Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Parecem, mas, será que são?

figurinha

Amor decompositor
Contribuidor
01/05/2006
1,285
88
Bem, a intenção é postar fotos de cogumelos que se parecem mas não são os nossos ativos...(nomes e caracteristicas são de grande valia, mas não é regra!).

Para começar posto estes carinhas que por pouco não enguli uma vez(na época eu queria tanto que fossem)...
Não sei qual o nome deles, mas como podem ver cresciam em estrume de ruminantes, tinha características MUITO semelhantes com a dos Psi.Cubensis, e cheguei a acha-los bem próximos dos mágicos...

Seu Anel, era ondulado, escuro(meio marrom), porém encontrei muitos sem está coloração. Seu anel também era mais longo do que o dos Cubbies, muitas vezes ondulados...

Não houve qualquer tipo de Azulamento quando machuquei sua estipie... que era realmente semelhante com o do mágico, porém a coloração era mais levada para o creme(pouco diferente)...

O formato do seu chapéu aberto é diferente, porém pode criar fácil confusão, pois sua coloração, também varia do amarelo para o Dourado...
Quando jovem, seu chapéu apresentase aredondado, diferente dos Cubbies, e geralmente mais Claros.
Quando bem maduros, o chapéu entortava fazendo ondas...

Suas lamelas eram escuras, e seus esporos, marron Bem escuro(bom pelo menos eram diferentes da dos cubbies).

Temporada: de Calor e Chuva forte...

Fotos de novembro de 2006
C.jpgc2.jpgIm000122.jpgIm000124.jpg

Então Shroower, certeza absoluta eu não tenho, mas foi está a anotação que fiz na época que os encontrei, mas lembro-me de ter comparado os esporos do Cubbie e destes, e o do Cubbie era Lindo, meio roxo, os destes eram Marrom escuros a preto(não tenho certeza!)... quando encontra-los este ano novamente eu ficarei atento a isso!
Por que?

Opa então Shroower, legal seu tópico, vou fazer de tudo para ser mais detalhista!

Hoje, inspirado, fui a procura destes cogumelos que achei ano passado...
As condições estão como me lembro da época, e achei!

Tirei mais algumas fotos e Fiz o tal carimbo... O resultado Foi Marrom!!:)
Achei dois deles e levei um exemplar para fazer esporos, ambos em estrume de bovino, como os do ano passado...

:seta:Foto1 Os dois
:seta:Foto2 semelhante ao P.Cubbie mas não é não!
:seta:Foto3 Esporos
Im000706.jpgIm000709.jpgmarrom.jpg

Paneoulos Antillarum

Este cogu MUITOS conhecem, ele é encontredo nas épocas de muita chuva, da primavera ao verão, por ser do genero Paneoulos ele pode ser confundido com outros como Pan. Cyanescens que é alucinógeno.
Ele assim como outros do genero apresentam um chapéu branco(prata) com uma leve tonalidade laranja no pico do chapéu...

O Antillarum, não é um cogumelo ativo, porém também não é venenoso...

Seus esporos são de cor Preta.

:seta:Foto1 e 2 Pan. Antillarum
Pan Antillarum.jpgPan Anti.jpg

Ano passado, caminhando achei cogumelos que me lembraram muito os Pan. Subbalteatus, eu havia feito carimbo, para tentar identificar e deu Preto, mesmo assim não me senti seguro de ingeri-los(não sabia muito sobre eles!)...

Eles estavam crescendo em estrume de vaca... infelizmente estas foram as únicas anotações na época.. mas eu tirei umas fotos deles!

:seta:Fotos 1, 2, 3 e 4 são do ano passado...

Hoje, Felizmente tive a oportunidade de encontrar muitas espécies por aqui e uma delas foi uma bem parecida com as do ano passado...

Suspeito que sejem Pan. Subbalteatus, mas não tenho certeza absoluta ainda...
Como haviam muitos no pasto, colhi Alguns exemplares para estudo de varios estrumes diferentes, tirei algumas fotos, etc...

Eles foram encontrados em estrume de cavalo e de vaca também... sobre as formas, etc, as fotos mostrarão... Fiz muitos carimbos, todos sairam preto!
O cheiro deles também eram iguais(mania minha!), cheirava como identificação...

Seus chapéus variavam muito de tamanho e formas, e percebi que os espostos ao Sol estavam brilhantes e alguns rachados... já outros(mais raros), estavam com a coloração comum de um Pan. Subbs que é marrom escuro na margem, creme e marrom claro no topo...

O talo da maioria era marrom escuro e de outros era um marrom quase creme, estes tempos andei estudando e reparei que no talo onde encontra o chapéu, era meio branco ou mais claro que seu talo, e isso é uma das caracteristicas dos Subbs.

Mas não tenho certeza absoluta então sequei os cogus, retirei esporos para um futuro cultivo e guardei.../
Se forem realmente Subbs, seria legal adicionar estas fotos bem Brasucas no Guia de caça deles!:D

Fico a espera das opniões dos colegas!

Fotos do encontro de hoje!
:seta:foto5 Hoje Turma 1
:seta:foto6 Hoje coloração familiar
:seta:foto7 Hoje Rachados
:seta:foto8 Hoje Turmona
:seta:foto9 Hoje Close na galera!
P2.jpgPa3.jpgPa.jpgPa1.jpgIm000685.jpgIm000687.jpgIm000710.jpgIm000716.jpgIm000719.jpg

OK, é possível que seja algum Agaricus aquele primeiro que parece P. cubensis, porém é difícil saber qual exatamente, talvez seja uma espécie nativa da América do Sul.

Quanto aos últimos são Pan. subbalteatus mesmo com quase certeza. Da próxima vez leve pra casa, pegue carimbos, veja se são TOTALMENTE pretos (sem deixar dúvida alguma), verifique o posicionamento das laminas, etc.
Mas é quase certeza que são Pan. subbalteatus, belo achado :pos: Eles são bem comuns e também bem desprezados pelos que só conhecem P. cubensis :)

Última edição por um moderador:
.....Mais algumas fotos pro pessoal ajudar na identificação do Pan.!;)
É Shrooww eu fiz isso rsrsrs é que tava demorando pra anexar as fotos!

:seta:foto10 Hoje exemplares Colhidos..
:seta:foto11 Hoje Close nos mais belos...
:seta:foto12 Hoje Close no encontro do talo com o chapéu(reparem no esbranquiçado)...
:seta:foto13 Hoje Retirando esporos
:seta:foto14 Hoje Esporos Pretos
Im000722.jpgIm000724.jpgIm000726.jpgIm000736.jpgIm000751.jpg

Ah, pensei que eles fossem do ano passado.
Então tá OK. Esses carimbos não negam. Pan. subbalteatus.

Ainda estão com você?

.....Mais algumas fotos pro pessoal ajudar na identificação do Pan.!;)
É Shrooww eu fiz isso rsrsrs é que tava demorando pra anexar as fotos!

:seta:foto10 Hoje exemplares Colhidos..
:seta:foto11 Hoje Close nos mais belos...
:seta:foto12 Hoje Close no encontro do talo com o chapéu(reparem no esbranquiçado)...
:seta:foto13 Hoje Retirando esporos
:seta:foto14 Hoje Esporos Pretos
SEU LARGO
ahehheheahe
parabens cara, agora ja sabe né... isolamento e CULTIVE-OS
da mesma maneira que fez com os cubensis, e nao ´recisa de estrume, receita PF direta.

YES YES YESSSS!!!!!
HUahashuhu Estou Dando Saltos de alegria!!!
Valeu Pessoal, estou felisissimo em ter a confirmação de que são!!!:D:D

Sim!!! ainda estão comigo sim!!!!

Daqui a uns dias eu como todos e conto como foi a trip!(alguém sabe algo sobre a potência?? forte fraco??)

Yesss Que dia Maravilhoso que foi este!!! E não foi só os subbs a novidade para mim, encontrei pela primeira vez uma arvore de Brugmansia(linda!!).. até gelei a hora que vi...rrsrsrs

Vou isolar sim Alien!! Pra falar a verdade foi a primeira coisa que pensei!!! Cultivar e obter bons esporos!!!! rsrsrsr

Valeu Pessoal!! vou batalhar para espalhar os esporos limpos conseguidos nos futuros cultivos e mandar para os bancos de esporos OK!

Paz, Luz e Subbs no Caminho de todos!

A potência dos subbs é de fraca a moderada segundo o Stamets.
Só pra constar, você percebeu algum azulamento bem próximo a base ou no micélio dos Pan. subbs.? Dizem que isso não acontece sempre, porém acontece.

A potência dos subbs é de fraca a moderada segundo o Stamets.
Só pra constar, você percebeu algum azulamento bem próximo a base ou no micélio dos Pan. subbs.? Dizem que isso não acontece sempre, porém acontece.

Então tentei observar a tal raridade(azular), mas nenhum que colhi veio micélio e a volva era escurinha dificultando a visualização de algum azulamento, posso ter identificado um possivel escurecimento neles. Mas não me preocupei muito pois este é algo raro mesmo de cada 100, 1 azula certo?

Legal quanto a potência, os Cubbies são oque? moderados a fortes?(só para dar uma comparada!)... Bem os efeitos me dirão tudo.. rrsrss

O cheiro é bem acentuado, diferente eu diria, o sabor(mascado) lembra de longe os Cubbies... fiz um chazinho com um chapéu só para sacar umas coisas... o chá ficou preto(por causa dos esporos eu creio) e com cheiro delicioso de cogumelo cozido Humnn!!

Valeu Shroower!

Parabéns, figurinha, belo achado. Nunca colhi pans, mas tbm na época que caçava nem sabia que existiam.
Li num tópido do shroomery que esses pans são comuns em gramados novos nos quintais nos EUA. Os donos da casa compram grama nova (aquelas q vêm em tapetes), que vem adubada com esterco contendo esporos, e quando dá aqueles esguichos com a máquina de regar os subs nascem como no pasto mas pelo seu quintal.
vai domesticar esses selvagens tbm? muito boa sorte.

obs: só deixa as trompetas como enfeite pra paisagem mesmo. todos dizem que o chá é perigoso.

Parabéns, figurinha, belo achado. Nunca colhi pans, mas tbm na época que caçava nem sabia que existiam.
Li num tópido do shroomery que esses pans são comuns em gramados novos nos quintais nos EUA. Os donos da casa compram grama nova (aquelas q vêm em tapetes), que vem adubada com esterco contendo esporos, e quando dá aqueles esguichos com a máquina de regar os subs nascem como no pasto mas pelo seu quintal.
vai domesticar esses selvagens tbm? muito boa sorte.

obs: só deixa as trompetas como enfeite pra paisagem mesmo. todos dizem que o chá é perigoso.

hauha ano passado também nasceu uns bem parecidos na grama aqui de casa, mas nem conferi pois achei que fossem Foenisecii!

Vou domesticar sim! vai ser legal!

Quanto a trombeta... nem estou preparado para tal! rsrsrsrss

Hoje achei mais três exemplares em pasto de eqüinos.. eu colhi apenas um para verificar e deu positivo para caracteristicas dos subbs! :pos:

:seta:Foto1 no pasto
:seta:Foto2 lamelas
:seta:Foto3 na medida
Im000755.jpgIm000756.jpgIm000757.jpg

Estes dias também encontrei uns cogus que me lembraram o Psilocybe Coprophila.

O chapéu deles(dos que encontrei) tem uma coloração que varia de laranja, marrom para avermelhado, quando esposto ao Sol ele fica com uma coloração creme-dourado brilhante...

encontrei eles em grupos numerosos em estrume de eqüinos e Bovinos!

Não estou certo de que são eles, ou se são algum muito parecido...:)

Fiz uns carimbos, posto amanha fotos para vocês verem...

Paz e Luz a todos!

Foto1 e 2 na bosta de vaca!
Foto3 sob medida
Foto4 na bosta de cavalo!
cro.jpgCrop2.jpgCrop lam.jpgrop.jpg

Lucky bastard encontrando de tudo! :D

Pela cor das lamelas eles possívelmente vão dar um carimbo marrom-púrpura escuro. É o que você deve esperar. Pena serem considerados inativos.

Você está secando os Pans. subbs. que encontra para consumir depois? Fico imaginando o tanto deles que passam desapercebidos por quem só procura P. cubensis :)

:pos:

Lucky bastard encontrando de tudo! :D

Pela cor das lamelas eles possívelmente vão dar um carimbo marrom-púrpura escuro. É o que você deve esperar. Pena serem considerados inativos.

Você está secando os Pans. subbs. que encontra para consumir depois? Fico imaginando o tanto deles que passam desapercebidos por quem só procura P. cubensis :)

:pos:

rsrsrsrs é sou um cara de sorte rsrsrs

Então relamente deu esporos marrom-púrpuro.. sim já suspeitava de serem...
é os Psilocybe são considerados inativos, mas quem sabe um chá de 100 cogumelos(cultivados)..rsrsrsrsrsrsrsr

Então estou montando um tópico só sobre os Subbs para mais detalhes...
Realmente, P.Cubensis tem Muito mais fama! talvez pela fácil identificação e potência!

:seta:Foto1 Esporos Marrons-púrporos
:seta:Foto2 Possiveis Cropophila
Espo crop.jpgCropl.JPG

Back