Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pode congelar o chá?

Congelar não tem razão para perda de potência, porque afinal congela e não há reação química enquanto congelado.
Há, sim. E principalmente, quando descongela.

Quando água congela, a mudança de fase faz as moléculas se rearranjarem em cristais, o que aumenta os espaços vazios (o gelo aumenta de volume) e expulsa o ar que está dissolvido na água. Ao descongelar o inverso ocorre, e a adição de oxigênio e calor favorece reações químicas.

O congelamento também pode fazer a psilocibina cristalizar e sair de solução, o que a deixaria mais suscetível a oxidação mesmo mantida no freezer.
 
Há, sim. E principalmente, quando descongela.

Quando água congela, a mudança de fase faz as moléculas se rearranjarem em cristais, o que aumenta os espaços vazios (o gelo aumenta de volume) e expulsa o ar que está dissolvido na água. Ao descongelar o inverso ocorre, e a adição de oxigênio e calor favorece reações químicas.

O congelamento também pode fazer a psilocibina cristalizar e sair de solução, o que a deixaria mais suscetível a oxidação mesmo mantida no freezer.

Interessante...

Então fazer o chá com vitamina C dissolvida também deve ajudar o chá des/congelado a não oxidar ou oxidar menos. :bigode:

Também com base nessas informações, então o congelamento apresenta como momento crítico o ato de des/congelar, tendo pouca ou nenhuma influência o tempo em si congelado. :coffee:
 
"mesmo mantida no freezer".

O problema é que enquanto estiver congelado, a psilocibina pode estar lá dando sopa. Sólidos geralmente precipitam para fora do gelo, a exemplo das calotas polares que são de água doce porque o sal sai de suspensão quando congela.

Quanto mais tempo permanecer nessa situação, maior a chance de entrar em contato com oxigênio e oxidar. Não precisa de "calor", só de oxigênio e talvez um pouco de luz (o que é a mesma coisa). Digo "calor" porque 0 ºC já são 273 acima do zero absoluto, tem um bocado de calor aí... E uma pequena variação na temperatura do congelador, mesmo de 1 grau para cima provavelmente já é suficiente.


Razões há, na prática tanto resfriado em geladeira como congelado vai durar mais que se o chá estiver fora, mas comprovado mesmo é guardá-los sãos e secos, com as psilas ainda na segurança das paredes celulares.
 
Hmmm, vou passar a considerar colocar também alumínio quando usar o congelador.

Edit: já notei que o que condensa com o congelamento é apenas o que está em saturação, como mel em excesso no chá (ou o sal, no mar). Acredito que a quantidade de psilocibina total na garrafinha não seja suficiente. Digamos, um chá de equivalente a 4 gramas secas terá 4 miligramas estimadas de psilocibina, o que se fosse cristalizado numa só vez deverá corresponder ao tamanho de um ou dois grãos de sal. Isso fica muito dissolvido para precipitar. Seguindo este raciocínio, quanto menos concentrado o chá, melhor a conservação em congelador. Já com a ressalva que a temperatura de funcionamento do freezer (~260 K, sendo o congelamento da água 273 K) reduz drasticamente a velocidade das reações químicas, mas não cessa a agitação das moléculas (0 K).

Razões há, na prática tanto resfriado em geladeira como congelado vai durar mais que se o chá estiver fora, mas comprovado mesmo é guardá-los sãos e secos, com as psilas ainda na segurança das paredes celulares.

Concordo, a melhor conservação é secar e armazenar adequadamente assim. Não tem nem comparação. :)

Eu só faço chás quando quero conservar o efeito de frescos pra depois, pois hoje em dia quase não consumo os cogumelos assim que colho - hábito que normalmente só se vê nos novos cultivadores empolgados pela psilocibina.

Nesse ínterim, vou fazendo os testes até que ponto e em quais condições pode ser conservado sem perdas. :bigode:
 
Última edição:
Venho compartlhar que fiz um chá desta colheita na quarta feira:
IMG-20161116-WA0007.jpeg
o congelei após ler algumas ideias aqui no forum, pra consumir no sábado a noite. E foi um sucesso, fiz em 500ml tomamos eu e mais dois amigos porcoes maiores e duas menores outros dois, do meu ponto de vista não perdeu nada de potência, ficamos todos satisfeitos com a energia recebida por cada um. Congelei na geladeira com uma garrafinha d'agua e revesti ela toda de papel aluminio, descongelou enquanto viajamos de carro dentro da bolsa. :):):blackalien:
 
Edit: já notei que o que condensa com o congelamento é apenas o que está em saturação, como mel em excesso no chá (ou o sal, no mar).
...
Se fosse assim que funciona, a água da geleira continuaria salgada, e apenas o sal em excesso precipitaria. O gelo continuaria salgado, apenas menos salgado. Esse mel aí no fundo do pote pode ser mais do que parece... ;)

Digamos, um chá de equivalente a 4 gramas secas terá 4 miligramas estimadas de psilocibina, o que se fosse cristalizado numa só vez deverá corresponder ao tamanho de um ou dois grãos de sal.
Os cogus tem aproximadamente 0,5% de psilocibina por peso seco, então 4g secas seria mais ou menos 20 miligramas. De onde você tirou que 4 miligramas seriam 1 ou 2 grãos de sal? Se fosse sal mesmo (de cozinha), 4 miligramas já seriam mais (bem mais) que 2 grãozinhos.
 
De onde você tirou que 4 miligramas seriam 1 ou 2 grãos de sal? Se fosse sal mesmo (de cozinha), 4 miligramas já seriam mais (bem mais) que 2 grãozinhos.

Pesando pós de mais um tipo de cristal em balança de 0,001 g. Tem razão, em cristais daria mais. De qualquer forma, não passa de uma quantia muito pequena em diluição comparada à quantidade de água, mesmo com 20 mg.

Esse mel aí no fundo do pote pode ser mais do que parece... ;)

Até hoje só tive condensação de mel em um chá que adicionei em exagero. Os demais descongelaram sem eu ver nada condensado, mesmo antes de agitar pra misturar tudo. :coffee:
 
Se fosse assim que funciona, a água da geleira continuaria salgada, e apenas o sal em excesso precipitaria.


O gelo das geleiras não é formado por acúmulo de neve? Se for, só pode ser água doce.
 
Água do mar também. A água em contato com gelo vira mais gelo, mas sem o sal porque o gelo quando forma expulsa o sal.

Claro que são escalas bem diferentes, mas é um exemplo natural do processo químico... Não sei se tinha cogumelos na Antártida, mas o gelo lá não é salgado, nem psicoativo :D
 
Água do mar também. A água em contato com gelo vira mais gelo, mas sem o sal porque o gelo quando forma expulsa o sal.


Procurei as referências e não achei nada a respeito. E faz sentido, mesmo porquê a água do mar, salgada, precisa de uma temperatura mais baixa que zero graus para congelar. Tem alguma citação da contribuição da água do mar para o gelo das geleiras?

Em resumo, o que as fontes que li dizem é o que está no texto abaixo, da wiki em português:

As geleiras se formam em áreas onde se acumula mais neve no inverno que se derrete no verão. Quando as temperaturas se mantêm abaixo do ponto de congelamento, a neve caída muda sua estrutura já que a evaporação e a recondensação da água causa a recristalização para formar grânulos de gelo menores, espessos e de forma esférica. Este tipo de neve recristalizada é conhecido por nevado. À medida que a neve se acumula e se converte em nevado, as camadas mais profundas são submetidas às pressões cada vez mais intensas. Quando as camadas de gelo e neve têm espessuras que alcançam várias dezenas de metros, o peso é tal que a nevada começa a desenvolver cristais de gelo maiores.



Mas se falarmos de oceano congelado (sea ice), aí pode-se falar de água do mar congelada. Mas esse gelo marinho (ou gelo de lago) não é geleira.

Algumas informações sobre a dinâmica do sal em gelo marinho pode ser vista, por exemplo, em Sea ice growth processes - Wikipedia



Pelo que entendi a questão da salinidade do gelo marinho é meio complexa. Quem quiser pesquisar mais fundo tem um punhado de artigos no google scholar. Não sei se é um bom modelo para usarmos como comparação do que pode ocorrer com a psilocibina/psilocina ao congelar o chá.


Entretanto eu não vejo vantagens em congelar chá. Embora aparentemente funcione, pois há relatos de uso com sucesso de chá que foi congelado, eu aposto mais em métodos consagrados, como secagem cracker dry. E creio que o congelamento leva sim à perda de alguma potência. Quanto? A se determinar ...
 
Última edição:
Geologia não é bem a minha área, mas seja geleira, gelo marinho ou qualquer que seja o nome, a tendência é que se forme gelo de água pura, a menos que congele tão rápido que não dê tempo de expulsar o sal. É também um processo viável e um bom experimento para aula de ciências, dessalinizar água salgada congelando ela devagar. Vide: Dessalinização da água. Processo de dessalinização da água - Mundo Educação

Eu usei o caso das geleiras como um exemplo cotidiano/leigo para cristalização de substâncias... O ponto é que quando se congela uma solução, a substância com maior ponto de fusão irá cristalizar primeiro, separando as fases. E a psilocibina já sendo um sólido a temperatura ambiente, e uma molécula bem maior e mais pesada que a da água, só torna isso mais fácil.

No caso prático, a ("baixa") concentração de psilocibina no chá normal pode ser que não cristalize uma quantidade suficiente para que seja visível, e se cristalizar, junto com a psilocibina haverão outras impurezas (restos de cogumelo, mel, etc) que de certa forma podem "proteger" a psilocibina contra degradação.
Mas acho que o chá fervido e apenas resfriado ainda é mais garantido, porque depois de fervido o chá está bem homogêneo e não contém ar (ou contém muito pouco), desde que mantido num pote bem vedado e sem ar dentro. E o descongelamento irá expor o conteúdo todo novamente ao ar e calor, lentamente.

Bom mesmo acho que seria liofilizar os cogus a vácuo, mas pensando nisso, também não sei se a baixa temperatura poderia por exemplo fraturar a molécula de psilocibina... Mais algo para se pensar a respeito de congelamento.

Enfim, o problema com essa diferença de métodos, é principalmente que o método disponível para se determinar se houve perda de potência ou não (consumir :D ) é totalmente subjetivo, então... Nunca saberemos! :unsure:
 
Back
Top