Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PF Pet Tek - Australian - 14º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Resolvi fazer um diário desde a inoculação e incubação desta vez! :descalco:

1 - Histórico prévio dos bolos

Pois bem, eu inoculei estes benditos bolos PF (receita padrão) no dia 4 do mês anterior com seringas de micélios MDK e Porto Rico, e até ontem nada de pinarem (um mês e 15 dias depois)! Apenas um dos bolos então inoculados contaminou, o que foi relatado neste tópico :teo_seta_direita: Contaminado - Parece cubensis mas coloniza rápido menos nos pontos de inoculação.

Não sei se considero a inoculação anterior um cultivo falho... mas como aproveitei os bolos pra esse cultivo, tá valendo. :p

2 - E agora o que fazer com eles?

Após um papo no chat aqui do fórum (se não me engano), foi-me dada a ideia de que eu podia re-esterilizar em PP pra matar o que tivesse de micélio vivo dentro, e então eu poderia fazer uma nova inoculação. "Que ideia boa! Nem preciso refazer o substrato!" :eba:

3 - Os 5 bolos foram então pra PP ontem
Ficaram lá, tempo padrão.

O mais interessante de tudo: :!: pela primeira vez botei os bolos na PP com uma fita de micropore tapando os buraquinhos. Antes eu colocava já lacrado com fita isolante, mas com os dois buracos em cima no alumínio abertos. Desta vez vi que com a fita micropore, os alumínios apenas estufam, não rasgam. Então, ficou ainda mais prático na hora de inocular, porque não precisei colocar os micropores nos furos antes de inocular com a agulha.

Mais uma redução de trabalho. ;)

E então finalmente chegamos na...

4 - Inoculação dos 5 bolos

Foi um total de 5 bolos inoculados nesta data (19/05/17), em frente ao fogão, com cerca de 1 ml em cada orifícios (dois pra cada bolo), com esporos de Australian de uma seringa feita em 22/03 deste ano (2 meses atrás):

255.jpg
--> cada vez que faço, fica mais simples. Lembrem-se apenas de nunca - jamais! - manusear álcool 70% na boca do fogão.

5 - E chegou a hora da incubação

Coloquei todos lá na minha geladeira-incubadora:

256.jpg
--> embaixo, a luz acesa para aquecimento da geladeira-incubadora, necessária durante o frio.

-----

Agora é aguardar e eu venho relatando. :bigode: :)

P.S.: esta é a minha postagem de número 2000! :giggle:
 
Última edição:
Salve @ExPoro .
Que alegria poder acompanhar mais um diário do amigo! Muito legal a geladeira!
E parabéns pelos 2k.
 
Atualização - Eclosão dos Micélios - Começo da Colonização

É isso aí! Habemus micelium: :eba:

334.jpg --> acredito que eclodiram ontem, pois só vi hoje, e não anteontem.

:contente:

P.S.: ah, quem foi o membro amigo que me enviou o carimbo dos Australians? Acabou que recebi tanto carimbo no começo do ano que perdi o controle, e não achei nas MPs quem foi que enviou eles. Queria citar o nome aqui no diário. :)
 
Back
Top