Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pimeiro cultivo - Puerto Rico

Diário de cultivo completo.

Psilocybe Cubensis

Strain: Puerto Rico

Esse cultivo vai seguir junto com o Pink Buffalo, que tb é a primeira vez. (https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-indoor-thai-pink-buffalo.10396/).
são eles:
cultivo.png
Enquanto o Pink Buffalo eu optei por PF TEK, nesse aqui farei spawn com o milho, era pra ter sido centeio, mas aqui na cidade não tinha grãos dessa vez! Com spawn do milho farei um monotube utilizando vermiculita e pó de fibra de coco.

Características:

Origem: Porto Rico
Dificuldade: Fácil-Moderada
Tamanho: Pequeno
Taxa de Crescimento: Média-Rápida
Coletada nas florestas de Porto Rico, próximo à cidade de Canovanas, localizada no nordeste da ilha. Tem sido notada pela sua potência. Relatos indicam essa Strain de cubensis como a mais potente, de forma significativa. Essa Strain pode ser teimosa para alguns. É lenta pra frutificar, mas eles virão! Frutos potentes, mas pequenos. Micélio extremamente Rizomórfico. Colonizador muito agressivo. Chapéu bastante grande que deposita prints escuros.
porto-rico05.jpg

>>TINDALIZAÇÃO DO MILHO:
Aqui foi usada essa técnica do Mauricio: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
(obs: utilizei carbonato de calcio).

>> PREPARAÇÃO DOS COPOS COM O MILHO:
Depois de 3 dias tindalizando, o milhos foram colocados em 4 copos de whisky. Utilizei um pouco de vermiculita no fundo dos copos para absorver excesso de água. Tornei a vedar os copos com papel alumínio e fazer 4 furos para o vapor circular e tampei com uma terceira camada de papel alumínio, porém sem vedar, sei tb que não é o aconselhável vedar, já me orientaram sobre isso, mas sem suporte de fundo de panela o pano vai jogar água dentro dos copos e encharcar tudo. Pretendo elaborar um suporte para o fundo da panela, pois não quero trocar os copos de whisky, eles que são muito resistentes.

>>ESTERILIZAÇÃO EM PP:
Aqui usei a recomendação do Arcturus, consegui baixar o fogo no limite, porém ainda assim tive que interromper a esterilização nos 50 minutos, pois a água estava no limite. (obs: utilizei novamente a toalha no fundo da panela, mas não to curtindo mais, até pq além de ser mais perigoso tem deixado um cheiro estranho de pano nos copos).

>>INOCULAÇÃO POR MEIO DE CULTÚRA LÍQUIDA: (24/08 às 14h)
1. Aguardei a panela esfriar por 12 horas. (Não foi possível aguardar o tempo de 24 horas).

2. Abri a panela, retirei os copos, não houve excesso de água no fundo dos copos, iniciei então o processo de inoculação. Já ao injetar no primeiro furo veio um problema, a agulha entupiu, não ia nem a pau. Retirei a agulha e injetei direto da seringa, assim desceu tranquilo, porém não deu pra injetar encostado na parede dos copos. Tapei os furos com fita micropore e em seguida vedei com fita isolante porque eles seriam colocados em local aberto e ventilado. Estou ciente que no procedimento da inoculação eu quebrei vários padrões e que isso poderá comprometer o cultivo.

O resultado final foi esse:

4copos_pr.png milho_PR.png

A temperatura ambiente aqui está assim:
Manhã: 23 à 26
Tarde: 26 à 29
Noite: 26 à 27
Madrugada: 22 à 24

Durante a tarde estou ligando o ventilador pro rumo dos copos pra dar uma resfriada nos vidros.
Agora é só aguardar e torcer pra que apesar de toda lambança não ocorra nenhuma contaminação.

Não ha necessidade desse ventilador! A temperatura esta tolerável.

Não se prenda so a biblioteca! invista um pouco do seu tempo lendo a seção "Diários de cultivo" pra ter uma noção "na pratica".

Última edição:
Não ha necessidade desse ventilador! A temperatura esta tolerável.

Não se prenda so a biblioteca! invista um pouco do seu tempo lendo a seção "Diários de cultivo" pra ter uma noção "na pratica".
É Arcturus... dessa vez foi lambança total. Não vai acontecer de novo. :ressaca: Depois dessa o micélio terá que ser muito guerreiro pra superar as adversidades da vida que eu criei pra eles. :teo_ninja:

27/08:eba::D
@Arcturus @AshtarSherry
Boas notícias. o micélio vem colonizando há 3 dias. Nunca ví micélio de cubensis, porém eles tem desenvolvido justamente no rumo dos furos por onde injetei a CL, então creio que seja os Porto Riquenhos hehehe. Seguem as fotos:
4copos.png copo1.png copo2.png copo3.pngcopo4.png

Outra coisa, a temperatura aqui depois das 12:00 vai subindo de 26 até 29,8 graus até às 18 horas. Depois das 18 horas ela cai pra 28 e vai baixar só depois das 9 da noite para 27 graus. Os meus copos estão incubando em ambiente aberto justamente por causa do calor. Andei vendo em tópicos que o pessoal, quando utilizam incubadora, costumam colocar pedras de gelo ou garrafa de gelo dentro da caixa onde estão os copos pra baixar a temperatura. Estou congelando água em uma garrafa, e pretendo colocá-la dentro de uma caixa de isopor com os copos. Concordam com a idéia ou têm alguma outra solução?:idea:

Última edição:
Comece a se preocupar quando a temperatura passar dos 30°, por enquanto esta tolerável.
Eu larguei mão mesmo de mexer na temperatura, até pq a máxima aqui ta dando 29, a mínima uns 23. Coloquei eles dentro de uma caixa de papelão e estão no armário. Concordo c/ vc, a temperatura não está tão zoada assim pra ficar inventando moda! :)

Monotube do vídeo que vc fez, @RainSpirit :) sem complicação!
>>>AJUDA URGENTE!!
Pessoal é o seguinte, voltei de viagem e os copos estão totalmente colonizados. O que me preocupa é que os 4 copos estão com partes do micélio amareladas. Estou postando as fotos e conto com a ajuda de vcs pra eu saber se é contaminação ou se é o tal do "stress" do micélio, pois se isso for normal, pretendo fazer o monotube amanhã de manhã (30/09). Outra coisa, a temperatura ambiente aqui ta batendo 32 graus, o que posso fazer pra baixar essa temperatura quando eu fizer o monotube? ah, to aproveitando tb pra postar fotos da CL que fiz desse Porto Rico, sei que por foto é complicado mas se possível queria uma opinião! :fotos::coffee:

coposa1.png copo1.png copo2.png copo3.png copo4.png copoa1.png copoa2.png copoa3.png :)

>>>AJUDA URGENTE!!
Pessoal é o seguinte, voltei de viagem e os copos estão totalmente colonizados. O que me preocupa é que os 4 copos estão com partes do micélio amareladas. Estou postando as fotos e conto com a ajuda de vcs pra eu saber se é contaminação ou se é o tal do "stress" do micélio, pois se isso for normal, pretendo fazer o monotube amanhã de manhã (30/09). Outra coisa, a temperatura ambiente aqui ta batendo 32 graus, o que posso fazer pra baixar essa temperatura quando eu fizer o monotube? ah, to aproveitando tb pra postar fotos da CL que fiz desse Porto Rico, sei que por foto é complicado mas se possível queria uma opinião! :fotos::coffee:

View attachment 74175 View attachment 74168 View attachment 74169 View attachment 74170 View attachment 74171 View attachment 74172 View attachment 74173 View attachment 74174 :)

Esse "stress" pode ser gerado por uma reação a contaminantes. Mas nesse caso não é possivel visualizar nenhum contaminante. Pode ter sida causado pela alta temperatura.

Então fique tranquilo.

Nas fotos não percebi manchas amareladas. Pelo que pude notar o micélio não colonizou densamente o milho.

Última edição:
O micélio está lindo, o amarelado é excreção micelial, bastante comum especialmente com substrato um tanto oleaginoso. Vai fundo que isso vai render bem! E a CL também parece saudável.

Foram 5 semanas de colonização. Quando vc diz que não colonizou densamente vc quer dizer que foi uma colonização "de leve"? Mas ja da pra fazer monotube?
Nao posso te garantir nada, mas aparentemente tem um micelio bem ralo sobre aquelas partes em que o milho aparece. Talvez seja por falta de ar ou excesso de água, cabe a você analisar a olho nu.

Esse "stress" pode ser gerado por uma reação a contaminantes. Mas nesse caso não é possivel visualizar nenhum contaminante. Pode ter sida causado pela alta temperatura.
Então fique tranquilo.
>> Excelente notícia amigo! Tem algum macete p/ baixar temperatura?

Pelas fotos, parece que está frutificando dentro dos copos.
Monte logo o bulk, ok
>>ok, será feito amanhã (30)

O micélio está lindo, o amarelado é excreção micelial, bastante comum especialmente com substrato um tanto oleaginoso. Vai fundo que isso vai render bem! E a CL também parece saudável.
Legal, agora sei o que é excreção micelial na prática!

Nao posso te garantir nada, mas aparentemente tem um micelio bem ralo sobre aquelas partes em que aparece o milho. Talvez seja por falta de ar ou excesso de água, cabe a você analisar a olho nu.
Nesse caso eu arriscaria que é falta de ar pq a vermiculita no fundo não está com excesso, e nem o milho. :)

Última edição por um moderador:
Estou postando as fotos e conto com a ajuda de vcs pra eu saber se é contaminação ou se é o tal do "stress" do micélio,

Para mim o micélio está ótimo. E acho que tem pelo menos um pin sim. No quarto copo.

Back