Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização para casing funciona?

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
156
5
23
Olá, pessoal. Tudo bem? To com um spawn de milho aqui com Cambodian, como é só um spawn pequeno, vou fazer um casing. Queria saber se tem algum problema fazer pasteurização do substrato para a montagem da marmita, ou se precisa ser esterilizado para esse método de cultivo.

O substrato nutritivo será esterilizado, inoculado e quando estiver completamente colonizado você monta o casing, Que nada mais é que espalhar esse substrato colonizado, cobrir com vermiculita e aguardar mais alguns dias para o micélio colonizar essa camada.

A partir do momento que o substrato nutritivo estiver completamente colonizado você não precisa mais de um ambiente estéril. Eu uso a vermiculita direto do pacote para montar meus casings.

A princípio, não vejo como fazer com pasteurização no casing (inclusive acho bem mais difícil pasteurizar).

Olá, boa noite. Talvez eu tenha me equivocado nos nomes das técnicas. Mas eu quis dizer de pegar uma marmita de 1L por exemplo, e ali dentro colocar substrato (por exemplo, vermiculita e fibra de coco) e posteriormente colocar os grãos colonizados ali para colonizar toda a marmita. Nesse processo, a vermiculita e a fibra de coco podem ser pasteurizadas? Ou precisam ser esterilizadas?

Olá, boa noite. Talvez eu tenha me equivocado nos nomes das técnicas. Mas eu quis dizer de pegar uma marmita de 1L por exemplo, e ali dentro colocar substrato (por exemplo, vermiculita e fibra de coco) e posteriormente colocar os grãos colonizados ali para colonizar toda a marmita. Nesse processo, a vermiculita e a fibra de coco podem ser pasteurizadas? Ou precisam ser esterilizadas?
Se for substrato CVG (coco, vermiculita, gesso) pode ser pasteurizado, existe um método chamado "bucket Tek" no fórum deve ter informação, acho que já expliquei em algum lugar aqui como se faz; ou procure no YouTube, tem diversos vídeos sobre o assunto. Eu já fiz bastante cultivo com esse método, claro que existe uma taxa de falha, mas não é alta, no custo benefício compensa.

Lembrando que funciona nesse substrato cvg pois ele não é muito nutritivo; se for outro, principalmente se tiver alguma mistura envolvendo esterco já é desaconselhável a pasteurização

Eu uso vermiculita fina e pó de coco para fazer a cobertura do micélio...
Misturo a vermiculita e pó de coco na proporção de 1:1, adiciono água até apertar a mistura com a mão e descer algumas gotas de água, não pode estar muito encharcado e depois mando pra panela de pressão por 40m ~ 50m
Taxa de sucesso de 99%

Misturo a vermiculita e pó de coco na proporção de 1:1, adiciono água até apertar a mistura com a mão e descer algumas gotas de água, não pode estar muito encharcado e depois mando pra panela de pressão por 40m ~ 50m
Taxa de sucesso de 99%
Indo para a panela de pressão não fica mais suscetível a contaminações por meio externo? Já que tira as barreiras naturais do substrato deixando um ambiente mais propício para outros micro-organismos e bactérias. Pergunto isso porque sou iniciante e estou "preso" nessa parte, fiz tudo certinho mas perdi meu cultivo nessa parte, ainda é um pouco confuso para mim.

Indo para a panela de pressão não fica mais suscetível a contaminações por meio externo? Já que tira as barreiras naturais do substrato deixando um ambiente mais propício para outros micro-organismos e bactérias. Pergunto isso porque sou iniciante e estou "preso" nessa parte, fiz tudo certinho mas perdi meu cultivo nessa parte, ainda é um pouco confuso para mim.
Na verdade não, esse método que ele está fazendo é mais uma esterelização do que uma pasteurização. A pasteurização do substrato cvg é feita pois é um método mais barato de se fazer, e só funciona pq a carga de possíveis contaminantes ali é menor do que num substrato mais vivo como o esterco.
Se você está tendo perca na hora da colonização do substrato é preciso rever alguns pontos; primeiro é a saúde do spawn, ver se realmente a cultura está limpa, uma maneira boa é sempre que trabalha com grãos, fazer o "break shake" ou seja, após 30% do grão estar colonizado quebrar o micélio e misturar, caso tenho alguma bactéria ou outro contaminante escondido, nesse momento ele vai proliferar e o micélio não vai mais crescer, as vezes acontece da gente pular essa etapa e qnd quebrar os grãos e misturar com o substrato o contaminante que estava ali toma todo o cultivo, pois é uma oportunidade pra ele; outra coisa, rever se realmente está esterelizado ou pasteurizando o substrato de maneira correta; depois disso é o método de trabalho, limpeza do ambiente e do material utilizado, pois pode haver contaminação nessa hora crítica; e em seguida como está o cuidado após montado substrato? Está abrindo desnecessáriamente? E por aí vai... É um trabalho de investigação

Esterelizar o substrato, pra mim, é o melhor a se fazer (caso seja possível).

@Igor sroom
O @SpiritualMind explicou bem

Acredito que a contaminação que está ocorrendo aí possa ser devido a outros fatores e não do substrato
O substrato feito usando vermiculita e pó de coco não é tão nutritivo quanto os grãos, logo, não é tão suscetível a contaminção
Como o @Barratorta citou, no caso da vermiculita, ele usa direto do saco, sem nenhum preparo prévio

O pó de coco que uso, onde eu comprei por exemplo, ele já veio com um pouco de umidade, se fosse de aparecer algum mofo por exemplo, devia ter aparecido no saco pois fica aqui guardando durante um bom tempo, e mesmo assim ele se mantem livre de contaminações

Quando algum monotube meu vem dar errado, a contaminação geralmente partiu do spawn, do micélio, e não do substrato

DICA DE PASTEURIZAÇÃO SIMPLES:
Caixa térmica de 30L em média

Fazer a mistura de vermiculita + pó de coco
Ferver água suficiente para para umidificar a vermiculita + pó de coco sem deixar encharcado
Coloca o substrato já misturado na caixa térmica, coloca a água fervendo e tapa e deixar até esfriar, deve durar umas 6h ~ 8h
Depois de esfriar o substrato estará pronto para uso

Achei esse tópico aqui muito interessante e queria deixar minha exp aqui pra vcs.

Eu costumava pensar que as contaminações que apareciam em um monotube eram sempre decorrentes de problemas com spawn. Quando comecei a cultivar, eu tinha sempre o hábito de pasteurizar adequadamente o substrato final e nunca tinha contaminações (eu usava humus de minhoca com vermiculita e fibra de coco).

Quando eu comecei a fazer bucket tek apenas com fibra de coco, foi quando eu comecei a ter contaminações. Cheguei a pensar que meu spawn estava sujo, mas o mesmo spawn produzia bem dentro de uma bag com substrato esterilizado ou propriamente pasteurizado em monotube (controlando temp máx e tempo de exposição). Hoje eu fico pensando se eu fazia a bucket tek errado... Só posso afirmar que quando o substrato passa por uma pasteurização adequada ele tem toda a possibilidade de resistir a contaminações. Já cultivei cubensis em palha e folha pasteurizada (não rendeu muito) e não contaminou.

Eu bati muito na mesma tecla da bucket tek. Se alguém que estiver lendo estiver passando com problemas de contaminação em bulk, às vezes vale a pena mudar a forma como você está pasteurizando seu sub final. Pra mim fez toda a diferença. A bucket tek me seduzia muito por ser muito fácil, mas tive más experiências e não faço mais. Experimentar é a chave acho, acho que pra muita gente essa tek pode funcionar, mas no fim das contas existem muitas variaveis e cada um faz o que pode com o material que tem. A pasteurização me dá maior certeza de que eu vá colher algo.

Outra curiosidade é que a técnica de cultivar comestiveis em bags usando quantidades especificas de pellets de madeira e água fervendo sempre funcionou pra mim, mas quando tentei hidratar os pellets com água fervendo fora da bag (em outro recipiente) tive contaminações.

Por curiosidade: os resultados do Spawn que eu disse que tinha. Eu não sei se é considerado um casing. Entretanto, eu utilizei da pasteurização no balde, e aparentemente deu certo! E olha que eu errei muito na quantidade de substrato (coloquei pouco para a marmita de 1L) e também errei na água. Mas como era um teste, apenas apertei bem o substrato até sair o excesso de água e fui na fé

Por curiosidade: os resultados do Spawn que eu disse que tinha. Eu não sei se é considerado um casing. Entretanto, eu utilizei da pasteurização no balde, e aparentemente deu certo! E olha que eu errei muito na quantidade de substrato (coloquei pouco para a marmita de 1L) e também errei na água. Mas como era um teste, apenas apertei bem o substrato até sair o excesso de água e fui na fé
É a primeira vez que utilizei um substrato e fiz pasteurização. Notei que não apertei bem o substrato na marmita, da pra ver que tá crescendo nas laterais. Das outras vezes comprei um substrato estéril em um site, e parecia que ele era mais compacto, aí ficou mais fácil de evitar os side pin

Anexos

• IMG_20240824_204404002.jpg
    IMG_20240824_204404002.jpg
    833.9 KB · Visualizações: 8
Pode ser pasteurizada, utilizando forno por exemplo (porém cuidado com a umidade). Tem um tópico aqui no fórum ensinando.

Taxa de sucesso de 99%
Sobre essa sua técnica, você coloca pó de coco e a vermiculita em algum saco? Ou você só põe na pressão

Sobre essa sua técnica, você coloca pó de coco e a vermiculita em algum saco? Ou você só põe na pressão
Nunca coloque substrato na pressão sem estar num saco adequado ou vidro de conserva, a chance de entupir a válvula e explodir a panela é bem grande.
Minha sugestão é, procure por saco de cultivo para costumes na shoppe, eles são próprios para esse fim

Back