Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possivel contaminação? Manchas azuis

Keimado

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/02/2006
15
67
É o meu primeiro cultivo, fiz 8 bolos, inoculei com esporos de Transkei, não tive nenhuma infecção. De 2 bolos fiz casing e os outros 6 bolos estão a frutificar, já estão a aparecer pins.

Acontece que um apareceu com uma mancha azulada há uns dias e pensei que fosse acção mecânica. Passei um cotonete com água oxigenada pela parte que parecia azul e nada veio agarrado. Em princípio não seria contaminação.

4 dos 6 bolos estão em cima das vasilhas dos casings, e por tanto estão mais altos que os restantes 2. Estão já a frutificar bem e penso que a colheita será brevemente.

No entanto, os outros 2 bolos, que estão a uma altura mais baixa, não apresentam pins e o outro que estava totalmente branco ontem, hoje já tem manchas azuis. Será que o melhor mesmo será descartar estes dois?

Obrigado

manchas azuis é provavelmente falta de umidade, se der posta fotos para os universitários darem seus palpites:D

Upvote 0
Descartar não, com certeza é falta de água nos bolos, ou umidade deficiente no interior do terrário.

Os bolos foram dunkados (receberam banho de água após estarem 100% colonizados) ?

Com casings esse problema não aparece, pois casings tem umidade interna suficiente para suprir o micélio.

O fator umidade no terrário também não é tão importante para casing como é para bolos.

Upvote 0
Descartar não, com certeza é falta de água nos bolos, ou umidade deficiente no interior do terrário.

Os bolos foram dunkados (receberam banho de água após estarem 100% colonizados) ?

Com casings esse problema não aparece, pois casings tem umidade interna suficiente para suprir o micélio.

O fator umidade no terrário também não é tão importante para casing como é para bolos.

Os bolos não foram dunkados não. Mas é estranho os que estão na parte mais baixa estarem com esse problema e os outros ao lado estarem sem problema nenhum. Segue uma foto:

ai13.tinypic.com_7x3oohv.jpg

Upvote 0
Três coisas para fazer:

1- Dunkar os bolos ou injetar água.

Vai melhorar muitíssimo a produção.

2 - Melhorar a geração de umidade no interior do terrário.

Mesmo os bolos dunkados secam a superfície se a umidade interna estiver baixa.

3 - Diminuir essa foto postada para ficar dentro do lay-out do site.

O fato dos bolos mais abaixo estarem secos pode ser porque a zona mais fria é a mais seca também.

Há circulação de ar dentro do terrário, logo ar frio desce ar quente sobe.

Ar quente maior umidade, ar frio mais seco.

Upvote 0
Três coisas para fazer:

1- Dunkar os bolos ou injetar água.

Vai melhorar muitíssimo a produção.

2 - Melhorar a geração de umidade no interior do terrário.

Mesmo os bolos dunkados secam a superfície se a umidade interna estiver baixa.

3 - Diminuir essa foto postada para ficar dentro do lay-out do site.

O fato dos bolos mais abaixo estarem secos pode ser porque a zona mais fria é a mais seca também.

Há circulação de ar dentro do terrário, logo ar frio desce ar quente sobe.

Ar quente maior umidade, ar frio mais seco.

Segue nosso profeta ai que não dá nega !!!!

Paz, luz e sucesso na jornada....

Upvote 0
Quero agradecer a todos os membros deste grande fórum tudo o que já aprendi aqui. Vou deixar umas fotos :D

022982314-1.jpg 022982323-2.jpg 022982328-3.jpg 022982380-4.jpg 022982385-5.jpg 022982391-6.jpg

Upvote 0
valeu ai pela ideia deste topico e valeu pela dica mauricio estou com um bolo na mesma situação e quando vi o topico encontrei minhas respostas!!!:pos:

agora uma coisa isto é contaminação, no fruto?
IMAG0001.JPG

Upvote 0
valeu ai pela ideia deste topico e valeu pela dica mauricio estou com um bolo na mesma situação e quando vi o topico encontrei minhas respostas!!!:pos:

agora uma coisa isto é contaminação, no fruto?
Sim, Verticullum em pessoa te atingiu.

Pintas brancas sao normais´, sao apenas resquicios dovéu universal que se desenvolvem junto com o cogu.
sussa mesmo.

Upvote 0
Back