Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível contaminação em monotube

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, pessoal

Recentemente comecei a testar o cultivo em monotube.
Usando galão de 5 litros, e balde de azeitona, com furos tampados com micropore e/ou lã acrílica.
Colonizaram rápido, já colhi uns 8 cogus bem dos bitelos, grandões, dos maiores que já vi ao vivo, vigorosos e parrudos, pareciam aqueles caras bombados de academia.
O lance é que estão rolando umas manchas escuras nos 2 que já frutificaram, e não sei se isso tem a ver com o fato de não ter passado fita no rodapé.

Seguem as fotos.
No galão, coloquei dentro de outro pote escuro pra fazer as vezes desse rodapé que inibe a luz nas beiradas.
No baldinho, ainda não usei nada.
Tenho outros, e estou passando o rodapé agora.

Clamo aos mestres fungicultores deste fórum, em sua sabedoria prática, que iluminem o meu caminho, dizendo:

1 - Que porra é essa?
2 - Onde errei?
3 - Como evitar ou consertar isso?
4 - Dá pra esperar algo disso aí ainda ou é lixo/descarte?

Aguardo o pronunciamento dos valorosos magos dos fungos!
 

Anexos

  • IMG_20220212_180931146.jpg
    IMG_20220212_180931146.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20220212_180939636.jpg
    IMG_20220212_180939636.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20220212_180956103.jpg
    IMG_20220212_180956103.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20220212_181004855.jpg
    IMG_20220212_181004855.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 19
Upvote 0
Isso vira contaminação ou pode ser lavado no dunk?

A primeira pergunta, vou deixar para você responder como um exercício mental, tudo bem? Mas, dica: esporo de cubensis, se eclodisse em um cubensis, seria contaminação? Bem, não eclode.

A segunda, não, não pode ser lavado. Mas você pode ralar a superfície preta e/ou jogar vermiculita nova em cima para colonizar. Assim, surgirá uma nova superfície sem os esporos em cima.

Adoraria que um dia os micologistas profissionais explicassem porque isso ocorre.
 
Upvote 0
A primeira pergunta me ocorreu pelo seguinte: se os esporos no substrato impedem a colonização/pinagem, ele trava o crescimento. Se trava o crescimento, em tese, isso não funciona de forma similar a uma contaminação?

Perguntei da lavagem, pq fiz um dunk pra ver se rolava segundo flush, e na hora de mergulhar o susbtrato, esfreguei a parte esporulada na água, e os esporos se dissolveram.
Porém, colonizou bem palmeirense e mandei hj pro lixo. (Tinha esquecido a milanesa de vermiculita, vou me atentar a isso na próxima. Ou começar a colher os cogus antes do chapéu abrir.)
 
Upvote 0
primeira pergunta me ocorreu pelo seguinte: se os esporos no substrato impedem a colonização/pinagem, ele trava o crescimento. Se trava o crescimento, em tese, isso não funciona de forma similar a uma contaminação?
Se for pensar em contaminacao assim, sim. :) Mas em termos de contaminação no sentido clássico como algo que mata ou consome o micélio, não. É, contudo, de fato, uma limitação à área útil de frutificação, como posto pelo amigo.

Ao lado de contaminação há os concorrentes. Só pra ressalvar. Eles competem pelo substrato não colonizado, sem atacarem o micélio. Nem sempre são óbvios, como o caso da cobweb, que não ataca o bolo em si, e por isso sua eliminação não deixa danos no bolo que foi limpo dele. (Favor me corrijam os colegas de fórum se eu estiver errado).


Perguntei da lavagem, pq fiz um dunk pra ver se rolava segundo flush, e na hora de mergulhar o susbtrato, esfreguei a parte esporulada na água, e os esporos se dissolveram.
Porém, colonizou bem palmeirense e mandei hj pro lixo. (Tinha esquecido a milanesa de vermiculita, vou me atentar a isso na próxima. Ou começar a colher os cogus antes do chapéu abrir.)

Ah sim, a lavagem dá uma tirada do excesso, mas o que sobra de leve ainda consegue inibir novas pinagens.

Um momento de colheita interessante é um pouco antes de abrir, ou logo ao abrir, antes de esporularem. Caso não queira q esporulem no bolo. Contudo, so mesmo deixando cerca de 24h depois q esporulam é que formará uma camada em parte relevante da superficie. Então, se tirar logo que começarem a esporular, não irá afetar sensivelmente as próximas frutificações.
 
Upvote 0
Se for pensar em contaminacao assim, sim. :) Mas em termos de contaminação no sentido clássico como algo que mata ou consome o micélio, não. É, contudo, de fato, uma limitação à área útil de frutificação, como posto pelo amigo.

Ao lado de contaminação há os concorrentes. Só pra ressalvar. Eles competem pelo substrato não colonizado, sem atacarem o micélio. Nem sempre são óbvios, como o caso da cobweb, que não ataca o bolo em si, e por isso sua eliminação não deixa danos no bolo que foi limpo dele. (Favor me corrijam os colegas de fórum se eu estiver errado).
Que doido. Praticamente, é como ejacular na própria perna, deveria ser algo inerte.
Também gostaria de saber tecnicamente pq isso acontece.

Sobre o tempo de colheita, tô me organizando pra.colher mais rápido a partir de agora.
 
Upvote 0
Que doido. Praticamente, é como ejacular na própria perna, deveria ser algo inerte.
Também gostaria de saber tecnicamente pq isso acontece.

Sobre o tempo de colheita, tô me organizando pra.colher mais rápido a partir de agora.

Na natureza, o cogumelo fica ao ar livre.
O vento carrega esses esporos.
Nunca seria tão concentrado igual nossos bolos que ficam pretos de esporos.

Se o esporo cai no pé do cogumelo, em local que já é colonizado, não faria sentido eclodir e "se esforçar" pra colonizar ali, uma vez que os nutrientes já estão sendo consumidos por um micelio que já está frutificando.

Então se pensar evolutivamente, provavelmente os esporos que eclodiam nesses locais morriam junto com o micelio antigo e não produziam cogumelos da sua genética, não completando o ciclo da reprodução.

Enquanto que os que caiam no local e não eclodiam, ficavam "dormentes" até serem levados pelo vento para outros locais e produzirem cogumelos com sua genética.

Reproduzindo isso milhões de vezes, deve ter sido seleção natural.
 
Upvote 0
Na natureza, o cogumelo fica ao ar livre.
O vento carrega esses esporos.
Nunca seria tão concentrado igual nossos bolos que ficam pretos de esporos.

Se o esporo cai no pé do cogumelo, em local que já é colonizado, não faria sentido eclodir e "se esforçar" pra colonizar ali, uma vez que os nutrientes já estão sendo consumidos por um micelio que já está frutificando.

Então se pensar evolutivamente, provavelmente os esporos que eclodiam nesses locais morriam junto com o micelio antigo e não produziam cogumelos da sua genética, não completando o ciclo da reprodução.

Enquanto que os que caiam no local e não eclodiam, ficavam "dormentes" até serem levados pelo vento para outros locais e produzirem cogumelos com sua genética.

Reproduzindo isso milhões de vezes, deve ter sido seleção natural.

Fantástico. Fico com essa explicação até prova em contrário. :)
 
Upvote 0
Na natureza, o cogumelo fica ao ar livre.
O vento carrega esses esporos.
Nunca seria tão concentrado igual nossos bolos que ficam pretos de esporos.

Se o esporo cai no pé do cogumelo, em local que já é colonizado, não faria sentido eclodir e "se esforçar" pra colonizar ali, uma vez que os nutrientes já estão sendo consumidos por um micelio que já está frutificando.

Então se pensar evolutivamente, provavelmente os esporos que eclodiam nesses locais morriam junto com o micelio antigo e não produziam cogumelos da sua genética, não completando o ciclo da reprodução.

Enquanto que os que caiam no local e não eclodiam, ficavam "dormentes" até serem levados pelo vento para outros locais e produzirem cogumelos com sua genética.

Reproduzindo isso milhões de vezes, deve ter sido seleção natural.
Ou seja, são seres mais inteligentes do que muita gente que eu conheço...
 
Upvote 0
Back
Top