Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Panaeolus Cyanescens

Mestre Splinter

Esporo
Cadastrado
18/07/2024
3
2
21
Fala rapaziadaaaa, primeiramente queria dizer que é um prazer estar aqui com vocês, foi sensacional descobrir esse fórum, eu tenho uma dúvida, eu trabalho em uma fazenda de uva, aqui eles usam muito esterco como adubo, e uns dias atrás notei que estavam nascendo cogumelos Panaeolus cyanescens, colhi e como nunca desidratei cogumelos eu fui pesquisar qual método poderia usar porque não tenho equipamentos, vi que poderia fazer a secagem no calor do sol mesmo, e foi isso que fiz, envolvi em um papel toalha e deixei no sol por dois dias, e detalhe eu cortei ele todo em pedacinhos pequenos pra secagem ser de forma mais uniforme, após dois dias fui pegar eles e estavam bem secos, porém tinha alguns pontinhos brancos, e eu queria saber o que pode ser, e se já aconteceu com alguém, porque pode ser um mofo né, estou meio receioso em comer eles. Me ajudem nessa aí kk
 

Anexos

  • IMG_6317.jpeg
    IMG_6317.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 5
Fala querido! Já colhi muitos pans na natureza, vou te dar umas dicas.

Sim, o branco é mofo.

Para secar não é bom cortar, já que os pans são bem pequenos no geral e finos, além de perder potência com você picotando eles;

Primeiro passo é deixar no ventilador até secar bastante (pode deixar pendurado dentro de um daqueles sacos vazados de coar suco e coisas sabe? esqueci o nome)

Segundo passo é pegar um potinho anti-mofo/anti-umidade que usa "cloreto de cálcio" (pega um sem cheiro), abre e coloca os cogus no compartimento de cima, depois fecha super bem: coloca um plástico de embalar em cima e fecha a tampa.

Dentro de um dia ele vai ficar super hiper seco, daí é só guardar num potinho com saquinhos de sílica, também tem como guardar em potinhos com cloreto de cálcio, mas é mais complicado pois o cogu não pode tocar no anti-mofo e conforme ele absorve umidade ele cria uma papinha branca que dependendo de como vc deixou os dois se vc derrubar ela esparrama nos cogus.
 
Fala querido! Já colhi muitos pans na natureza, vou te dar umas dicas.

Sim, o branco é mofo.

Para secar não é bom cortar, já que os pans são bem pequenos no geral e finos, além de perder potência com você picotando eles;

Primeiro passo é deixar no ventilador até secar bastante (pode deixar pendurado dentro de um daqueles sacos vazados de coar suco e coisas sabe? esqueci o nome)

Segundo passo é pegar um potinho anti-mofo/anti-umidade que usa "cloreto de cálcio" (pega um sem cheiro), abre e coloca os cogus no compartimento de cima, depois fecha super bem: coloca um plástico de embalar em cima e fecha a tampa.

Dentro de um dia ele vai ficar super hiper seco, daí é só guardar num potinho com saquinhos de sílica, também tem como guardar em potinhos com cloreto de cálcio, mas é mais complicado pois o cogu não pode tocar no anti-mofo e conforme ele absorve umidade ele cria uma papinha branca que dependendo de como vc deixou os dois se vc derrubar ela esparrama nos cogus.
Que triste então viu kk esses estavam perfeitos frescos, vou ter que jogar fora.

O ventilador eu deixo quanto tempo para a secagem? Vi muitas pessoas fazendo de forma diferente

E o sol não é uma boa opção para secar? Mesmo eles inteiros?

Muito obrigado pela sua resposta, esclareceu muitas dúvidas minhas!!
 
Que triste então viu kk esses estavam perfeitos frescos, vou ter que jogar fora.

O ventilador eu deixo quanto tempo para a secagem? Vi muitas pessoas fazendo de forma diferente

E o sol não é uma boa opção para secar? Mesmo eles inteiros?

Muito obrigado pela sua resposta, esclareceu muitas dúvidas minhas!!

Depende da força do ventilador, aqui em no máximo 2 dias já está seco o suficiente para colocar no anti-mofo.

Sol é uma PÉSSIMA opção, pois os raios solares degradam os princípios ativos que você tanto quer guardar, psilocina/cibina são moléculas muito sensíveis. Ainda mais em pans que tem em maioria psilocina, o processo de secagem em si já degrada muito.

Inclusive para armazenamento é onde não bate sol e fique em temperatura ambiente.
 
Depende da força do ventilador, aqui em no máximo 2 dias já está seco o suficiente para colocar no anti-mofo.

Sol é uma PÉSSIMA opção, pois os raios solares degradam os princípios ativos que você tanto quer guardar, psilocina/cibina são moléculas muito sensíveis. Ainda mais em pans que tem em maioria psilocina, o processo de secagem em si já degrada muito.

Inclusive para armazenamento é onde não bate sol e fique em temperatura ambiente.
Aah Entendi! Muito obrigado pelas explicações aí, farei dessas formas na próxima vez que colher, valeu demais me ajudou muito!!
 
Back
Top