- 14/04/2015
- 3,699
- 1
- 73
Tenho pensado em não utilizar mais água oxigenada no fundo dos meus terrários, a qual uso no lugar de água normal; tanto pra umidificar com a argila expandida, quanto pra ajudar contra as contaminações.
Mas, há alguns meses atrás, no chat aqui do CM, certa vez, foi comentado sobre a possibilidade destes produtos desinfectantes/bactericidas (não sei se apenas estes dois, ou quaisquer outros) poderem ocasionar mutação genética no micélio. Bem, como esta seria passada pros esporos dos meus carimbos, não seria algo muito desejável.
Isto posto, uma vez que o cuidado contra contaminações na frutificação é um cuidado extra, na minha visão, pois o micélio já está firme e forte, então não terei tanto problema de abandonar o uso de água oxigenada no fundo dos terrários de pet, e passar a usar somente água mesmo.
Mas criei este tópico então:
Mas, há alguns meses atrás, no chat aqui do CM, certa vez, foi comentado sobre a possibilidade destes produtos desinfectantes/bactericidas (não sei se apenas estes dois, ou quaisquer outros) poderem ocasionar mutação genética no micélio. Bem, como esta seria passada pros esporos dos meus carimbos, não seria algo muito desejável.
Isto posto, uma vez que o cuidado contra contaminações na frutificação é um cuidado extra, na minha visão, pois o micélio já está firme e forte, então não terei tanto problema de abandonar o uso de água oxigenada no fundo dos terrários de pet, e passar a usar somente água mesmo.
Mas criei este tópico então:
- Para saber se alguém pode dizer alguma coisa, colar um texto, passar um link que detalhe mais este problema de mutação, se pode ocorrer mesmo, se não pode, se é apenas uma teoria, enfim, mais informações, que eu não encontrei
; e
- Além disso, gostaria de saber entre os demais membros quem não usa nenhum desinfectante misturado à água do fundo do terrário, e o que notou sobre isto, o que tem a comentar
.