Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível contaminação (Pedaço de pano)

• Criador do tópico Criador do tópico Matheusp
  • Data de início Data de início

Matheusp

Hifa
Cadastrado
24/11/2016
8
5
Olá a todos, dia 10/03 inoculei um substrato composto de arroz integral + fibra de coco.

Hoje, 12/03 ao visualiza-lo, notei o que parece ser uma espécie de pedaço de pano, de tamanho pequeno

Tudo indica que esta ali desde o processo de esterilização na pp, como proceder ?

image.jpg

Então, se não é um ser vivo, não é contaminação. :coffee:

O que tem aí, se for um pedaço de pano e você esterilizou certo na PP, é apenas um pedaço de pano esterilizado! :lol: (:

Upvote 0
E ai? O que deu seu pote?

A fibra de coco ficaria melhor picada, e o arroz moído um pouco (batido um pouco no liquidificador) - na minha opinião...

Upvote 0
Considere picar a fibra com uma tesoura ou algo do tipo ate que se torne pó de coco, pois a fibra desta forma fica muito difícil até para o micélio colonizar, eu costumo comprar a fibra em pedaços maiores ( aqueles que se poe diretamente no vaso da planta ) e picar ela antes de usar com uma tesoura ou faca , do mesmo tamanho da vermiculita :D

Última edição por um moderador:
Upvote 0
E ai? O que deu seu pote?

A fibra de coco ficaria melhor picada, e o arroz moído um pouco (batido um pouco no liquidificador) - na minha opinião...

Concordo, farei assim no próximo !

Esse pote contaminou como o previsto, porém o outro que inoculei 2 dias antes (08/03) está quase 100% colonizado e aparentemente bem saudável

Segue as fotos do pote inoculado 08/03

Anexos

• foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    293 KB · Visualizações: 14
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    353.9 KB · Visualizações: 12
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    385.8 KB · Visualizações: 13
  • foto 1.JPG