Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Pleurotus ostreatus (Shimeji) em sacos de PP grandes.

Diário de cultivo problemático.
Boa Noite, ontem iniciei cultivos novos de Shimeji. Tinha 2 potes de milho colonizado, esses dias recebi sacos de PP, coloquei 2 sacos com 1kilo e 300gramas, e o outro com 900gramas... Montei o substrato com pó de coco, arroz integral, palha, um pouco de humus e vermiculita. Os sacos que eu fiz até agora tinham apenas 300g o maior, então estou empolgado com esse, que tem praticamente 10x mais substrato. Fiz o procedimento de inoculação do substrato ontem de manha, e hj a noite já notava uma evolução grande no micélio da semente, inclusive j está passando pro substrato, em apenas 1 dia. Logo eu atualizo :D
CAM00958.jpg Tudo limpo.
CAM00959.jpg Pote de semente, pronto pra usar.
CAM00960.jpg Sacos de PP com substrato, inoculados com a semente.
CAM00961.jpgSacos prontos, com a semente misturada no substrato.
 
Esterilizou por quanto tempo o substrato mano? Estão com uma cara ótima!
 
Bom Dia Rain, então, o substrato foi Pasteurizado... Eu pasteurizei por 2 horas e meia quase 3 horas... Porém, comecei contar esse tempo depois que o centro do substrato ficou pra cima de 70ºc ... foi uma pasteurização demorada, demorou umas 5 horas ao todo... Pq o centro do substrato demorou mto pra ficar quente, mas creio q assim seja mais correto, pq a parte de fora do substrato chega aos 80ºc muito rápido, e quando colocamos o termometro do lado de fora a tempratura cresce mto rapido... entao eu reslvi por no centro do substrato, e eu percbi que pro centro ficar quente, demora muito... ou seja, alguns bulks podem contaminar por isso, pq a galera pensa que a pasteurização está ótima, sendo que o meio do substrato teria ficado nos 58ºc porai....
Em 2 horas e poco de passteurização o meio do substrato estava em 60º... imagina uma pessoa que pasteuriza por apenas 2 horas ? ou seja, o substrato ficaria sem pasteurizar corretamente. Agora estou aguardando pra ver se vai dar certo mesmo. Da uma olhada na foto da eolução, tirei agora... 2 dias de incubadora

DSC06758.JPG DSC06759.JPG DSC06760.JPG DSC06761.JPG

logo volto com maiss
 
Preparei uns sacos grandes com pó de coco e arroz integral, e inoculei com uns grãos de milho colonizado que eu tinha aqui.. Também preparei um pouco de milho e inoculei com pda, um dos potes estão prontos e os outros colonizando. Montei alguns copos com pó de coco e arroz integral e inoculei com cultura liquida, e tbm inoculei uns sacos com cultura liquida, que já estão dando sinais mas eu não tirei foto ainda.
DSC06887.JPG DSC06889.JPG DSC06891.JPG

Fotos de Hoje
DSC06959.JPG DSC06960.JPGDSC06961.JPG
DSC06962.JPG
DSC06958.JPG
 
Ainda não, colonização da semente está completa. No momento estou testando substratos, por enquanto está devagar. Amanha cedo irei em uma madeireira pegar madeiras e serragens, creio q os testes vão melhorar agora.
 
Acabei de voltar de um local onde um senhor fabrica móveis rústicos, pedi autorização para pegar restos de madeira e ele permitiu... trouxe serragem em pó e trouxe serragem em lascas... Não sei ao certo qual era a madeira, parece peroba, é uma madeira maciça com cheiro forte (o que não é aconselhavel pra cultivo d cogumelos, pois dizem que o gosto do cogumelo fica amargo, tbm quando cultivado em Pinus ou outra madeira resinosa).Mas eu nunca ouvi falar sobre a peroba e nem sei tbm se a minha serragem é de peroba, mas enfim estou com a serragem e vou iniciar novos testes. O pó de coco com arroz compactou muito, então vou armar um esquema melhor com essas.
serragem dimy.jpg Serragemgrande.jpg serragem fina.jpg

_______________________

Atualizando.
Ontem por não ter ainda a serragem eu improvisei no substrato. O substrato de pó de coco com arroz integral ficou muito compactado, então queria pedaços de madeira e serragem pra aerar e tbm pra ficar mais rico. Eu comprei 3 pacotes de palito de sorvete dos grossos e piquei todos... usei um pouco de grama seca dunkada em cal, e um pouco de serragem de petshop,misturados com pó de coco e arroz integral.
Montei 4 sacos de aproximadamente 900ge inoculei com 1 pote de semente. Reparei que da pra montar no minimo 6 sacos com um pote de semente. Hoje eu inicio a pasteurização do substrato com serragem.
shimeji2.jpg shimeji.jpg sacos3.jpg sacos2.jpg sacos1.jpg
 
Última edição:
Boa Noite, estou nesse momento pasteurizando 4 bags com substratos novos. Usei Pó de coco, Pó de madeira, Madeira em lascas finas, Arroz integral batido no liquidificador e quirela de milho. Ph foi ''controlado'' com gesso hidratado.
Substrato indo pra pasteurização
shimejiserragem3.jpg shimeji serragem.jpg shimejiserragem4.jpg shimeji serragem.jpg2.jpg
Pasteurizadora começando funcionar
pasteuriza.jpg pasteuriza2.jpg pasteuriza3.jpg pasteuriza4.jpg pasteuriza5.jpg
 
Trabalheira cubes!

Legal essa mistura de substratos, interessante ver o papel dos cogumelos como "recicladores" do ambiente.
 
Estou com uns copos quase prontos. Feito com pó de coco e arroz integral. Inoculados com cultura líquida. ainda estou pensando como será a montagem desse substrato.!
vidro3.jpg vidro1.jpg vidro2.jpg
 
Homi, parta logo pra aqueles sacos de lixo de 50L ou 100L pra sair logo um coguzila dai.

Compra um tonel de metal pra pasteurizar substrato

:D:D:D
 
Back
Top