Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Possivel contaminante no casing - Coloração azulada em cima do micelio

Sputnik

Esporo
Cadastrado
20/10/2018
6
3
25
Olá pessoal, sou novato no fórum mas acompanho vários artigos daqui, semana passada decidi tirar uns copos PF TEK da geladeira(deixei por que na época que colonizaram 100% estava muito quente), fiz esse casing da seguinte forma:
Esterilizei a vermiculita em duas sessões de 10 minutos cada, no micro ondas, esperando esfriar e misturando com uma colher limpa. Após isto, quebrei o micélio em uma quentinha de alumínio dessa esterilizada, em outra quentinha esterilizada botei a camada de baixo de vermiculita e borrifei água mineral, adicionei o micélio quebrado, e outra camada por cima também borrifando agua mineral, levei ao terrário de frutificação(fiquei meio em duvida nessa parte alguns artigos diziam para aniversariar na hora e outros falavam pra colocar o papel alumínio por cima e deixar na incubadora(acho que neste caso é somente para bulk?)). Após uns 2~3 dias surgiu algum micélio, até ai tudo ok, depois começou a surgir essas partes meio azuladas, um azul escuro com aspecto acinzentado.
Observações: estou com dificuldades de regular a temperatura, oscilando de 22~30ºC. Mas a umidade permanece em 100%.
Quando vou borrifar um pouco de água(água com H202) cai alguns pingos sobre o casing, pode ser isto causando essa coloração ou algum contaminante? E se nesta fase devo iniciar a troca de ar frequente?

IMG_0456.JPGIMG_0455.JPG
 
Última edição:
Isso é aspergillus, conheço bem esse contaminante pois já tive várias vezes, a textura e a cor está muito semelhante ao que tenho aqui, possui animais de estimação em sua casa?
(Não tem salvação a não ser enterrar no quintal)
 
Upvote 0
Isso é aspergillus, conheço bem esse contaminante pois já tive várias vezes, a textura e a cor está muito semelhante ao que tenho aqui, possui animais de estimação em sua casa?
(Não tem salvação a não ser enterrar no quintal)
Sim tenho dois cachorros que soltam bastante pelos, sem falar que meu quarto(aonde está o terrário) não tem muito fluxo de ar logo fica com muita poeira e mofos, obrigado pela resposta! Tenho ainda dois potes na geladeira mas creio que vou ter novamente problemas com contaminações.
 
Upvote 0
Sim tenho dois cachorros que soltam bastante pelos, sem falar que meu quarto(aonde está o terrário) não tem muito fluxo de ar logo fica com muita poeira e mofos, obrigado pela resposta! Tenho ainda dois potes na geladeira mas creio que vou ter novamente problemas com contaminações.
O fluxo de ar no seu quarto não é tão importante quanto o fluxo de ar dentro da caixa, mas a higiene do local é muito importante, temperatura também, qualquer temperatura acredito que acima de 27 (por experiência minha) pode influenciar contaminantes por estresse do micélio.
Você terá que evitar que os animais entrem no quarto, pois se não me engano as patas do cachorro e as vias respiratórias possuem bastante dessa bactéria.
 
Upvote 0
O fluxo de ar no seu quarto não é tão importante quanto o fluxo de ar dentro da caixa, mas a higiene do local é muito importante, temperatura também, qualquer temperatura acredito que acima de 27 (por experiência minha) pode influenciar contaminantes por estresse do micélio.
Você terá que evitar que os animais entrem no quarto, pois se não me engano as patas do cachorro e as vias respiratórias possuem bastante dessa bactéria.
Sim, eu fui bastante descuidado com a higienização algumas vezes na troca da garrafa de gelo para manter a temperatura. Estou tentando automatizar esse processo com uma bomba de água circulando uma agua gelada, obrigado!
 
Upvote 0
Back
Top