- 18/04/2020
- 484
- 15
- 42
Este tópico é para discussão geral do diário "Carimbo adormecido". Participe da discussão aqui.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Hahah boa @ExPoro eu achei que seria 2:2:1 de água. E acrescentei 1 de água e ficou muito seco fui adicionando aos poucos e acabou dando 2 copos de águaEu não me atenho muito a detalhes fora da PF Tek padrão, mas observei sua proporcionalidade de 2:2:2.
Cheguei à conclusão matemática, após complexas simplifcações, que também funcionaria 1:1:1 kkkkk
Brincadeiras à parte, essa é a proporção que costumam usar nessa receita, ou você mesmo deduziu? A mistura ter dado o ponto certo de umidade é um bom sinal.
Bora ver esses bolos colonizarem.
Valeuuuu @gldtn agora é esperar e torcer pra ter dado tudo certo no caminhoBoa sorte!
Hoje dia 08/05 fui. Eu os potes, antes de ontem acabei esquecendo o aquecedor ligado na incubadora e hoje apareceu essas manchas brancas.
View attachment 204861
E agora?
Micélio ?
Contaminação?
View attachment 204870View attachment 204871View attachment 204872View attachment 204873
Salveee. Hoje estão mais com cara de micélio.Inconclusivo. Como estão depois de 48h da eclosão? Pode mandar novas fotos?
Habemus Micelium!!!!!!!!!!!!!
Simmmm hoje estão mais bonitos ainda.Habemus Micelium!!!!!!!!!!!!!
Hahah tem sim. Mas se seguir a risca os tutorias do Teo. Tenho certeza que vai conseguir. Tendo a seringa o restante fica mais fácil.Minha nossa. Como tem bastante etapas já me deu um frio na barriga de pensar em começar. Só tenho a seringa e os potes. A vermiculita sempre vai então. Mesmo sendo essa farinha ou a farinha arroz?
Obrigada
Sim já vi vários tutoriais aqui. Aprendi muito. Mas não sei se ainda estou pronta. Tem uma amiga que já cultivou. Ela vai vir fim de semana me ajudar a fazer meu primeiro cultivo. Vamos ter que comprar todos os ingredientes primeiro. A panela de pressão eu tenho e os potes também. A seringa está pronta. Tenho duas. Acho que vai ser suficiente. Ainda não sei quantos potes vamos fazer.Hahah tem sim. Mas se seguir a risca os tutorias do Teo. Tenho certeza que vai conseguir. Tendo a seringa o restante fica mais fácil.
A vermiculita vai sim, seja na farinha de arroz ou na de quibe. Ela que segura à umidade. A receita muda um pouco de farinha pra farinha. Sugiro começar com a de arroz mesmo. Seguindo as receitas que já tem aqui no site.
Se você já tem a seringa e os potes. Basta comprar o arroz e a vermiculita, uma coisa importante também o micropore para fechar os furos e papel alumínio.Sim já vi vários tutoriais aqui. Aprendi muito. Mas não sei se ainda estou pronta. Tem uma amiga que já cultivou. Ela vai vir fim de semana me ajudar a fazer meu primeiro cultivo. Vamos ter que comprar todos os ingredientes primeiro. A panela de pressão eu tenho e os potes também. A seringa está pronta. Tenho duas. Acho que vai ser suficiente. Ainda não sei quantos potes vamos fazer.
Oi @Rico minha amiga não conseguiu vir aqui em casa. Então resolvemos adiar para o outro finde. Vou começar com a farinha de arroz mesmo. A maioria das receitas que vi aqui no fórum são com o arroz. Então vou no que já está certo.Se você já tem a seringa e os potes. Basta comprar o arroz e a vermiculita, uma coisa importante também o micropore para fechar os furos e papel alumínio.
2 seringas da pra inocular bastante potes. Na média que você vai usar 0,3ml por furo. E 2 a 3 furos por pote. Uma seringa de 10ml já da pra inocular uns 10 potes.
O restante são materiais de cozinha, PP e álcool para desinfetar os utensílios antes.
Seguindo a receita padrão Pftek e assepsia bem feita. Não tem erro.
Depois ver o terrário que você vai usar.
Uma boa sorte
Boa tarde @Turmalina eu também acho melhor você começar com a receita padrão do Pftek. Com farinha de arroz integral mesmo. Depois de fazer e conseguir êxito você pode tentar mudar as receitas fazendo alguns testes.Oi @Rico minha amiga não conseguiu vir aqui em casa. Então resolvemos adiar para o outro finde. Vou começar com a farinha de arroz mesmo. A maioria das receitas que vi aqui no fórum são com o arroz. Então vou no que já está certo.
Nós estamos pensando em fazer os potes pftek primeiro e depois enquanto deixamos eles guardados, ainda não temos incubadora. Vamos deixar em uma caixa de sapato dentro do guarda roupa. E daí depois que eles derem certo nós vamos ver o terrário.
Tenho aqui em casa duas caixas organizadoras. Mas elas são coloridas. Será que tem algum problema?
Fiz por escolha esse @ExPoro nos últimos acabei não fazendo e percebi que no meio do caminho estavam muito secos.
Muito obrigada pelas dicas amigo. Ainda não consegui começar. Estava fora por uns tempos. Logo mais eu volto.Boa tarde @Turmalina eu também acho melhor você começar com a receita padrão do Pftek. Com farinha de arroz integral mesmo. Depois de fazer e conseguir êxito você pode tentar mudar as receitas fazendo alguns testes.
Já usei a caixa de papelão dentro do guarda roupa. Eu enrolei ela ainda em um saco de lixo preto. Ajuda a manter mais o calor
O terrário precisa ser transparente para receber a luz indireta. Os coloridos não são muito indicados para isso. Tem umas técnicas com garrafa pet bem fáceis para usar. Cabe um bolo em cada. Esse é o problema.