar a primeira parte da esterilização HIDRATAR O MILHO?!?!?

ESPERO QUE me ajudem ....

paz!!
 
E ai galera da comunidade!!!
Tive alguns problemas na minha primeira inoculação...fiz varios potes e mtos ficaram com mta agua...alguns no entanto o micelio está desenvolvendo com mta força!!
Lá pela sexta feira terei potes 100% colonizados e tenho 2 duvidas que preciso saber com urgencia!!
Li o pessoal falando que depois de preparar a camada é bom deixar um dia na temperatura de incubação para que o micelio avance a camada...é necessário isso?!
outra duvida é que achei interessantissimo a esterilização fracionada e creio que as chances de não contaminação e sucesso é bem alta. A minha duvida é que pelo que eu li na biblioteca, a esterilização occre pelo vapor..em 3 dias...mas nao é necessario antes de começar a primeira parte da esterilização HIDRATAR O MILHO?!?!?

ESPERO QUE me ajudem ....

paz!!
Camada?
De casing?
Se for, vale a pena deixar de 3 a 4 dias colonizando a camada.

Quanto à esterelização em etapas, a intenção é fazer com que esporos de contaminantes germinem para poder exterminá-los na próxima etapa.
A hidratação do milho vai ocorrer em todas as etapas, pelo menos é assim que eu faço, deixando o milho de molho 1º em solução de hipoclorito, depois em solução com corretor de PH e finalmente em água pura, fervendo sempre depois de cada etapa(24h) por 15 minutos no microondas.
A fase final da esterelização utilizando esse método se dá na esterelização do substrato já dentro do pote que vai ser inoculado.
Vale lembrar que é fundamental secar bem o milho antes de colocar nos potes e, sempre acrescentar vermiculita, ela vai garantir que não ocorra acúmulo de água no interior dos potes.

Paz e Luz!
 
Outra coisa...uma vez preparada a camada...como o material que cobrirá o micélio é não nutritivo...posso preocupar menos com esterilização e deixar esses 3 dias em uma incubadora que não tem mta assepsia??
 
Outra coisa...uma vez preparada a camada...como o material que cobrirá o micélio é não nutritivo...posso preocupar menos com esterilização e deixar esses 3 dias em uma incubadora que não tem mta assepsia??
Assepsia e esterelização nunca é demais meu irmão!
Quanto à camada do casing, qual a composição dela?
Que quantidade de substrato colonizado vai ser utilizado no casing?

Eu sempre utilizo uma camada inferior de vermiculita, 3 partes de substrato colonizado para uma parte de ingredentes para camada superior. Nessa camada, eu faço uma composição de pó de coco, vermiculita e acrescento corretor de PH. Depois de colonizada a camada superior, cubro com uma fina camada de vermiculita tamponada, cold-shock de 24h e terrário.

Paz e Luz!
 
Aqui eu faço casings nutritivos e não contamina fácil não...

E não tomo muitos cuidados com assepsia, manejo os casings sem luva, abano o terrário manualmente e não fico borrifando lysol e etc.

E po, tenho um casing aqui que ta re-colonizando, é de pó de côco e vermiculita, me deu 2 flushs e estagnou, ai engavetei com uma camada de terra adubada e pó de côco, esta 90% colonizado, vou jogar vermi e mandar pro 3º flush daqui 2 dias, e este casing não foi esterilizado, está a 2 meses sem contaminar... e ainda vai dar alguns flushs.

Dá pra conseguir uns 4 flushs sem esterilizar um casing, aqui geralmente eu só jogo uma água fervendo em cima dos ingredientes do substrato, e assim que esfria eu ja monto o casing... questão de 10 minutinhos, nem isso, e sem capricho, monto o casing sem espirrar lysol nem nada.

E ah, vira e meche eu borrifo água não esterilizada nos casings =P
 
O cold-shock não é para bolo nem para casing. É para o micélio! O frio estimula o micélio em fase de colonização a passar para a fase de frutificação!

Explicando:
Quando em fase de colonização a temperatura deve ser entre 28 e 30ºC. Aí vem o manuseio que acaba por deixar o casing mais 3 ou 4 dias para a recuperação do micélio e colonização da camada superior.
Entre a fase anterior e a fase de frutificação, quando o casing vai para o terrário com a temperatura entre 20 e 22ºC (note a diferença de 10ºC entre uma fase e outra), aplica-se o cold-shock para o micélio fazer essa transição mais depressa, o que vai evitar que leve 20 dias para frutificar depois de colocado no terrário, e também, que contaminantes tenham tempo para se instalar no casing.

Paz e Luz!
 
Aqui eu faço casings nutritivos e não contamina fácil não...

E não tomo muitos cuidados com assepsia, manejo os casings sem luva, abano o terrário manualmente e não fico borrifando lysol e etc.

E po, tenho um casing aqui que ta re-colonizando, é de pó de côco e vermiculita, me deu 2 flushs e estagnou, ai engavetei com uma camada de terra adubada e pó de côco, esta 90% colonizado, vou jogar vermi e mandar pro 3º flush daqui 2 dias, e este casing não foi esterilizado, está a 2 meses sem contaminar... e ainda vai dar alguns flushs.

Dá pra conseguir uns 4 flushs sem esterilizar um casing, aqui geralmente eu só jogo uma água fervendo em cima dos ingredientes do substrato, e assim que esfria eu ja monto o casing... questão de 10 minutinhos, nem isso, e sem capricho, monto o casing sem espirrar lysol nem nada.

E ah, vira e meche eu borrifo água não esterilizada nos casings =P

o legal é dar nutrição pro micélio:
caca de nariz, bafo quente, mão de banheiro( melhor quando da aquela coçadinha nas prega), sujerinha de unha(importante, rico em macro e micro nutrientes)
o micelio adora isso, os flushs vem que vem
 
o legal é dar nutrição pro micélio:
caca de nariz, bafo quente, mão de banheiro( melhor quando da aquela coçadinha nas prega), sujerinha de unha(importante, rico em macro e micro nutrientes)
o micelio adora isso, os flushs vem que vem

huahauhauha

Qto à vermiculita...será que só coco ja é suficiente ou a vermiculita eh importante.
Outra coisa...o que vc usa para corrigir o ph?
 
Back
Top