Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível Problema de Mutação no uso de Água Oxigenada e de Água Sanitária

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Tenho pensado em não utilizar mais água oxigenada no fundo dos meus terrários, a qual uso no lugar de água normal; tanto pra umidificar com a argila expandida, quanto pra ajudar contra as contaminações.

Mas, há alguns meses atrás, no chat aqui do CM, certa vez, foi comentado sobre a possibilidade destes produtos desinfectantes/bactericidas (não sei se apenas estes dois, ou quaisquer outros) poderem ocasionar mutação genética no micélio. Bem, como esta seria passada pros esporos dos meus carimbos, não seria algo muito desejável.

Isto posto, uma vez que o cuidado contra contaminações na frutificação é um cuidado extra, na minha visão, pois o micélio já está firme e forte, então não terei tanto problema de abandonar o uso de água oxigenada no fundo dos terrários de pet, e passar a usar somente água mesmo.

Mas criei este tópico então:
  1. Para saber se alguém pode dizer alguma coisa, colar um texto, passar um link que detalhe mais este problema de mutação, se pode ocorrer mesmo, se não pode, se é apenas uma teoria, enfim, mais informações, que eu não encontrei :ler:; e
  2. Além disso, gostaria de saber entre os demais membros quem não usa nenhum desinfectante misturado à água do fundo do terrário, e o que notou sobre isto, o que tem a comentar :bigode:.
 
mutação genética no micélio
É necessário um artigo que comprove a situação. Afirmar isso se baseando no cultivo do usuário x ou y não é uma certeza.

Eu pessoalmente quando uso do terrário, só faço a sua higienização no final do cultivo. Não fico borrifando água oxigena ou outros produtos que não sejam água durante a frutificação dos bolos.
 
Sobre este tema, a única coisa que sei é que resíduos de produtos de limpeza que possuem compostos químicos a base de petróleo (quase todos :D, inclusive detergentes) podem causar deformações nos frutos.
Sobre a higienização, também estou com tupy. Apenas coloco um pouquinho de água sanitária no pote de água do borbulhador quando troco esta. Sobre utilização de água sanitária como desinfetante nunca fiz para poder relatar algum problema.
 
Obrigado pelas informações!

Mas assim, talvez eu tenha sido em algo ambíguo na postagem... Então, gente, quando me refiro ao uso de desinfetantes, não é em borrifamento. Seria usado apenas no fundo do terrário diretamente (água oxigenada) ou dissolvido na água (no caso de água sanitária) pra umidificação via argila expandida ou perlita, neste sentido.

Bem, como nunca fiz esse borrifamento, nem imaginava que tinha quem botasse desinfectante neste...
 
Exporo está falando de mutações genéticas, essa mutação que está falando afetou apenas o fenótipo do cogumelo.

E na verdade nem sabemos se é uma mutação ...

Há uma certa fixação com essa palavra, mas diversos fenótipos, algum bem estranhos, podem se manifestar em tecidos animais, vegetais ou de fungos, em resposta às condições ambientais, sem que estejam associados a alguma mutação.
 
Mutações genéticas relevantes não ocorrem com tanta facilidade quanto parece...

Na verdade os cogumelos produzidos a partir de exsporos já serão geneticamente diferentes dos "pais", visto que não são clones. Devido à quantidade deles, vários desses esporos carregarão mutações genéticas, mas essas são mais provavelmente produzidas por erro na duplicação de DNA, que acontece naturalmente, do que por influência de algum agente externo.

Para que uma mutação causada por agente externo se propague para as células reprodutoras (ou outras) de um organismo, o dano causado precisa ser na escala do DNA (molecular), e ser tão "inofensivo" que não cause a morte da célula ou a incapacite de se reproduzir. Para que uma mutação seja então carregada por um esporo, a célula exata que dá origem ao esporo (no basidiocarpo), ou a célula que veio antes dela (e assim sucessivamente) precisa ter sofrido essa mutação e sobrevivido.

Mutação não é algo tão trivial quanto a exposição a um agente. Não é à toa que substâncias cancerígenas levam anos e anos para causar um câncer, embora em nosso corpo células estejam sendo criadas e destruídas todos os dias.
 
Back
Top