Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pf tek em Saco com Filtro?

Trevis

Primórdia
Membro Ativo
20/09/2016
174
24
Fala pessoal!

Tentei usar o saco com filtro para colonizar a boa e velha mistura de FAI/Verm/Água da PfTek mas deu errado, por um motivo óbvio; estava úmido demais. :cartaovermelho:

saco-com-filtro-para-cogumelo-D_NQ_NP_334025-MLB25360241010_022017-O.jpg

Ainda assim fico me perguntando, se estive nas proporções adequadas, teria realmente dado certo? Algo em especial que se deva fazer pra isso ocorrer?

Obrigado !
:ler:
 
Nossa, verdade! :oops: me desculpe.. Mas de qualquer modo tiveram outros tópicos em que usaram pra esse fim.. talvez esse filtro seja maior que o necessário.. talvez se tentasse fechar um pouco, quem sabe..
 
Tentei usar o saco com filtro para colonizar a boa e velha mistura de FAI/Verm/Água da PfTek mas deu errado, por um motivo óbvio; estava úmido demais. :cartaovermelho:
:ler:

Exatamente como que não deu certo a colonização? Chegou a colonizar? Contaminou? Diga mais. :coffee:

É estranho ter problema de excesso de umidade usando a receita PF Tek padrão. Em essência não há diferença colonizar num saco ou num recipiente rígido: normalmente vai haver retenção da umidade e condensação nas laterais em certo momento, até que pelo menos os bolos comecem a ficar secos.
 
O que aconteceu foi que além deu ter deixado a mistura mais úmida que deveria (falha consciente) eu enchi demais os sacos, e ficou apertado dentro da panela de pressão. Provavelmente entrou água pelo filtro ou por cima (apesar de quase 100% lacrado), eu vi saindo água pela válvula de emergência da panela.

No final das contas, ficou muito molhado dentro, o arroz se abriu no processo de esterilização, ficou feíssimo. Com o tempo, mexendo demais, mudando o lugar de incubação, tirando o ar de dentro pra sentir o cheiro, acabou entrando alguma infecção que se aproveitou da falta de colonização e o excesso de umidade...

Vou tentar agora de tarde fazer outro saco deste, com menos quantidade, e dessa vez com minha amada vermiculita ao invés de pó de fibra de coco.
 
Última edição por um moderador:
Isso. Faz a receita conforme passado e não abra jamais os sacos durante a colonização antes de esta ter sido finalizada totalmente. :coffee:
 
Back
Top