Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Pote de sorvete

Trinus

Hifa
Cadastrado
01/07/2019
4
5
24
Primeiramente peço desculpas se não estou postando no lugar certo, acompanho o fórum á algum tempo, porém só tive curiosidade de me registrar a pouco tempo.
Vamos lá!
A ideia é usar um pote de sorvete pra frutificar, sem uso de terrario.
Pra isso usei o próprio dito, pote de sorvete, com um furo na tampa e um na lateral que só será aberto na frutificação.
O saco serve pra não deixar que os substratos grudam no pote de sorvete assim permitindo que seja hidratados após o 1° flush.
Como filtro usei filtro de depurador de ar.

20190704_194650.jpg20190704_194800.jpg

Substrato, a primeira camada eu usei papelao devidamente lavado e esterilizado, a segunda camada é com um bolo colonizado de farelo de arroz, vermiculite e uma espécie de gramíneas secas, já utilizei com pf tek e também funcionou.
Testarei com milho e papelão da próxima vez.
 
Se vc prestar atençao na troca do ar (que debe de ser boa por o tamanho pequeno de teu MINI TERRARIO) tem chances !!!
 
Conheço um cara que cultivava eles nesse estilo só que usando aquele alumínio de quentinha. Ele deixava ela colonizando fechada e abria debaixo de uma lampada e espirrava água em cima com spray. Ele conseguiu alguns frutos, mas não é o recomendado para um carimbo limpo ou um segundo flush sem contaminação. Fora, dependendo da região, os insetos que podem atacar seu cultivo. O êxito depende da higiene durante o processo todo e do ambiente.

Edit: O substrato também afeta bastante o sucesso do cultivo. Alguns substratos mais ricos em nutrientes tendem a pegar contaminante com mais facilidade e atraem mais insetos. Recomendaria usar palha e papelão como substrato e colocaria o pote dentro de um recipiente com água para que formigas não venham, caso você more numa região que tenha muitas. Eu também colocaria por perto armadilhas contra forídeos. Pega uma garrafa pet pequena e corta a boca da garrafa, faz alguns furinhos na tampa e coloque na garrafa de forma invertida. Dentro da garrafa você põe vinagre ou um pouco de cerveja. Assim as mosquinhas entram na garrafa e não conseguem mais sair e caem dentro do liquido.
 
Última edição:
Então a ideia seria abrir a tampa para frutificar ali mesmo?
Como mantem a umidade? Fecha o saco com clips igual alguns próprios para frutificação?
Parabéns pela iniciativa, se puder, posteriormente coloque mais fotos do processo.

O Substrato ocupa pouco mais de 1/3 do pote, não tem necessidade de abrir a tampa pra frutificar.
Pra humidade eu uso apenas um spray com água e água oxigenada.
A ideia do saco é só tampar o fundo e as laterais, ele está aberto na foto mostra que prendo ele do lado de fora com um elástico.
Conheço um cara que cultivava eles nesse estilo só que usando aquele alumínio de quentinha. Ele deixava ela colonizando fechada e abria debaixo de uma lampada e espirrava água em cima com spray. Ele conseguiu alguns frutos, mas não é o recomendado para um carimbo limpo ou um segundo flush sem contaminação. Fora, dependendo da região, os insetos que podem atacar seu cultivo. O êxito depende da higiene durante o processo todo e do ambiente.

Edit: O substrato também afeta bastante o sucesso do cultivo. Alguns substratos mais ricos em nutrientes tendem a pegar contaminante com mais facilidade e atraem mais insetos. Recomendaria usar palha e papelão como substrato e colocaria o pote dentro de um recipiente com água para que formigas não venham, caso você more numa região que tenha muitas. Eu também colocaria por perto armadilhas contra forídeos. Pega uma garrafa pet pequena e corta a boca da garrafa, faz alguns furinhos na tampa e coloque na garrafa de forma invertida. Dentro da garrafa você põe vinagre ou um pouco de cerveja. Assim as mosquinhas entram na garrafa e não conseguem mais sair e caem dentro do liquido.

Não tenho problemas com insetos, mas agradeço pelas observações.
Sou do Sul meu único problema é a temperatura baixa.
 
O Substrato ocupa pouco mais de 1/3 do pote, não tem necessidade de abrir a tampa pra frutificar.

Creio com panaeolus talvez possa dar certo. Já cultivei panaeolus em potes pequenos assim e mesmo assim os maiores chegaram até a tampa. Eu os cultivei num daqueles potes de plastico para arroz ou grãos. Mesmo assim ele tinha uns 20 cm de altura, o pote de sorvete comum deve ter uns 10 cm de altura. Fora o substrato que deve ocupar alguns cm do pote. Creio que um pote de sorvete como terrário seja muito baixo para que os frutos possam se desenvolver completamente. Alguns cogumelos superam os 15cm tranquilamente. Dependendo da strain e da especie os frutos são maiores ainda.
 
Última edição:
Back
Top