Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização

Dimas00

Esporo
Cadastrado
13/01/2021
2
2
24
Buena's pessoal, meu primeiro tópico aqui, estou começando a técnica de cassing, e fiz minha primeira pasteurização de vermiculita, esterco e borra de café, coloquei uma panela com um pouco de água e uma panela menor com o substrato dentro, deixei 2h em uma temperatura média de 60º a 70º, controlando com um termômetro de alimento, tinha um spaw de milho e de Flocão, misturei tudo em uma marmitex de alumínio de 1l e pus na incubadora, já tem 6 dias que está na incubadora, por enquanto ta indo bem, a strain MDK é bem agressiva.

Acho que estou no caminho certo, porém esse processo de ficar 2h no fogo é chatinho e no Brasil o gás de cozinha está cada vez mais caro, então eu gostaria de saber, se alguém sabe de alguma maneira mais fácil de fazer esse processo, talvez uma maneira de chegar a essa temperatura de forma elétrica, talvez com aquelas panela de pressão elétrica, até autoclave andei pesquisando, pra mim a eletricidade custa mais barato do que o gás de cozinha, se alguém tiver alguma dica de como customizar esse processo ou até deixar mais simples, e também gostaria de saber se estou no caminho certo, estou indo meio que na tentativa e erro, eu acho meio exagerado 2h de fogo, mais foi oq eu achei de conteúdo por aqui.
 
Bom dia.

Se não está tão seco, borrifo água por cima, espero absorver e borrifo mais.
Isso durante uns 3 dias.
Tem que tomar cuidado para não exagerar e deixar acumular água que não será absorvida ou evaporada.

Se está muito seco, cubro tudo com água, deixo o dunk e depois escorro a caixa inteira.
Já vi gente derrubando todo o substrato tirando a água, mas é só tomar cuidado.


Pra mim,.o jeito mais fácil de pasteurizar bulk (pequena quantidade) é no microondas.
A técnica do @tupy são 3 sessões de 10 minutos.
Deixa 10 minutos, espera esfriar, mais 10....

Na pressa, já deixei só 10min e não tive problemas, mas não recomendo.

O substrato não pode ir seco no microondas, se não derrete plástico ou queima o prato do microondas.

---------

Outra alternativa, para mais substrato, é pegar uma caixa térmica, colocar o substrato e jogar água fervente em cima dele (até cobrir).
Fechar e deixar até o outro dia.
Depois tirar o excesso de umidade.

--------

A última que conheço e mais trabalhosa é utilizar uma panela com o termômetro culinário e manter a temperatura em 60 por algumas horas.
Nunca fiz essa, porque nunca tive necessidade de tanto trabalho.

---------------

E tem as formas como pasteurizam para comestíveis, que são em maior escala.
 
Agora eu estou com uma dúvida.
Eu pretendo fazer um monotube e pretendo utilizar vermiculita e fibra de coco como substrato.Eu posso fazer o processo pela panela de pressão igual quando vou esterilizar o bolo pk tek ?
 
Agora eu estou com uma dúvida.
Eu pretendo fazer um monotube e pretendo utilizar vermiculita e fibra de coco como substrato.Eu posso fazer o processo pela panela de pressão igual quando vou esterilizar o bolo pk tek ?

A ideia da pasteurização é não esterilizar o substrato, para eliminar apenas microorganismos nocivos ao cultivo, que não sobrevivem nessa faixa de temperatura 50-70°C.
Esses organismos inofensivos continuam no substrato, ocupando espaço para que outros esporos/bactérias não se desenvolvam ali.
Quando coloca o spawn, ele não é um esporo ou bactéria, mas um organismo completo e em quantidade significativa, assim, ele domina o substrato tranquilamente.


Se você esterilizar o substrato, ele estará limpo, totalmente aberto ao que cair ali.
Outros contaminantes dominantes podem se desenvolver.

Pelo menos essa é a teoria nas indústrias que utilizam a pasteurização (incluído o cultivo de cogumelos comestíveis mais rústicos)

No caso da vermiculita, é indiferente, ela é inerte. Você não precisaria fazer nenhum processo com ela, além de umidificar.

O pó de coco, que é o mais utilizado em bulk, precisa ser hidratado para render o seu máximo.
Então, unindo a hidratação com a pasteurização resolve dois problemas de uma só vez.
Mas o pó de coco ainda não depende tanto da pasteurização, não é tão nutritivo quando esterco, por exemplo.

Se você for trabalhar com esterco, húmus ou qualquer substrato muito nutritivo, vai perder ele com a esterilização.
Não tem como evitar que contaminantes caiam durante o spawn e eles adoram esses substratos cheio de água e nutrientes e alguns são mais rápidos que o cubensis.

Praticamente, nunca testei.
Esterilizar me daria muito mais trabalho e consumo de tempo do que a pasteurização.
Mas vai para a minha lista do que testar quando tive tempo.
 
Buena's pessoal, meu primeiro tópico aqui, estou começando a técnica de cassing, e fiz minha primeira pasteurização de vermiculita, esterco e borra de café, coloquei uma panela com um pouco de água e uma panela menor com o substrato dentro, deixei 2h em uma temperatura média de 60º a 70º, controlando com um termômetro de alimento, tinha um spaw de milho e de Flocão, misturei tudo em uma marmitex de alumínio de 1l e pus na incubadora, já tem 6 dias que está na incubadora, por enquanto ta indo bem, a strain MDK é bem agressiva.

Acho que estou no caminho certo, porém esse processo de ficar 2h no fogo é chatinho e no Brasil o gás de cozinha está cada vez mais caro, então eu gostaria de saber, se alguém sabe de alguma maneira mais fácil de fazer esse processo, talvez uma maneira de chegar a essa temperatura de forma elétrica, talvez com aquelas panela de pressão elétrica, até autoclave andei pesquisando, pra mim a eletricidade custa mais barato do que o gás de cozinha, se alguém tiver alguma dica de como customizar esse processo ou até deixar mais simples, e também gostaria de saber se estou no caminho certo, estou indo meio que na tentativa e erro, eu acho meio exagerado 2h de fogo, mais foi oq eu achei de conteúdo por aqui.
Boa irmãozão na paz, esse processo de pasteurização que vc fez, foi uma forma agressiva, porém é mais rápida, geralmente eu não deixo passar dos 60graus pq alguns termofilos morrem acima dessa temperatura, mas faço pasteurização de pelo menos 12hrs... Enfadante
 
Buena's pessoal, meu primeiro tópico aqui, estou começando a técnica de cassing, e fiz minha primeira pasteurização de vermiculita, esterco e borra de café, coloquei uma panela com um pouco de água e uma panela menor com o substrato dentro, deixei 2h em uma temperatura média de 60º a 70º, controlando com um termômetro de alimento, tinha um spaw de milho e de Flocão, misturei tudo em uma marmitex de alumínio de 1l e pus na incubadora, já tem 6 dias que está na incubadora, por enquanto ta indo bem, a strain MDK é bem agressiva.

Acho que estou no caminho certo, porém esse processo de ficar 2h no fogo é chatinho e no Brasil o gás de cozinha está cada vez mais caro, então eu gostaria de saber, se alguém sabe de alguma maneira mais fácil de fazer esse processo, talvez uma maneira de chegar a essa temperatura de forma elétrica, talvez com aquelas panela de pressão elétrica, até autoclave andei pesquisando, pra mim a eletricidade custa mais barato do que o gás de cozinha, se alguém tiver alguma dica de como customizar esse processo ou até deixar mais simples, e também gostaria de saber se estou no caminho certo, estou indo meio que na tentativa e erro, eu acho meio exagerado 2h de fogo, mais foi oq eu achei de conteúdo por aqui.
Da para fazer um "produtor" de gás natural que usa restos orgânicos da própria casa. Inclusive acredito que dê para usar os substratos usados. Estou pensando em fazer no futuro. Mas como vou começar agora, antes vou me testar para ver se tenho habilidade para cultivar cogumelos.
 
Salvee! saudações...
Galera vi um vídeo no youtube esses dias falando da pasteurização no balde com tampa e água fervente.
Alguém aq já fez???
Estou pra testar.

Me pareceu bem simples e economiza gás.

- Seria só ferver a água (mais ou menos 400ml) para 1litro de substrato (geralmente pó de coco, vermiculita e esterco), colocar no balde, misturar bem rapidamente e tampar.
- Esperar esfriar e utilizá-lo.
 
Salvee! saudações...
Galera vi um vídeo no youtube esses dias falando da pasteurização no balde com tampa e água fervente.
Alguém aq já fez???
Estou pra testar.

Me pareceu bem simples e economiza gás.

- Seria só ferver a água (mais ou menos 400ml) para 1litro de substrato (geralmente pó de coco, vermiculita e esterco), colocar no balde, misturar bem rapidamente e tampar.
- Esperar esfriar e utilizá-lo.

Sim, é comum.
Pelo menos com pó de coco (aqueles prensados).
Com o pó de coco solto pode ser mais difícil acertar a quantidade de água.

Com esterco nunca vi dessa maneira.
 
Salvee! saudações...
Galera vi um vídeo no youtube esses dias falando da pasteurização no balde com tampa e água fervente.
Alguém aq já fez???
Estou pra testar.

Me pareceu bem simples e economiza gás.

- Seria só ferver a água (mais ou menos 400ml) para 1litro de substrato (geralmente pó de coco, vermiculita e esterco), colocar no balde, misturar bem rapidamente e tampar.
- Esperar esfriar e utilizá-lo.
Passando pra deixar abaixo, imagens do sucesso da minha pasteurização com água fervente no bulk de pó de coco com vermiculita (já comprei misturado) e esterco curtido.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.31.57.jpeg
    WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.31.57.jpeg
    248 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.42.jpeg
    WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.42.jpeg
    263.6 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.42 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.42 (1).jpeg
    175.5 KB · Visualizações: 28
Passando pra deixar abaixo, imagens do sucesso da minha pasteurização com água fervente no bulk de pó de coco com vermiculita (já comprei misturado) e esterco curtido.

Cogumelos parecem bem alimentados, daqui a pouco começam a jogar basquete com esse tamanho
 
Back
Top