Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possíveis riscos de utilizaçao dos cogus

Lulógena

Hifa
Cadastrado
27/02/2014
22
19
29
Uma parte do todo
Após pensar bastante sobre usar ou não os cogus me veio uma pergunta...Por que usar? Uma vez que no cogumelo ha uma substancia que é pouco conhecida e que quando usada por alguns veio as consequencias e comentários desagadaveis sobre. Por que muitos aqui ja devem ter visto entrevistas como a do patife ser humano alexandre frota, onde o mesmo diz: "Ja usei todo tipo de droga; maconha, cocaina, injetavel, e ATÉ chá de cogumelo"...Diante desse comentario, por algum tempo refleti, ja que a droga por ter seu lado prazeroso imediato é objeto de procura de seres como ele. Mas na verdade, há um uso correto de usar os cogumelos? Usar para fins recreativos é incorreto? Voces que ja sao usuários começaram a usar com intuito medicinal/espiritual ou para se divertirem? E para os que querem utilizar para meio recreativo, pode estar mais suceptivel a alguma consequecia? Se eles são magicos, divinos, sagrados por que homens como eles sujam a imagem dos cogus?Realmente isso me chateia um pouco :/ ...Queria a opinião de voces para algumas dessa duvidas!! Muita luz :)
 
Por que usar? Uma vez que no cogumelo ha uma substancia que é pouco conhecida e que quando usada por alguns veio as consequencias e comentários desagadaveis sobre.

É pouco conhecida no meio científico, mas o uso é milenar e bem conhecido entre muitos povos antigos. O porque usar, a resposta é individual, mas acho que podemos dizer que no geral é explorar a mente. Um direito que todos nós temos. Às vezes é preciso pensar do lado de fora da caixa, e os cogumelos são ótimas ferramentas para isso.

Por que muitos aqui ja devem ter visto entrevistas como a do patife ser humano alexandre frota, onde o mesmo diz: "Ja usei todo tipo de droga; maconha, cocaina, injetavel, e ATÉ chá de cogumelo"...Diante desse comentario, por algum tempo refleti, ja que a droga por ter seu lado prazeroso imediato é objeto de procura de seres como ele.

Como eu disse acima, é um direito que cada um tem. Aliás, quem é Alexandre Frota?! :rolleyes: Por que a opinião dele tem alguma relevância além da sua própria opinião? Acho que seria relevante se ele fosse algum especialista da área científica ou alguém muito próximo a você, não?! rsrs..

Mas na verdade, há um uso correto de usar os cogumelos? Usar para fins recreativos é incorreto? Voces que ja sao usuários começaram a usar com intuito medicinal/espiritual ou para se divertirem? E para os que querem utilizar para meio recreativo, pode estar mais suceptivel a alguma consequecia?

Eu não diria que existe um uso "correto", por assim dizer. O que é certo ou errado, cada um irá descobrir no seu tempo, mas como costumamos dizer por aqui; cogumelos não são brincadeira. Podemos perfeitamente usá-los para fins recreativos, mas não podemos compará-los a outros psicoativos que massageiam o ego. Os psicodélicos fazem parte de uma outra esfera, e é necessário discernimento. Não é à toa a importância do set/setting.

Se eles são magicos, divinos, sagrados por que homens como eles sujam a imagem dos cogus?Realmente isso me chateia um pouco :/

Sério mesmo que você se chateia por tão pouco?! o_O Ignore! Simples assim. Isso faz bem para a sua saúde.
 
Aah sim, claro!! Como pude me esquecer dos povos indigenas, da maria sabina e do uso milenar que tem a psilocibina :(...Estava muito focada em meus estudos sobre os psicodélicos, principalmente pelos cogus, simplesmente uma area fascinante na qual sinto prazer de aprodundar me a ponto de um dia ter o sonho em tornar dessa substancia uma forma de melhorar a qualidade de vida de doentes mentais que sofrem de depressão, traumas, ou outras doenças que podem a psilocibina pode ser o unico meio farmacoterapeutico de tratar o paciente (Como o de quem sofre de cefaléia)...Chatear não seria a palavra certa, e sim indignar. Porque estão manchando a imagem de uma substancia que tem tanto poder e que pode nos ajudar, não estou falando que a opinião dele tem alguma relevancia, realmente não tem mesmo rsrs* principalmente falando em meio cientifico e social que me enquadro. Apenas citei um exemplo de alguem que mostra um lado que aparenta ser um uso incorreto da substancia e foi isso que me despertou curiosidade, se há maneira certa de usá-los!! Enfim, muito esclarecedora e ótima resposta que mostrou muita evolução da sua parte...obrigado :)
 
...Chatear não seria a palavra certa, e sim indignar. Porque estão manchando a imagem de uma substancia que tem tanto poder e que pode nos ajudar, não estou falando que a opinião dele tem alguma relevancia, realmente não tem mesmo rsrs* principalmente falando em meio cientifico e social que me enquadro. Apenas citei um exemplo de alguem que mostra um lado que aparenta ser um uso incorreto da substancia e foi isso que me despertou curiosidade, se há maneira certa de usá-los!!

Infelizmente, acho que sempre haverá os frutos da ignorância por aí, e a mídia sensacionalista adora isso.
De fato podem manchar a imagem dos cogus, mas somente entre aqueles que sofrem de sedentarismo mental. Tudo é questão de se informar com dedicação, ler informações de fontes seguras, conhecer pessoas que vivenciam essas experiências, etc. Então resumindo, não se preocupe com isso. A verdade prevalece e ninguém precisa acreditar nisso. ;)

"Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade."
― Buda
 
Os possíveis riscos da utilização é a mutação genética, acredite os cogumelos não são desse planeta! Esse contato com a carne extraterrestre pode transformar-lo em um ":blackalien:" e terem que abduzir-lo para fora da terra. :unhas:
 
Me conte mais sobre a mutação genética que sofreu após usa-los...ficaria feliz em saber :)

A maneira de ser do Alexandre Frota para mim e :poop: é a mesma coisa!



aah com certeza pra mim tambem!! Por isso mesmo exemplifiquei ele no post como alguem que usou os cogus de maneira discriminada e anda manchando a imagem deles para a sociedade.
 
Última edição por um moderador:
Porque estão manchando a imagem de uma substancia que tem tanto poder e que pode nos ajudar,


Toda grande força que se expõe e mostra seu potencial para nos ajudar a alcançar a transcendência atrai imediatamente um séquito de palpiteiros, mentirosos, gente que fala sem ter bagagem suficiente para tal etc.

Essas forças negativas tentam anular os efeitos benéficos e transcendentes dos cogumelos e de outros psicodélicos, mas não terão êxito a não ser que permitamos, através de nossas próprias falhas.

Se você me permite, eu diria para não dar muita bola a esses comentários claramente maledicentes. Se concentre no seu trabalho interior. Deixe passar até mesmo a raiva e outros sentimentos não apropriados. Se você ceder à raiva vai cair no jogo do inimigo.

Quanto às doses recreativas e medicinais, em certo ponto elas se confundem. Se você quiser tomar doses recreativas é uma escolha válida. Mas prepare o ambiente e o seu estado psicológico como se fosse para uma experiência medicinal. Converse com o cogumelo e explique a ele o que você quer. Ouça as respostas. O cogumelo fala.
 
bom, se usar coisa que sabe o que é, ou seja, cultivado por vc, ou catado no pasto e devidamente identificado e feito o uso com sabedoria ( tanto do preparo como da exp ) o unico risco que pode dar é a exaltação do seu ser e de tudo em volta, com pitadas de medo e euforia e as vezes, loucuras moderadas gostosas

usa e ve, pergunta é bom, mas querer tudo na bandeija é dificil
boa sorte a todos nos
 
Creio que a partir do momento que tomamos uma visão respeitosa a respeito do uso dos cogumelos temos que assumir que sempre haverá uma parcela da população que não o faz. Mas nem por isso nós deixaremos de fazer, afinal, eles estão errados. Ou seríamos nós? Essas questões são sempre complicadas e eu prefiro pensar dessa forma: me sinto bem comendo meu cogumelo com respeito e dignamente, sem abusar nem explorar de ninguém.
Cada um é responsável pelo que faz, com certeza quem zomba com os cogumelos recebe o troco, hora ou outra. E percebo que o karma nessa questão, é quase instantâneo (Instant karma gonna get you :cantar:)

Enfim! Não se sinta culpado pela parcela de humanos que defecam pela mente. Sinta-se feliz por estar em uma comunidade que trabalha em prol dos fungos e procura o equilíbrio entre oferecer um ambiente (tanto esperando condições no pasto como cultivando) e receber os frutos dessa dedicação: os cogumelos. Oferecendo novamente respeito aos frutos e recebendo a graça divina da expansão da consciência e espiritualização a níveis inimagináveis.
 
As pessoas que procuram drogas por razões puramente recreativas, ou como um escape (os "Alexandre Frotas" da vida), geralmente fazem isso sem estudo algum... Procuram prazer, sensações, riso, sociabilidade.

A experiência com cogumelos se assemelha a outras substâncias, é muito sensorial e visual, mas é diferente... Não traz o mesmo prazer e euforia imediato das outras coisas, não torna necessariamente os estímulos externos prazerosos, e nos deixa num estado emocional mais volátil (com os chakras abertos), o que dependendo da personalidade e estado de espírito, pode levar ao choro ao invés do riso. Socialmente, é uma trip menos previsível.

Dada também a potência dos cogumelos, com todos esses fatores, os cogumelos acabam se mostrando fortes demais para pessoas assim. Alguém com tanta :poop: na cabeça tomando cogumelos, está mais para ter uma bad trip do que a iluminação. (a começar por achar que não vai mais voltar)

A ordem em que as coisas foram citadas já diz tudo:
"Ja usei todo tipo de droga; maconha, cocaina, injetavel, e ATÉ chá de cogumelo"
As primeiras são drogas estimulantes, e o cogumelo é psicodélico/enteógeno. Nem cabem na mesma sentença.
São categorias diferentes com farmacologia e efeitos diferentes, e estes últimos geralmente não são tão apreciados por quem gosta muito de pó, pedra e "balinha", pelas razões acima.

Felizmente, os cogus costuram ou curar, ou dar uma lição na pessoa. ;)
 
Toda grande força que se expõe e mostra seu potencial para nos ajudar a alcançar a transcendência atrai imediatamente um séquito de palpiteiros, mentirosos, gente que fala sem ter bagagem suficiente para tal etc.

Essas forças negativas tentam anular os efeitos benéficos e transcendentes dos cogumelos e de outros psicodélicos, mas não terão êxito a não ser que permitamos, através de nossas próprias falhas.

Se você me permite, eu diria para não dar muita bola a esses comentários claramente maledicentes. Se concentre no seu trabalho interior. Deixe passar até mesmo a raiva e outros sentimentos não apropriados. Se você ceder à raiva vai cair no jogo do inimigo.

Entendo e concordo bastante com sua opinião...o que infelizmente é uma realidade é esse preconceito que se tem com quem conhece pouco o poder que tem os psicodélicos e pouco conhecimento sempre sera sinonimo de ignorancia, o que se tem de sobra na sociedade e enquanto isso não for dizimado teremos um mundo doente, com pessoas deprimidas, egoistas, covardes, incompreendidas e tristes...Principalmente em nosso país que nem se quer engolem o fato da maconha ter substancias que beneficiam as pessoas no tratamento de várias patologias, se existe esse preconceito com a maconha que é bem mais conhecida e usada quem diga então até eles aceitarem os psicodelicos como meio terapeutico de doenças. Queria muito quebrar esse preconceito das pessoas em relação aos psicodélicos em pró da humanidade, nossa minoria tem q salvar os demais
 
comece a quebrar dentro de vc, tentar mudar uma pessoa, uma vida pode ser complicado

usa a pora do cogumelo e para com esse discurso bonitinho
povo acha que sensibilizar e falar bonito vai ter uma exp de budha
o cogu tá ai
os ensinamentos estão todos contidos aqui...se a sociiedade fala que é ruim parabens pra ela
se importar dmais, vende a cama e para de dormir
boa noite a todos
 
Última edição:
Por que muitos aqui ja devem ter visto entrevistas como a do patife ser humano alexandre frota, onde o mesmo diz: "Ja usei todo tipo de droga; maconha, cocaina, injetavel, e ATÉ chá de cogumelo"...

Pelo visto ele não usou cogumelos o suficiente :facepalm:
 
Queria muito quebrar esse preconceito das pessoas em relação aos psicodélicos em pró da humanidade, nossa minoria tem q salvar os demais

vc só pode estar de brincadeira com a comunidade aqui ne!! nossa minoria??? confesso isso é serio mesmo
ninguém faz nada??? que coisa mais chata isso tudo aqui tá louco, desculpem o desabafo, mas tá virando palhaçada isso já

bom ne, nunca usou e fica dando palpite, o ser humano é realmente uma comedia, por isso quando vejo pessoal sofrendo nos cogus, no vegetal não tenho do nenhuma, acho é bom, fazer o q ne, vai encher o saco de outros!
 
Última edição:
[...] pró da humanidade, nossa minoria tem q salvar os demais

Minorias são isso: minorias. Quando forem a maioria talvez sua opinião valha algo. Além disso é muita responsabilidade, e talvez imprudência, chamar para si a missão de salvar alguém.

Todas as experiências com cogus são recreativas. O detalhe é que em algumas delas você precisa saber rir da própria miséria, para achar a graça.
 
Acho esse tipo de discussão muito legal aqui no fórum. Dá para notar que esses que dedicaram tempo para postar suas experiências, conhecimentos e visões aqui estão sendo transformados internamente! :feliz:

Já conversei com várias pessoas que já usaram cogumelos, mas que não demonstram (pelo menos não verbalmente) uma mudança significativa na maneira de ser, ou não tiveram ainda aquele despertar. Eu nem sei se eu despertei por completo ainda, então como posso julgar se outro já o fez?

É necessário sempre tenho cuidado quando se entra nessa linha de pensamento, pois é fácil cair na ideia de que "eu usei o cogumelo do jeito certo, e portanto sou espiritualmente/mentalmente/fisicamente mais evoluído que você". O ego tá sempre na espreita pra te atrapalhar! :troll:

mas não podemos compará-los a outros psicoativos que massageiam o ego

Não podia ter explicado melhor. Acho que cogumelos são um dos poucos (senão o único) psicoativo que enfraquece a natureza egoísta do homem. Mas mesmo assim é um trabalho árduo, constante, que continua após o "término" da experiência psicodélica. Os cogumelos são apenas a chave, quem ter que abrir a porta é você!!
 
Se dar o trabalho de 'salvar' alguem ou não, bom isso é de cada um, possivel ou não, certo ou errado... Seria uma boa os humanos terem o reconhecimento dos psicoativos como melhoria... mas sabe como é... Bom só voce decide o que importa, mas não queira "salvar o mundo" para ter credito, pois ai ja está errado. E meu caro amigo Mexicouts nao adianta ser agressivo num forum da internet ainda mais num forum sobre cogumelos :( , enfim... Lulógena: Você nao pode mudar o mundo mas você pode mudar você. Comece por ai se quiser algum resultado, e depois blinde sua mente para nao ser atingida pela grande massa, as midias, os invejosos e tudo mais. Use-os por conta propria e não culpe ninguem caso um dia de as costas. Boa sorte na sua caminhada Lulógena :feliz:
 
Back
Top