Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P. cubensis, várias strains

Diário de cultivo completo.
Todas os carimbos foram recebidos da Pró-fungos.

Preparação do trigo:
Num pote grande lavei os grãos cobrindo com água, agitando e retirando os que boiam e as cascas. No mesmo pote fica tudo coberto com água destilada ou mineral pois a água daqui sempre sai muito clorada, por 24hs. Escorri tudo numa peneira grande e lavei com água abundante, e em seguida movimentos de subida na peneira com os grãos, para escorrer mais rápido e muito bem. Preencho 2/3 dos potes, coloco a tampa sem fechar completamente e o papel alumínio dobrado em dois fazendo uma saia por cima. Como eu sempre falo a água tem que ficar dentro do grão não fora.

Suspensão de esporos:
Em fluxo laminar, usando tubos com tampa que já foram autoclavados com água destilada dentro pego esporos da porção central do carimbo com um swab estéril molhado com água do próprio tubo e transfiro de volta para dentro do tubo.

Por descuido esqueci os tubos fora da geladeira num final de semana e os esporos germinaram todos dentro dos tubos, com exceção do Redboy.

Os 3 potes com trigo estão com P.S. Thai KSSS:
100_6683.jpg

Enquanto isso brinco com algumas placas:

Meios:
Ágar-maltose (para 1l):
30g de dextrose
3g de peptona
15 de ágar

PDA (para 1l)
Infusão de 200g de batatas em 1l de água, por 30min, filtrada em gaze.
20g de dextrose
20g de ágar

Placas PDA:
100_6685.jpg 100_6686.jpg 100_6687.jpg

Contaminação por Streptobacillus sp:
100_6695.jpg

Placas AMP:
100_6689.jpg

Contaminação por Penicillium sp:
100_6690.jpg

Placa com P.C. Mexican que foram transferidas para PDA:
100_6691.jpg

100_6693.jpg

Dá para notar uma diferença clara no cultivo com PDA e com AMP; no AMP o micélio talvez por ter mais acesso a aminoácidos do que no PDA começa logo a produzir psilocibina/psilocina e azula, além de formar esse micélio com cor de cogumelo, meio caramelo.

Autoclave a 124.2C:
26-09-201101.jpg

Só para testar fiz os meios sem ágar (meio líquido), foi só um teste, cultivei uma transferência do P.C. Mex. em agitação por 3 dias e descartei. Funciona bem, principalmente com troca de ar na superfície e agitação constante. É mais seguro pois dá para garantir que se está pegando um pedaço de ágar com micélio não contaminado (ou alguma outra coisa colonizada) e mais rápido do que com esporos. Usei um Erleymeyer com agitador magnético, mas dá para usar um vidro qualquer com tampa/micropore e agitação manual.

Qualquer dúvida perguntem aí.
 
Essa tua autoclave ai é meu sonho de consumo!
Então, as tuas placas não estão lá aquelas maravilhas, tais fazendo transferências ou já inoculou algo com elas?

Boa sorte ai camarada, esperamos bons resultados :)
 
aquela contaminacao é penicillium ou trichnoderma shroower?

sorte e valeu por compartilhar!!
 
Essa tua autoclave ai é meu sonho de consumo!
Então, as tuas placas não estão lá aquelas maravilhas, tais fazendo transferências ou já inoculou algo com elas?

Boa sorte ai camarada, esperamos bons resultados :)
As placas ainda estão no início, a de Thai KSSS foi a primeira inoculação com esporos e a de Mexican uma primeira transferência, por isso nenhuma ainda apresenta aquele crescimento bonito e rizomórfico. E as de AMP realmente ficam com um aspecto estranho de micélio que não se desenvolveu direito. Ainda não inoculei nada com elas, quero primeiro isolar algum micélio mais rizomórfico.

aquela contaminacao é penicillium ou trichnoderma shroower?

sorte e valeu por compartilhar!!

É Penicillium mesmo, o Trichoderma tem a característica de crescer radialmente enquanto houver substrato e já teria tomado a placa toda, o Penicillium forma colônias de tamanho característico da espécie inclusive.

Um detalhe legal e que não dá para ver nessa foto é que esse Penicillium produz antifúngicos que inibem o crescimento do P. cubensis. Tem um halo bem claro entre os dois. Eu não sei exatamente qual, mas sei que algumas espécies produzem.
 
Beleza de desatualização.
Sério? Você veio até aqui para isso? Beleza de maturidade.
E não, não está desatualizado, só não vou ficar colocando informação desnecessária. Assim que estiver completo coloco tudo de uma vez.
 
Apareceram os pins, a foto deles é de sexta. Não vou estar presente com eles no final de semana e estou torcendo para não crescerem muito rápido e esporularem em cima de tudo até quando eu chegar lá na segunda.
DSC01326.JPG

Estes potes são do Albino A+, agar para trigo:
DSC01327.JPGDSC01328.JPG

Este é uma transferência trigo para trigo de Thai KSSS:
DSC01329.JPG
 
Claramente dá para ver vários cogumelos diferentes um do outro. Tem até um ali no topo que parece albino.

No final de semana imaginando que eles fossem crescer demais e esporular no casing todo eu abaixei a temperatura do ar condicionado da sala para uns 19C e eles cresceram devagar nesse tempo e deram uma boa engordada.

DSC01357.JPG
 
Esses dois na base do "albino" abortaram. E parece que há outros abortos a caminho.
 
Alguém que cultivou TKSSS obteve cogumelos bem gordos e pequenos? "fat asses"
Eu vi no shroomery o pessoal falando que saia bastante desse tipo dessa strain e nesse tube aí apareceram vários assim. Hoje colhi um, aparentemente maduro, já sem véu, gordo e baixinho. Clonei e estou pegando um carimbo.
Azula muito no toque e é bastante denso.

Editado: Acabei de ver o diário de cultivo do Maurício com a KSSS e são exatamente como os dele, gordos e baixinhos.
 
É o Thai Koh Samui Super Strain, não o Thai Koh Samui, basidioma, sabe?

Eu colhi o albino, clonei, e estou carimbando.
O clone é feito em fluxo laminar ou equivalente, faço um pequeno corte radial na estipe com um bisturi flambado, abro com a mão o restante para não levar o que está fora para dentro (esporos por exemplo), retiro alguns fragmentos com uma pinça flambada e coloco no ágar. Esse aí é PDYA (ágar batata, dextrose e extrato de levedura). Os de ontem do cogumelo gordo já cresceram dos fragmentos para o ágar sem contaminação.

Tanto o albino quanto o gordo pequeno tinham estipes bastante densas em micélio, sem vazio no meio.

Um detalhe interessante no gordo foi que as lamelas dele azulavam muito também. Lembro de ter lido em algum lugar que lamelas não produziam psilocibina/psilocina por isso notei.

O carimbo do albino vai de graça para o primeiro que levantar a mão :)

DSC01361.JPGDSC01362.JPG


O pote mais a esquerda é aquele TKSSS grãos para grãos, os 3 da direita são do Albino A+, o crescimento está bom, as tampas estão semi abertas (frouxas). O pote de Albino A+ que parece não ter nada na verdade tem, mas o pedaço do ágar acabou ficando bem no meio dos grãos.

DSC01366.JPG

Consegui limpar com antibióticos tanto esporos de P. galindoii (ATL #7)que eu recebi quanto esporos de Panaeolus canescens SP #1 que eu coletei no esterco. Vou começar um diário para eles logo mais. Infelizmente os clones desse Panaeolus falharam porque meu antibiótico inicial foi estragado por uma colega de laboratório que deixou em temperatura ambiente e exposto a luz por um tempo :(
 
Eu quero!

Prometo que vou cuidar direitinho. Vou usar uma pequena parte pra fazer uma C.L pra render mais.

E pegar um cultivo de sucesso e seguir à risca.

Prometo também tirar muitos prints e ter a mesma boa vontade de presentear os interessados com alguns.

Se eu ganhei mesmo, hehe, nos falamos por MP pra eu te dar meu endereço.
 
Eu quero!

Prometo que vou cuidar direitinho. Vou usar uma pequena parte pra fazer uma C.L pra render mais.

E pegar um cultivo de sucesso e seguir à risca.

Prometo também tirar muitos prints e ter a mesma boa vontade de presentear os interessados com alguns.

Se eu ganhei mesmo, hehe, nos falamos por MP pra eu te dar meu endereço.

Ganhou. Pensando bem o carimbo é grande, dá pra dividir.
Mais 3 carimbos para quem quiser então, mandem MP com o endereço, eu aviso quando acabar.
 
Só me confirma aí pra ver se eu entendi direito.

Esse cogumelo albino que vc está doando o carimbo é da strain KSSS ou da A+ albino?
Não custa nada confirmar.

Abraço!
 
É um albino que saiu da KSSS com esporos pigmentados, ou seja, não é garantido que vá gerar cogumelos albinos ainda, mas a chance de incidência é maior.
 
orra da hora eu nem sabia..... legal! parabéns por tudo tbm!!!!!
 
Pessoas, acabaram os 4 cortes do carimbo, boa sorte nos cultivos :)
 
Aí estão alguns TKSSS colhidos, cogumelos anões e gorduxos.
DSC01368.JPGDSC01370.JPG

Hoje fui na pedalada para os pastos e matos por aí, encontrei outro Panaeolus cyanescens, dessa vez acho que o clone vai dar certo.

Man x Wild
DSC01367.JPG
 
Back
Top