Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA PF & Milho

Diário de cultivo completo.
Substrato:PFTEK & 1 pote de 500ml de milho
Preparo da Seringa :Comprei uns sacos PP limpei eles com alcool e lysol.Fiz uma gloovebox improvisada coloquei:
o carimbo
duas seringas de 10ml
um pote com alcool.
Algodao esteril.
Potinho de exame esteril!

Inoculação:
Os copos foram inoculados no dia 11/11/07 seguindo todos os padroes de higiene sitados aqui na biblioteca!.
O pote de milho nao ficou pronto a tempo entao foi inoculado no dia 12/11/07..

Incubadora:
Uma Caixa de Isopor de 50 lts + 1 aquecedor de aguario de 0.5 w e uma pet de 2 litros!!
Atem peratura na regiao tem variado de 32 duarnte o dia e 20 durante anoite ..
entao o uso do aquecedor so e necessario anoite !!
A temperatura media e de 29 a 31.
Depois de 5 dias o micelio comecou a aparecer vejo pequenos pontos brancos .
No copo que colonizou primeiro vejo uma mancha verde (duende) ela e bem pequena ( mais nao tenho muita esperanca quanto ao pote).
O pote com milho apresenta um pequeno sinal de micelio na parte inferior do pote !
Hj dia 17/11/07 o micelio ja avancou em quase todos os copos apenas dois ainda nao apresentaram sinais de colonizacao!
Agora vou evitar abrir ele por uns 5 dias pra termos uma colonizacao mais rapida!!

Terrario:Caixa de Isopor de 50 lts.
2 Pacotes de Lan Acrilica.
Tela contra insetos!
Cooler para Pc de 2.4w
Bombinha de aguario de 4lts hora ( to achando pouco )
2 pedras porosas
2kg de argila expandida
6 mts de mangueira 10mm
Bomba better de 280 l/h
Caixa de isopor de 7 ltrs
Regulador de ar
Si eu esqueci algo me perdoem hehehe:rolleyes:

1º. Aqui uma foto vista de cima ..(OBS:Eu ainda vou Esterelizar tudo Novamente)
indisp.png

2º Esses furos la na frente foram feitos e cobertos com 3 camadas de lan acrilica..
+ escapava humidade demais ai fechei novamente e dechei somente um pequeno espaco
indisp.png

3º Vista da parte oposta Abertura com o cooler e + 3 camadas de lan acrilica e tela contra insetos.
indisp.png

4º Nessa tem em detalhe ( si a foto ajudasse ) a saida de ar do cooler ( ainda vai ser trocada essa fita por um silver tape!! :) .. O regulador das duas pedras porosas e as magueiras para refrigeração.
indisp.png

5º Nessa foto ja esta acoplado a caixa de isopor de 7l Nela vai uma bomba better de 280l/h ( nao e muita coisa mais ja deu uma melhorada boa na temp do terrario)
indisp.png

Antes sem essa caixa e as mangueiras a temp nao passava de 25 graus.
Dai coloco um pote desses de sorvete no freezer e dali pra caixa com um pouco de agua .. Consegui 20 graus .. Achei insuficiente.. entao tentei a adicao de alcool na caixa de isopor.. e ai consegui temperaturas em torno de 15 graus por mais ou – 6 hrs .. Os teste com o terrario foram encerrados ..Pelo que notei ele esta em boas condições para a fase de pins e frutificação.
Apesar de nao ter um higrometro pra poder afirmar com mais convicçao.
Borrifafa de 4 em 4 hrs umas 10 apertadas numa bombinha parecida com as de perfumes .( foi comprada somente pra isso ) e ficava tudo com aparencia de bem humido ..E a sencação tbm ..!

7º Tambem foi adicionado um vidro de 20x30 na tampa da caixa!!
indisp.png

8º E assim e como o terrario ficou !!! ( Desculpem a bagunça)
indisp.png

Apos 5 dias estarei atualizadando com fotos dos bolos e do pote com milho !!

Paz e Luz a todos !!!!
Sugestões sao muito bem vindas!!!
 
boa sorte meu garoto !!!

Paz e Luz !!!
 
Sucesso no cultivo e bao viajem..:)
 
Tá com sorte e com técnicas, que é o mais certo! Estamos juntos nessa, vai que é sua!
 
Tá com sorte e com técnicas, que é o mais certo! Estamos juntos nessa, vai que é sua!
Obrigado calango..!!

HJ com 12 dias de inoculação o micelio apresenta cerca de 65% de colonização na maioria dos copos! Tem apenas dois que estao uns 30 %.
Até agora sao 2 copos contaminados, 1 com uma pequenina mancha verde
(duende verde), e outro cuma tonalizacao marron parecida com uma contaminacao que vi num cultivo do nosso amigo mauricio!!
O pote com milho esta cerca de 50 % colonizado!
Notei que o micelio e bem agresivo e estava com fome:)!!
A seringa tinha ficado bem ralinha nem mudou a cor da agua, pode ser por isso que esta demorando a colonizar.

Ontem comecei fazer uns testes com materiais para casing.
Estou querendo utilizar:
Estrume bovino ( Coletado no pasto ja curtido)
Vermiculita
Pó de coco
Gesso (Gypsum) CaSO4. Como corretor.

Fiz a mistura ate obter um bom ponto.
E coloquei numa marmita e foi para PP por 1H.
TBm fiz uma outra marmita colocada no forno por 1H tbm.

Vou efetuar os testes e posto aqui os resultado..
tenho uma pequena impressao que os PESA estao pedindo Estrume..:D
Entao e isso .
Nao tirei fotos para nao expor demas os potes a luz .. daqui 5 dias olho novamente.
Muita Luz para todos :D
 
Fala camarada pconsorte, percebi que gosta de testar seu materiais e isso é muito bom amigo! :)

Quanto custou a sua bomba?
 
pconsorte tome cuidado no uso de substratos nutrientes (estrume) no casing, é como Clorofila fala lá em Minas Gerais: "Isso é danado pra contaniná, sô!"
 
pconsorte tome cuidado no uso de substratos nutrientes (estrume) no casing, é como Clorofila fala lá em Minas Gerais: "Isso é danado pra contaniná, sô!"

Irei Sim!
Vou tomar todos os cuidados e com a ajuda de todos . iremos colher otimos frutos .:D:pos:

Cloro: a Bomba eu ja tinha Do meu "antigo" Aquario.
Mais eu acho que deve estar por volta de 45 a 60 reais!!
Ela e pequena 280/lh. Ate agora com os testes nao notei nehum problema!!

Obrigado :D:pos:

Ainda estou na duvida da quantidade .
Ouvir algo em torno de 10% de VERM e 5% Gesso.
Ainda vou checar isso e posto aqui os resultados!!
 
Opa..
Então para testar o substrato para o casing, eu resolvir fazer o seguinte:
Fiz uma mistura de :
Estrume bovino ( Coletado no pasto ja curtido)
Vermiculita
Pó de coco
Gesso (Gypsum) CaSO4. Como corretor

:!:Obs:O estrume utilizado aqui foi colocado no forno dentro de uma marmita a 180 Graus por uma hora de ficou de repouso no forno ate o dia seguinte.E tbm foi em PP. por 1 hr

Foi feita a mistura de esterco, po de coco, vermiculita, e Gesso ( coloquei algo em torno de 5% da mistura.Coloquei agua ate ficar o dobro do normal de agua.
Depois foi lacrada a marmita e PP Por 1 hr.

23/11
1 Dos potes estava contaminado com fungo verde era uma mancha do tamanho de um "grão" de vermiculita.
Retirei ele dentro de uma glovebox improvisada mais muito bem lacrada, o bolo estava uns 40% colonizado.Descartei uns 10% prox da area contaminado
E fiz uma quentinha( dessas de congelados pequena) coloquei aprox 3 cm de camada preparada e alguns pedacos do bolo quebrado e depois outra camada de substrato e mais uma camada de bolo e por fim uma ultima camada de 2cm
de substrato. como havia sobrado uns 20% do bolo utilizei o resto da msitura so que completando com estreco que havia sobrado muito da esterilizacao.
Nao satisfeito so com 2 marmitas coloquei um pedaco do tamanho de um grao de milho dentro do resto de estrume.
Somente os 2 primeiros foram para incubadora! .O outro dexei em temp ambiente!
25/11
Hj nao aguentei de curiosidade e fui olhar a marmita que so continha estrume>
:eek::eek: O micelio havia triplicado de tamanho. fexei novamente e pensei vou deixar entao o da incubadora mais 2 dias.
Mais ai fui verificar a temp e notei que os copos haviam avancado de tamanho de vido a uns dias quetos sem eu mexer!
Dai olhei uma das marmitas a que continha - micelio adicionado.
E estava linda com o micelio rizoformico avancando pela camada superior!
Dai abri o outro casing que ocntinha + MIcelio.
Estava lindo e com um Cheiro maravilhoso!!!:D:D PArecia Torrone!!! rsrs
Entao resolvi colocar esse hj na geladeira dentro de um ziplock e amanha terrario!!
Esterelizei todo o terrario novamente com Lysol alcool e adicao de H2o2 na agua da argila ..
Temp media do terrario 18 a 25 graus ( nao deixo ultrapassar disso pq sinao e canceira pra abaixar depois!!
Entao e isso pessoal.
Vamos ver no que da esse teste!!!
antes dos copos colonizarem!!!:D
PAz e muita luz a todos:D
Segue abaixo fotos do casing que foi pra geladeira!!( Desculpa pela falta de foco e que usei webcam!)

indisp.png
 
Fala Pconsorte

A mangueira que circula água dentro do terrário deve ficar suspensa.
Resfriar a água que banha a argila diminui bastante sua eficiencia.
A evaporação de água não será suficiente para cria a atmosfera úmida.

Hoje encontrei em loja de ferragem um trilho de polipropileno para gavetas.
É o trilho onde a gaveta corre em móveis.
Colei 10 dentro do terrário, ainda está secando.
Então vou passar a mangueira pelo buracos do trilho.
Vou dar 3 voltas ao redor da parede interna do terrário.

Outra opção é comprar cabide auto-adesiso.
Geralmente dona de casa prende esse cabide no azulejo próximo a pia da cozinha para pendurar abridor de lata e pano de prato.
Eles tem cola que prende no azulejo, mas se não prender no isopor use cola para isopor, que se encontra em papelaria.
Imagem 1021.jpg
 
Fala Pconsorte

A mangueira que circula água dentro do terrário deve ficar suspensa.
Resfriar a água que banha a argila diminui bastante sua eficiencia.
A evaporação de água não será suficiente para cria a atmosfera úmida.

Hoje encontrei em loja de ferragem um trilho de polipropileno para gavetas.
É o trilho onde a gaveta corre em móveis.
Colei 10 dentro do terrário, ainda está secando. Então vou passar a mangueira.

Outra opção é comprar cabide auto-adesiso.
Geralmente dona de casa prende esse cabide no azulejo próximo a pia da cozinha para pendurar abridor de lata e pano de prato.
Eles tem cola que prende no azulejo, mas se não prender no isopor use cola para isopor, que se encontra em papelaria.

Estou indo agora Mesmo no supermercado olhar esses ganchos.
Mais oque fazer com o casing?
Coloco num saco pp esterelizado enquanto faço todo o processo ??..:confused:
Vou aproveitar e esterelizar tudo novamente. pq vem masi casings daqui
2 dias:D
Obrigado
MUita lUz
 
Atualizando..
29/11
Foram montados mais 3 casings.
Pó de coco
estrume
gesso e vermiculita .

02/12

Hj cobri os casings com uma camada de vermiculita humida e esterelizada!
E vou dar o coldshock no terrario pois nao tem espaco na geladeira!!!:confused:
A temperatura do terrario vai se manter em 18 e 21 graus nos proximos dias.
Espero ser o suficiente !!

Setup do terrario atual segue nas fotos.
Adicionei mais um compressor de 40 l!
E subi as mangueiras para nao influenciar na temp da argila .
Mais nao notei diferencas em relacao a humidade .
Em momento algum notei as paredes suadas ou algo do genero!
Segue algumas fotos !! :D

indisp.png

Tem tbm umas fotos do balde que estou fazendo e de alguns bolos que vao para um outdoor!! :)
 
Então Pconsorte, muito lindo tudo isso hein meu gostei da dedicação, viu, a tempera tura que você citou, 18 a 21 graus é para pinagem correto?

O cold-shock no terrário você deve abaixar bem esta temperatura né?!
como está pretendendo fazer?

As paredes do terrário podem não estar suadas ainda, pois ainda não houve acumulo suficiente de úmidade dentro do terrário, talvez mais tempo e comece a formar o suor nas paredes... O verão é foda, atrapalha muito com está de úmidade e temperatura, fica mais complicadinho mesmo!..

Boas vibes para seu cultivo!:):pos:
 
Então Pconsorte, muito lindo tudo isso hein meu gostei da dedicação, viu, a tempera tura que você citou, 18 a 21 graus é para pinagem correto?

O cold-shock no terrário você deve abaixar bem esta temperatura né?!
como está pretendendo fazer?

As paredes do terrário podem não estar suadas ainda, pois ainda não houve acumulo suficiente de úmidade dentro do terrário, talvez mais tempo e comece a formar o suor nas paredes... O verão é foda, atrapalha muito com está de úmidade e temperatura, fica mais complicadinho mesmo!..

Boas vibes para seu cultivo!:):pos:

E verdade figurinha no verao e fogo.. Mais na minha regiao e sempre quente ! e muito!
Eu vi o mauricio dizendo em um topico que poderia ser dado o cold shock no terrario..
Consigo baixar a temp ate 13 graus!!
Mais acho que si eu manter essa temp constante nao terei problemas.
Pelo - eu acho.
Si estiver errado pro favor me corrijam pq esse cultivo tem que sair pro natal hehehehe!!
Pq si precisar tiro tudo da geladeira .. hehehe!
PAz
 
Atualizando!

03/12
Terrario:
Foram feitos 3 furos na espessura de uma caneta na altura da superficie dos casings para saida de co2, foi adicionado lã acrilica nos furos!

04/12
Os primeiros pins de um dos 5 casings apareceram essa madrugada!

05/12
Hj cobri o balde com uma camada de vermiculita mais gesso!
e mandei pra geladeira!! vai ficar la 24 hrs e depois vai ficar na varanda aproveitando que a temp da cidade caiu bastante!!

Por hj e somente isso
Obrigado a todos que participam do diario !!
:D:)
luz a todos!!
 
Bons resultados então !!!

Parabéns até o momento pela dedicação e pelo trabalho realizado !

Muita Paz, Luz e Sucesso por ai !!!
 
Atualizando !
09/12
Colheita do 1° flush de um dos casings!
Eu fiquei imaginando que eles ainda iriam crescer e nao prestei atencao e alguns o veu ja si rompeu!!
Os outros casings 3 apresentam bastante primordias e o outro ja tem 5 pins!
O balde apresenta tbm algumas primordias!

Segue algumas fotos da colheita!
PAz a todos:D

indisp.png
 
Back
Top