Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Placa de Aquecimento Repteis/Inverno

Cogugélido

Esporo
Cadastrado
16/05/2023
14
1
2
22
Oi, boa noite o inverno nem chegou ainda mas o frio já... :LOL:. Está 9 graus agora, e a temperatura media ja está abaixo dos 18 aqui.

É minha primeira vez cultivando, e aqui na minha cidade do interior de são paulo no inverno tem noites que as temperaturas chegam a 0º/1º.

Eu gostaria de saber se essa placa de aquecimento para repteis pode ser boa para manter a temperatura estabilizada no Terrario.

Alguem já utilizou? (Estou pensando em utilizar ela com um termostato, mas o foda é que estou meio quebrado agora)

Eu tenho medo que caso colocar em baixo do terrario fique muito quente proximo aos fungos e poderia gerar algum dano?
 

Anexos

  • Screenshot_2023-05-18-05-22-37-588-edit_com.mercadolibre.jpg
    Screenshot_2023-05-18-05-22-37-588-edit_com.mercadolibre.jpg
    308 KB · Visualizações: 2
Monta um termostato velho, voce somente precisa de um tiristor um comparador de tensão um termistor um resistor de 3w e um diodo zelner de 2watts ai eh so pegar a formula de ohm e fazer o calculo.
Coloca o termistor em serie com um resistor o termistor como R1 ligado no positivo R2 no negativo a saída do divisor de tensão ligado na entranda inversora do comparador, calcula a tensão para 28c e coloca essa tensao por meio de um divisor de tensao ou trimpot na entrada nao inversora, coloca um transistor npn na saida do comparador e liga direto no tiristor e chaveia a carga...


Se ta sem dinheiro manda fazer um circuito impresso desse sistema, arruma um daqueles serviços dos caras que fazem modelos de impressão 3D faz um case bonitinha pinta lixa e joga no merca pra vender logo logo voce comeca a exportar para argentina paraguai chile com algum sistema de fulfilment e nao vai mais precisar pensar em dinheiro como problema.

Exercita-te cérebro homem.


Bom pelo menos eh o que eu faria
 
Esses são para esquentar apenas a placa em si. Que os repteis ficam parados em cima, como se fosse uma pedra no sol.
Não é muito bom para "espalhar"o calor e não esquenta muito.

Melhor opção econômica e funcional é o tube in tube.
Opção mais fácil é colocar uma garrafa de agua com um aquecedor de aquário (ajuda, mas não é perfeito).
A opção mais cara é aquecer o quarto inteiro do cultivo.

Se você tá quebrado, acho que o mais barato é colocar uma lâmpada de aquecimento.
Tem umas de cerâmicas que são mais caras e tem as antigas incandescentes (não pode mais vender, você só vai achar em loja que ficou em estoque ou que ficou em casa velha).
Colocando em cima do terrário, você consegue dar um auxilio já. Só precisa tomar cuidado para não esquentar demais.
 
Esses são para esquentar apenas a placa em si. Que os repteis ficam parados em cima, como se fosse uma pedra no sol.
Não é muito bom para "espalhar"o calor e não esquenta muito.

Melhor opção econômica e funcional é o tube in tube.
Opção mais fácil é colocar uma garrafa de agua com um aquecedor de aquário (ajuda, mas não é perfeito).
A opção mais cara é aquecer o quarto inteiro do cultivo.

Se você tá quebrado, acho que o mais barato é colocar uma lâmpada de aquecimento.
Tem umas de cerâmicas que são mais caras e tem as antigas incandescentes (não pode mais vender, você só vai achar em loja que ficou em estoque ou que ficou em casa velha).
Colocando em cima do terrário, você consegue dar um auxilio já. Só precisa tomar cuidado para não esquentar demais.
Vc nunca usou uma lâmpada incandescente né, e a pressão de vapor ? Nunca deve ter usado
 
Vc nunca usou uma lâmpada incandescente né, e a pressão de vapor ? Nunca deve ter usado

Usei, depois comprei a de cerâmica da china.
Pelo preço é muito útil.

Se não tem dinheiro ou não quer gastar muito, acho que é o mais fácil.

Gostava daquelas caixas de secar papel haha
Lá já usavam a lâmpada incandescente.
Eu gostava quando era criança, porque pegava o papel e ficava quentinho.
 
Esses são para esquentar apenas a placa em si. Que os repteis ficam parados em cima, como se fosse uma pedra no sol.
Não é muito bom para "espalhar"o calor e não esquenta muito.

Melhor opção econômica e funcional é o tube in tube.
Opção mais fácil é colocar uma garrafa de agua com um aquecedor de aquário (ajuda, mas não é perfeito).
A opção mais cara é aquecer o quarto inteiro do cultivo.

Se você tá quebrado, acho que o mais barato é colocar uma lâmpada de aquecimento.
Tem umas de cerâmicas que são mais caras e tem as antigas incandescentes (não pode mais vender, você só vai achar em loja que ficou em estoque ou que ficou em casa velha).
Colocando em cima do terrário, você consegue dar um auxilio já. Só precisa tomar cuidado para não esquentar demais.
Então, no caso eu estaria utilizando a placa com um termostato junto com o termostato+aquecedor na garrafa d'água. Porquê eu vi alguns relatos aqui no fórum que somente a garrafa d'água com aquecedor não da conta.

Eu pensei em montar o sistema com a lâmpada também porem minha dúvida é se a luz não ficaria muito focada e acabaria esquentando demais.

Também acho que a placa pode acabar secando a umidade da perlita no fundo da caixa, mas enfim vamos ver.

Vou fazer um relatório de como irão as coisas

Monta um termostato velho, voce somente precisa de um tiristor um comparador de tensão um termistor um resistor de 3w e um diodo zelner de 2watts ai eh so pegar a formula de ohm e fazer o calculo.
Coloca o termistor em serie com um resistor o termistor como R1 ligado no positivo R2 no negativo a saída do divisor de tensão ligado na entranda inversora do comparador, calcula a tensão para 28c e coloca essa tensao por meio de um divisor de tensao ou trimpot na entrada nao inversora, coloca um transistor npn na saida do comparador e liga direto no tiristor e chaveia a carga...


Se ta sem dinheiro manda fazer um circuito impresso desse sistema, arruma um daqueles serviços dos caras que fazem modelos de impressão 3D faz um case bonitinha pinta lixa e joga no merca pra vender logo logo voce comeca a exportar para argentina paraguai chile com algum sistema de fulfilment e nao vai mais precisar pensar em dinheiro como problema.

Exercita-te cérebro homem.


Bom pelo menos eh o que eu faria
Com todo respeito mas eu não entendi metade do que você falou kk.

Eu tou meio quebrado mas também dinheiro não o problema não, só queria saber se alguem aqui ja conseguiu cultivar bem no inverno com algum sistema sem precisar aquecer o quarto todo.

Por enquanto eu vou testar o aquecedor de aquario com a placa e ver no que dá.

Se eu conseguir manter pelo inverno aí já posso pensar em um sistema pra aquecer o cômodo em que vou cultivar.

Mas vlw pela resposta. Eu vou dar uma pesquisada sobre elétrica sim, faz até bem entender o basico de cada coisa pra me aparecer mais opções.

E depois que eu entender direitinho a sugestão que você deu vou elaborar melhor essa parte de montar um case. Pelo que eu entendi você disse pra eu montar o sistema de aquecimento do 0 ja adptado pro case e vender certo?

Usei, depois comprei a de cerâmica da china.
Pelo preço é muito útil.

Se não tem dinheiro ou não quer gastar muito, acho que é o mais fácil.

Gostava daquelas caixas de secar papel haha
Lá já usavam a lâmpada incandescente.
Eu gostava quando era criança, porque pegava o papel e ficava quentinho.
E funcionou com a lâmpada? conseguiu frutificar? Eu tou usando uma caixa organizadora de uns 40L você acha que precisa de mais de uma pra fazer com essa caixa ou uma só da conta do recado?
 
Última edição:
só queria saber se alguem aqui ja conseguiu cultivar bem no inverno com algum sistema sem precisar aquecer o quarto todo.
  Sim eh possível porem eu pesquisaria sobre pressão de vapor, fontes de aquecimento que causam pressão de vapor, lembre-se pressão de vapor eh inimigo do processo no mas
 
Então, no caso eu estaria utilizando a placa com um termostato junto com o termostato+aquecedor na garrafa d'água. Porquê eu vi alguns relatos aqui no fórum que somente a garrafa d'água com aquecedor não da conta.

Eu pensei em montar o sistema com a lâmpada também porem minha dúvida é se a luz não ficaria muito focada e acabaria esquentando demais.

Não fica perfeito, mas ajuda. O tube in tube é a melhor opção, mas teria que comprar outra caixa e melhorar a troca de ar, o trabalho aumenta.

Sim, precisaria medir a distância que ficasse boa a temperatura, ligar só no período mais frio, teria que testar.

E funcionou com a lâmpada? conseguiu frutificar? Eu tou usando uma caixa organizadora de uns 40L você acha que precisa de mais de uma pra fazer com essa caixa ou uma só da conta do recado?

Sim, já fiz com o aquecedor de aquário, tube in tube, lâmpada e ar condicionado.
O tube in tube é o mais "natural", que não bagunça a umidade. A garrafa também não afeta muito.
A lâmpada pode aumentar a evaporação, o que pode ser bom, mas precisa ficar de olho pra não secar.

O ar condicionado tira bastante umidade e fica muito caro esquentar o quarto inteiro pra uma caixa de 20 litros...

Aliás, a maioria dos meus cultivos eu não usei nenhuma forma de aquecer, mesmo no inverno.
Ele demora um pouco mais para frutificar, mas frutifica.
 
E depois que eu entender direitinho a sugestão que você deu vou elaborar melhor essa parte de montar um case. Pelo que eu entendi você disse pra eu montar o sistema de aquecimento do 0 ja adptado pro case e vender certo?
É rs porquê não os chineses sempre fazem isso aí mete um selo CE China Export rs pelo menos dá pra fazer uma graninha quanto custa um termostato no Br uns 150$ se vc vender 10unidades já da pra passar o mês né kkkkk

Mais intenda bem o processo e tals pra ficar seguro rs.

Pelo menos seria o que eu faria kkkk pra mim vale tudo menos ser proletariado kkkkkkkkk
 
É rs porquê não os chineses sempre fazem isso aí mete um selo CE China Export rs pelo menos dá pra fazer uma graninha quanto custa um termostato no Br uns 150$ se vc vender 10unidades já da pra passar o mês né kkkkk

Mais intenda bem o processo e tals pra ficar seguro rs.

Pelo menos seria o que eu faria kkkk pra mim vale tudo menos ser proletariado kkkkkkkkk
Tem termostato sendo vendido por menos de 30r$ , já vem com um visor que mostra a temperatura atual e e facilmente configurável, duvido vc bater a concorrência com algo tão simples e caseiro assim, não compensa nem se for pro uso própio, não e tão fácil bater os chinas com a indústria avançada e com mão de obra barata que eles tem.
 
não e tão fácil bater os chinas com a indústria avançada e com mão de obra barata que eles tem.
 Tipico pensamento de quem enxerga o mundo pelas lentes da matrix.

Primeiro que esse cara que esta vendendo por esse preço deve estar vendendo tao barato porque quer queimar stock

Segundo ninguém ta falando de competição com chines e sim cooperação.

Terceiro desse jeito que eu estou falando voce iria ser a própria mao de obra, sendo assim você não precisaria pagar alguém e acima disso ganhar lucro encima disso.

Voce nunca deve ter feito algo assim ne ? fala com puro desconhecimento de causa.

E tem uma galera falando nos comentários que esse termostato não aguenta nem 40watts e ainda eh a rele, que facilmente funde o contator. e ainda corre o grande risco de devido o contator fundido nao conseguir desligar a carga

Screenshot from 2023-05-25 19-05-39.png


E se esse seu raciocínio fosse 100% real esse termostato de 200 reais não teria vendido mais de 1000 unidades
Screenshot from 2023-05-25 19-09-53.png
 
Última edição:
Acredito que a melhor forma de aquecer seja a circulação interna de ar quente, conectada a um termostato.
 
 Tipico pensamento de quem enxerga o mundo pelas lentes da matrix.

Primeiro que esse cara que esta vendendo por esse preço deve estar vendendo tao barato porque quer queimar stock

Segundo ninguém ta falando de competição com chines e sim cooperação.

Terceiro desse jeito que eu estou falando voce iria ser a própria mao de obra, sendo assim você não precisaria pagar alguém e acima disso ganhar lucro encima disso.

Voce nunca deve ter feito algo assim ne ? fala com puro desconhecimento de causa.

E tem uma galera falando nos comentários que esse termostato não aguenta nem 40watts e ainda eh a rele, que facilmente funde o contator. e ainda corre o grande risco de devido o contator fundido nao conseguir desligar a carga

View attachment 210228


E se esse seu raciocínio fosse 100% real esse termostato de 200 reais não teria vendido mais de 1000 unidades
View attachment 210229
Seu argumento nao faz sentido, primeiro vc fala mal de um produto de 30 reais que já esta entregando muito pelo preço, obvio que é um produto sucetível a muitas falhas e nao é destinado ao uso profissional, mas pra um robie ou um pequeno cultivo para consumo próprio, serve muitíssimo bem. Depois vc quer comparar o seu produto simplificado (que vc deu o modelo de como construir em poucas palavras ali em cima) com esse termostato de 200 pila ai do ML(que é muito mais elaborado), vc realmente acha que da pra fazer isso sozinho? sem uma grande cadeia de produçao cada unidade "artesanal" dessas ficaria extremamente cara e impraticável no mercado.
 
Não fica perfeito, mas ajuda. O tube in tube é a melhor opção, mas teria que comprar outra caixa e melhorar a troca de ar, o trabalho aumenta.

Sim, precisaria medir a distância que ficasse boa a temperatura, ligar só no período mais frio, teria que testar.



Sim, já fiz com o aquecedor de aquário, tube in tube, lâmpada e ar condicionado.
O tube in tube é o mais "natural", que não bagunça a umidade. A garrafa também não afeta muito.
A lâmpada pode aumentar a evaporação, o que pode ser bom, mas precisa ficar de olho pra não secar.

O ar condicionado tira bastante umidade e fica muito caro esquentar o quarto inteiro pra uma caixa de 20 litros...

Aliás, a maioria dos meus cultivos eu não usei nenhuma forma de aquecer, mesmo no inverno.
Ele demora um pouco mais para frutificar, mas frutifica.
Legal, vou dar uma testada com o tube in tube, até agora tudo estável com as 5 caixas, eu meti a mão no bolso e comprei alguns termostatos e está por volta dos 23 Cº ainda bem tranquilo mas também não chegou no frio mais forte.

Tambem estou testando diversas fontes de aquecimento pra ver qual é a melhor custo benefício, a placa veio quebrada então reembolsei, também encomendei uma lampada pra testar.

Até agora só cai abaixo de 19 quando eu abro a caixa pra troca de ar + hidratação.
 
Seu argumento nao faz sentido, primeiro vc fala mal de um produto de 30 reais que já esta entregando muito pelo preço, obvio que é um produto sucetível a muitas falhas e nao é destinado ao uso profissional, mas pra um robie ou um pequeno cultivo para consumo próprio, serve muitíssimo bem. Depois vc quer comparar o seu produto simplificado (que vc deu o modelo de como construir em poucas palavras ali em cima) com esse termostato de 200 pila ai do ML(que é muito mais elaborado), vc realmente acha que da pra fazer isso sozinho? sem uma grande cadeia de produçao cada unidade "artesanal" dessas ficaria extremamente cara e impraticável no mercado.
Amigão eu não sei porque você insiste em refutar algo que provavelmente não esta na sua área de conhecimento.

Entao você acha que os chineses estão vendendo no mercado livre ? ou alguém em cooperação com os chineses esta REVENDENDO os produtos ?

Ou seja para esse empresario chines ter lucro ele tem que pagar os funcionarios, vender a um preço acessível para revenda, para ai ter lucro !

O que eu estou propondo eh cortar todo esse processo, para quebrar o monopólio, eu digo pequenos produtores ou pico produtores.

Enfim esse conteúdo que eu propus aqui eh valioso eu poderia facilmente cobrar uma grana por isso sabe.

E por isso eu nao vou dar a exata receita tudo mastigado porque eh assim que eu faco grana you know.

E eu nem sei porque eu tou debatendo tanto com um cara que nao deve saber nem como polarizar um transistor, quicas ligar um led, sem arrogância sinceridade.

Você acha que esse cara esta fabricando ate mesmo o display de led rs ?

Enfim fim de papo, para mim encerra aqui, se quiser ficar com a ultima palavra, meus melhores comprimentos 宜しくおねがいします。

Essa peca aqui foi feita em impressora ou numa injetora plastica ?!

Impressora !!!

Ou seja agente ja esta nessa epoca que pecas impressas feita o acabamento ficam impossível de se ver a diferença de uma peca feita na injetora

E nao copiem minha ideia em :mad:
Screenshot from 2023-06-01 09-02-38.png
 
Última edição:
Back
Top