Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Potência de aquecedor para terrário descomplicados

Pinball Wizard

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/06/2006
116
71
O inverno chegou e as perguntas de estação tbm.
Queria ouvir a opinião das pessoas do fórum a respeito de como elevar a temperatura no terrário. Fiquei admirado com o empenho do pessoal do fórum em construir engenhocas elaboradas para controle de temperatura no terrário.
Mas no momento não conseguirei compreender eletrônica a tempo de poder fazer as engenhocas para o terrário. Eu estava a procura de alguma solução bem simples, mesmo que não tão eficaz.
Sempre cultivei em temperaturas favoráveis, e agora tá bem frio aqui em São Paulo, cerca de uns 12 graus.
Eu tinha pensado em colocar um aquecedor de aquário no meio da argila expandida e água para o calor irradiar pro restante do terrário. Mas não tenho idéia alguma da potência do aquecedor. Digamos para um terrário de aprox.72 litros, contendo 10 bolos. Será muito difícil alcançar 24 graus desse jeito?
 
no mesmo setupeu uso um fundo de perlita com 2 litros de perlita + um aquecedor de 11 watts.
a temperatura fica entre 19-21 graus.
o aquecedorzinho é submerso na agua que umidece a perlita.
 
11W é o suficiente pra esse gelo todo? ahuheauahe, vou roubar esse aquecedor pra mim em vez de botar pros filhotes nascerem, ahuehauheu.
Então tá na mão, esse aquecedor eu já tenho. Eu tava achando que iam falar logo um violento de 60-80W.

Também prefiro perlita do que argila, mas não tenho encontrado por aqui. Vou dar um pulo na cobasi de qualquer jeito, lá vejo se encontro tudo o que vou precisar.
 
Dependerá da temperatura exterior e do tamanho da area a ser aquecida, pelo menos é minha modesta opinião !!!

Se eu utiliza-se um aquecedor de 11w para meu terrario de 120lt e no frio de 6°C durante o dia e 0ºC a noite, eu não veria os mágicos tão cedo......!

Um aquecedor com termostato(reg. de temperatura) e que trabalhe totalmente submerso resolverá seus problemas por muito tempo !

Abraço !!!
 
Realmente, o melhor sistema é com utilização de um termostato conjugado com o aqueçedor, assim, mesmo com variações nas condições externas, a temperatura programada será mantida.

Uma coisa que sempre há de ser pensada quando utilizamos a parafernália elétrica para os cultivos, é a questão da segurança. Por mais gambiarra que seja a instalação, cuidados básicos devem ser tomados, os fios e emendas, totalmente isolados, e uma atenção total com o contato com água e umidade.

Sempre que utilizarem qualquer tipo de aqueçedor ou termostato submerso em solução, deve-se evitar o contato direto do corpo do aqueçedor com paredes ou fundo da caixa, seja isopor ou plástico. Um pequeno prato de louça ou vidro, é um bom suporte para isolar este contato, prevenindo derretimento de material.

Também deve-se ter atenção para que os aqueçedores fiquem totalmente submersos, sem nenhuma parte visível para fora da água, o que ocasiona uma alta elevação de temperatura e queima do mesmo. Porém o aqueçedor só vai queimar e parar de funcionar após elevar sua temperatura ao máximo, derreter fios e materiais próximos. Segurança é Primordial.

good vibes!:)
 
Muilok:
Vi o seu projeto e o do Tio Dena. Entendo que fabricar a engenhoca em casa deve dar uma satisfação a mais quando no final se vê os frutos totalmente realizados pelas mãos que os colhem, rs. E tem mesmo que se redobrar os cuidados no caso de montar o mecanismo todo.
Como aqui vou utilizar um aquecedor comprado o único cuidado é não deixar o aquecedor aquecer demais, certo? Assegurar que ele esteja totalmente submerso pra não super-aquecer e acabar derretendo.
Risco de choque elétrico é zero? hauehaeuha, não quero cogumelos franksteins andando pela casa.

Cia Oregon:
Dependendo do preço vou seguir sua sugestão e comprar um com termostato.
Ainda mais do jeito que esfria pacas de noite e de dia às vezes fica até calorzin vai ser difícil obter temp. ótima sem termostato.
Ainda não tenho o terrário, mas tinha pensado em comprar sábado, algo com 72L que abrigasse 10 bolos em pilhas de 2.
Numa pesquisa rápida encontrei algo que deve estar quase lá:
http://www.aquabetta.com.br/index.php?pag=detalhes&p_cod=51378031004
mas o preço não agrada, rs, R$152,78, marca marineland.
Diz na descrição do produto que é bom pra manter um aquário de 50L até a 10 graus acima da temperatura ambiente. Parece bom assim.
e outro do mercado livre, mais modesto mas com mesma potência e vem com termostato por 5 vezes menos, R$30,00, marca master.

Vcs conhecem as marcas? Recomendam alguma?
 
Bem !

Se for o master que eu tive não ajuda muito, pois ele não é totalmente submerso, a parte do controle da temperatura não pode ser submersa nesse modelo, entaum você teria que colocar ele dentro de um pote ou jarra, perdendo área interna no terrário.

Eu substitui ele pelo Sarlo que é totalmente submerso e o controle fica na extremidade da tomada !!!
 
Vamos lá... existem termostatos com aquecedores acoplados, de potência fixa, que são esses que você mostrou nos links... mas também há termostatos sem potência, que você escolhe qual 'wattagem' vai colocar...
Bem, eu uso o mesmo 'master' (era o mais barato, R$ 25,00) que também não fica todo submerso, mas cortei uma garrafa pet e enchi de água. No bocal desta está apoiado o termostato e o aquecedor está submerso. A mim foi o mais barato e funciona até hoje, com a grande vantagem (sobre um aquecedor com termostato fixo) é que posso mudar a potência do aquecedor para até 200W (hoje tenho um de 60 w que posteriormente aquecerá um terrário GRANDE)...com 200w dá pra aquecer uma banheira de hidromassagem haha :D posso aumentar meu cultivo bastante...isso aí um abraço a todos !
 
...posso mudar a potência do aquecedor para até 200W (hoje tenho um de 60 w que posteriormente aquecerá um terrário GRANDE)...com 200w dá pra aquecer uma banheira de hidromassagem haha

Rapaiz, e 200W esquenta uma banheira mesmo. Meu chuveiro tem 550W, auehauehauehaeu. Só que a conta de luz vai pro espaço, rsrs.

Blz, Oregon, vou procurar o Sarlo.

Por curiosidade, alguém notou um aumento significativo na conta de luz?
 
Pinball, preste atenção... se vc for comprar esses termostatos que já vêm com aquecedor, gastará pelo menos 20 reais a mais... e o termostato que vem sem aquecedor te deixa aumentar ou diminuir a wattagem da potência... sem contar que esses produtos não têm assistência, quebrou = lixo
eu já perdi(queimou) um aquecedor de R$7,00...ainda bem que nao foi um de 50...só uma dica ;) até logo abração!
 
Se comprar Xing Ling, garatnto que não dura mais que 2 meses !!!

O sarlo que uso por aqui já tem 5 anos de uso (1 no cultivo), e até hoje tranquilo !

Bons equipamento possuem garantia legal de 90 dias no mínimo !!!

* Todo meu cultivo, compressor de ar, aquecedor, luz, incubadora, aumenta em 16,00 a conta aqui em casa !!!

Lembrando que a temperatura do aquecedor fica bem baixa em relação a potencia dele, gasta muito pouco para manter os 20°C para pinagem e posterior 25°C para frutificação !!!
 
Sim, xing ling é assim mesmo... o meu é master, garantia de 60 dias, termostato R$25,00 + aquecedor R$ 7,00 = R$32,00 <- e ainda posso controlar a wattagem, um dia mostro a banheira que vou montar :D
 
Sim, xing ling é assim mesmo... o meu é master, garantia de 60 dias, termostato R$25,00 + aquecedor R$ 7,00 = R$32,00 <- e ainda posso controlar a wattagem, um dia mostro a banheira que vou montar :D

Tranquilamente guri !!!

Não quiz diser que seu esquema não funciona, tenho ctz que furunfa bem sim, master é uma das melhores marcas de produtos de aquarismo, não tenho dúvidas disso !!!

Apenas queria alertar nosso amigo Pinball para não compras os "furada", ou algum modelo que não servisse para as necessidades do cultivo ..!

Abraço !
 
Obrigado a todos.
Comprei hoje o aquecedor 50W com termostato "Elite", por R$48,00. Era o mais barato na Cobasi com termostato. Se tivesse os xing-ling eu também não arriscaria, hauehauhe.
O que surpreendeu foi o preço da caixa de plástico pra fazer o terrário... no Japão era baratin, rs, aqui caixa de prástico é chique, foi 45 pilas a de 60 litros.
Semana que vem vou na casa do amigo onde estão os bolos pra gente fazer o setup do terrário - mex dutch kings de um carimbo fornecido por um colega do fórum.
abraços
 
A discussão começou com os termostatos mas farei um adendo aqui:

Comecei mesmo com aquele aquecedor + termostato, mas fiz alguns testes baseados :)p: hmmmm) em informações de outros cultivadores na minha segunda incubadora... estou mantendo uma temperatura constante de 29ºC em uma caixa de isopor de 50 L com um aquecedor de 5W em 1L de água. Não li variações desta temperatura ainda, mesmo em situações de frio e de calor... Só pra completar, deixei a caixa envolvida com um cobertor bem fino, quase um lençol. É isso aí, com R$ 8,00 deixei a temperatura bem legal :p: Abraço a todos !
 
Só pra constar, aqui em casa o que eu fiz foi usar um estabilizador velho que eu tinha e não estava mais usando, colocar ele grudado na caixa plástica que eu uso como terrário e ligar o borbulhador e a luz do terrário nele.
Ele dá uma esquentadinha de leve e elevou a temperatura do terrário de 18,5 pra 21ºC. durante o dia... vou ver como ele segura durante a noite.
 
Back
Top