Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Peso da vermiculita e fibra de coco?

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
156
5
23
Pessoal, tudo bem? Tô fazendo um teste com pasteurização, mas estou com algumas dúvidas. Alguém sabe me dizer o peso da vermiculita fina e fibra de coco fina? Pq cada lugar que eu vejo fala uma coisa, e eu tenho algumas dúvidas com L que acabam me confundindo. Por exemplo, se eu pegar um recipiente para colocar 500ml de fibra de coco, eu preciso amassar ela pra caber mais? Pq aí seria 500ml?

Enfim, se ficou confuso perdão. Mas queria uma média de quanto equivale 1L de fibra de coco e 1L de vermiculita em gramas. Vi um site que 500g era por volta de 300g, outro dizia que 2L era 250g e por aí vai...

Pelas minhas anotações:

1kg de substrato = 3 bags ou 6 litros

Receita padrão para 1kg de substrato
500g Vermiculita
500g pó de fibra de coco
100g gesso
Água o quanto bastar ( dependendo da marca, lote e armazenamento, o po de fibra de coco pode ter mais ou menos umidade)

Por conta da umidade não uniforme do pó da fibra de coco, pode haver variação no peso
A vermiculita um saco de 100litros tem 12kg, ou seja, cada litro tem 120g

Eu meço todos os ingredientes (menos a água) em grama/kilo, misturo e depois hidrato.
Quando está no ponto e vou montar minhas bags para fazer a esterelização, eu meço em litros, para ficar proporcional aos grãos que tbm meço por volume. E sim, eu dou uma compactada no substrato qnd vou medir, coloco na jarra medidora e com ajuda de um copo ou concha, encho com o substrato dou uma apertada (não muito forte) e coloco mais até ficar na medida.

Última edição:
Back