Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC AUSTRÁLIA

Diário de cultivo completo.
Preparo do Substrato:
500 gr de arroz integral com casca, quebrado no liquidificador;
vermiculita
água
Coloquei todo arroz processado num pote, a proporção utilizada é 1 medida de arroz, 2 de vermiculita e 1 de água. Despejei tudo numa bacia e amassei com as mãos até obter uma massa bem homogênea. Coloquei num grande pote de 1000 gr 1 cm de vermiculita umedecida, substrato, porém deixe 5 cm para o topo, por cima coloquei outra camada de vermiculita seca, cobri com tampão duplo de papel toalha arramado com barbante, tampão duplo de papel alumínio apenas apertado e procedi a esterilização. em panela de pressão, após atingir o estágio de pressão contei 90 minutos, desliguei o fogo, esperei esfriar antes de abrir. A inoculação procedeu com seringa de CL, desenvolvida com um pedaço de cogumelo de um cultivo anterior, ou seja todos os frutos obtidos são clones. A CL foi preparada com 95 ml de soro fisiológico e 5 g de xarope de dextrose, esterilizada em PP por 10 minutos. Na glove retirei um pequeno pedaço da estipe de um cogumelo e depositei na solução, em 3 dias já havia micélio em 7 dias utilizei para inocular.

Devido ao grande volume do bolo o tempo de colonização foi de 30 dias, antes de completar esse período a colonização parou, então fiz vários furos no tampão, o que acelerou notavelmente o termino da colonização.
Depois de atingir 100% deixei 1 dia inteiro o bolo imerso em água previamente fervida, fiz uma rolagem em vermiculita esterilizada e enviei para o terrário. Os frutos surgiram 7 dias após o aniversário.

substrato: Bolo de arroz/vermiculita
inoculação: CL de pedaço de cogumelo

P1020081.JPG P1020081.JPG P1020082.JPG P1020083.JPG P1020083.JPG P1020084.JPG P1020085.JPG P1020086.JPG P1020087.JPG P1020088.JPG P1020089.JPG P1020090.JPG P1020091.JPG P1020092.JPG P1020093.JPG

Última edição por um moderador:
Lindo cultivo Mauricio. (:
Achei interessante seu terrário com tantos furos... sempre achei que isso fizesse a umidade ficar baixa, mas não parece já que seu cultivo foi bem produtivo.

Conte-nos o segredo, como fez buracos tão perfeitos e uniformes? E o que usou para vedar?

Abraços!! :D

Lindo cultivo Mauricio. (:
Achei interessante seu terrário com tantos furos... sempre achei que isso fizesse a umidade ficar baixa, mas não parece já que seu cultivo foi bem produtivo.

Conte-nos o segredo, como fez buracos tão perfeitos e uniformes? E o que usou para vedar?

Abraços!! :D

O modelo SGFC (Shotgun Fruiting Chamber) é tecnicamente o modelo de terrário mais eficiente e ele tem mais furos ainda, só que menores. Deve ser um efeito semelhante.

Parabéns @Mauricio, belíssima colheita. Muito bonitos.

Cortei o fundo de um tubo metálico de desodorante spray com uma serra de arco. O corte não deforma o tubo, as bordas ficam serrilhadas, então basta marcar as posições na caixa posicionar o tubo e mover num e noutro sentido até perfurar, uma dica é colocar algo de peso dentro do tubo antes de perfurar, pois depois que perfurar, o cilindro de isopor fica presso, basta então sacudir para expulsa-lo.
Usei uma peça hidraulica chamada luva de numero 40 ml, cortei circulos de tela e edredon pus sobre a luva apertei e passei fita adesiva, o mesmo fiz com o lado oposto, depois usei fita de marcar piso (uma fita mais grossa e resistente) e enrolei na luva prendendo firmemente os dois tampões, a luva com os filtros se encaixe bem ajustada no furo feito na caixa, se ficar difícil é só passar uma lixa fina no buraco.
A caixa é de isopor de 170 l, fiz 7 furos em cada lado maior e 5 nos lados menores, totalizando 24 furos, destes 10 estão próximos ao fundo e 14 no meio da caixa. A tampa são 3 seções de vidro 6 mm, unidas com fita marca piso, isso facilita a abertura da caixa, pois o peso da tampa é grande. Toda caixa foi revestida com fita de marcar piso branca, o interior não foi modificado. Utilizo 4 bandejas plásticas com argila expandida e não houve necessidade de bomba para injetar ar, pois os muitos furos fazem uma excelente troca de ar. A umidade é bem elevada, não uso higrometro, mas é visível a condensação na parte interna do vidro.

Última edição por um moderador:
Coé titio, como sempre matando no peito e chutando no ângulo!(:

Maior Austrália que já vi por aqui, mas salvo engano nenhum cultivo que acompanhei eram frutos de clonagem.
Ai justifica o tamanho ignorante desses frutos, deve ter clonado um jumbo hein ô?

Abs,
Thug

Fiz vários carimbos, ainda tenho a CL desse cultivo, logo farei outros.
Obrigado, camarada.

Fiz vários carimbos, ainda tenho a CL desse cultivo, logo farei outros.
Obrigado, camarada.

Lembro de um carimbo de Austrália que parou na minha mão um bom tempo atrás, veio de um bom amigo, lutei com ele, PF, CL, Agar, e por ai em diante, só contaminava. Passei ele pra terceiros, também não conseguiram, chegou o @Mauricio pra botar ordem na strain, valeu meu camarada!

Passei ele pra terceiros, também não conseguiram, chegou o @Mauricio pra botar ordem na strain, valeu meu camarada!

Eu fui um desses que infelizmente, depois de várias tentativas, não obteve sucesso. Mas fiquei feliz que o @Mauricio e outros conseguiram recuperá-la.

Abençoados sejam os dedos azuis do CM! :D

Incrível como os frutos parecem idênticos mesmo pela clonagem!!!

Back