Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

outros cogumelos ativos

casgoodie

Cogumelo maduro
Cadastrado
19/11/2006
159
71
Existem em torno de 180 cogumelos que contem pelo menos psilocibina e outroas substancias enteogenas conhecidos ao homem. infelizmente apenas um eh bem conhecido, o psilocybe cubensis. que eu cacei pessoalmente posso citar 3 especies. queria so fazer esse thread pra avisar a galera de alguns outros que sao encontrados no Brasil. existem muito mais que crescem so no Brasil mas nao ha fotos e nem descricao alem do tamanho dos esporos o que nao adianta pra quem nao tem microscopio. existe um por exemplo chamado psilocybe paulensis que eh nativo do estado de sao paulo mas nao existe foto dele. ai vai a lista dos outros encontrados no brasil:

-panaeolus cyanescens - geralmente encontrado em pastos, assim como cubensis, mantenha o olho aberto quando estiver cacando cubensis. eh branco com esporos pretos e tem o efeito de azular quando machucado tambem.
ausers.lycaeum.org__cynase_pancy.jpg

-panaeolus subalteatus - esse eh conhecido por nao ser muito potente mas eh ativo. geralmente encontrado em montes de palha apodrecendo, mais ou menos o mesmo habitat de um pasto. tem um anel no chapeu e os esporos sao pretos
indisp.png

-psilocybe caerulescens - esse eh encontrado gerlamente perto de hortas e terra que foi remexida, gosta de crescer perto de plantas herbaceas e detritos de cana-de-acucar. relativamente potente, esporos tipicos de psilocybe
indisp.png

-psilocybe hoogshagenii - esse tem uma aparencia bem diferente,o habitat dele sao terras barrentas perto de plantacoes de cafe. existem realatos de que foram encontrados aos montes em plantacoes de cafe na argentina e brasil
indisp.png

-psilocybe brasiliensis - esse foi relatado apenas do estado de Sao Paulo, optando por gramados proximos a Araucarias (Araucaria brasiliana) e Podocarpus(arvore). foi encontrado nesse habitat a 1500m de altitude em Marco.
indisp.png


ai vao alguns, conforme meus estudos forem se realizando e achar mais fotos vou postando mais. no meu entender parece que todos psilocybes sao bem proximos e talvez originarios de um psilocybe mae e as outras especies foram se formando de acordo com o habitat que foram introduzidos, por isso se encontram no mundo inteiro, sendo o Brasil um pais abencoado por ter tanta variedade, so falta estudo e mais cacadas. espero que se animem e que em alguns meses teremos fotos de cacadas extraordinarias com cogumelos so encontrados por cientistas na decada de 80. abraco e boa sorte!
 
Matou a pau, casgoodie.

Como que você tá fazendo esses estudos que você diz? Estudo bibliográfico? Trabalho de campo? Ou é uma pesquisa de curioso, ao acaso, sem muita metodologia?

Esses P. brasiliensis e P. paulensis nunca ouvi falar...
 
com muita sorte estou na gringa onde os psilocybes sao altamente difundidos, existem 11 especies que podem ser encontrados aqui com facilidade. estou lendo muito a respeito, tenho alguns livros, a internet nao tem muita coisa a respeito, tudo que esta na internet saiu de algum livro. tem um livro que eh a biblia do psilocybe, chama-se "The Genus Psilocybe" escrito em 1983 por Dr. Gaston Guzman, o papa do psilocybe. esse livro eh rarissimo e so se encontra em bibliotecas de universidades, pois eu localizei uma que tem o livro e quando puder vou fazer a viagem pra averiguar o livro. na epoca que foi escrito o livro incluia em torno de 130 especies de psilocybes, e eu sei que muito material foi investigado no Brasil e America Latina, e a maioria dos livros que li tiram informacao dessa biblia sagrada. eu realmente queria antes de morrer descobrir esse psilocybe paulensis.....
nos meus dias de novato nos pastos eu tenho certeza que vi o panaeolus cyanescens mas nem fazia ideia que era ativo. por isso quis compartilhar o que aprendi nos ultimos anos pra que todos possam saber o que procurar...
paz e ate mais
 
Galera do CM! Acompanho vocês há bastante tempo já, apensar de nunca ter postado,bem antes de ter tomado meu primeiro chá... Vocês não sabem o quanto ajudaram, tanto na identificação quando na secagem, tudo. Muito bom e muito obrigado.
Bom, o que eu queria falar é que moro no interior paulista e dia 24 passado eu fui fazer uma caçada e achei uns cogumelos, na verdade uns cinco, que pensei serem os Paneolus (perdão, não lembro o nome... o primeiro da lista), mas como estava com pressa não pude pegá-los pra tirar fotos e postar aqui pra confirmar. Mas como sempre vou lá, pode ser que ache outros! Aí eu reporto aqui pra todo mundo
É isso aí, na real eu só postei porque achei que fosse a hora de me apresentar ao grupo.
Abraços!
 
se puder ajudar - tenho algumas fotos do primeiro cogu da lista, coletados por eu mesmo em persona:
e tenho tb fotos dele se desenvolvendo LADO A LADO COM SEU SIMILAR MUITO TOXICO (ultima foto ) o cogu da frente mais amarelado é um venenoso e os brancos de tras sao os pans.
pavuna-domingo-novembro 051.jpgpavuna-domingo-novembro 053.jpgpavuna-domingo-novembro 056.jpgpavuna-domingo-novembro 057.jpgpavuna-domingo-novembro 059.jpgBrotas_14_12_06 006.jpg
 
obrigado por postar suas fotos Morta! assim a galera se anima quem sabe?
em relacao ao similar, sim existem muitos panaeolus de pasto que sao parecidos e sao venenosos ou nao-ativos. e devem ter alguns panaeolus nativos do brasil que sao ativos mas nao foram descobertos...

ronin: bem vindo, por favor poste fotos dos supostos cogus que achou quando puder. e faca uma boa verificacao antes de PENSAR em ingeri-los, boa sorte

legal que esse thread esta servindo pra algo..
abracos
 
obrigado por postar suas fotos Morta! assim a galera se anima quem sabe?
em relacao ao similar, sim existem muitos panaeolus de pasto que sao parecidos e sao venenosos ou nao-ativos. e devem ter alguns panaeolus nativos do brasil que sao ativos mas nao foram descobertos...

ronin: bem vindo, por favor poste fotos dos supostos cogus que achou quando puder. e faca uma boa verificacao antes de PENSAR em ingeri-los, boa sorte

legal que esse thread esta servindo pra algo..
abracos

Pode ficar sossegado que eu sou um sujeito bem responsável... rs. Se não fosse, já teria mandado pra dentro. Só quis dizer que quando achar, e se achar, de novo eu coloco umas fotos aqui pra vocês me dizerem. Mas a semelhança é bem grande...
 
eh, tem que ser bem responsavel quando um se interessa por fungos....

firmeza, quando voce achar posta mesmo!

so pra adicionar ja que panaeolus eh o assunto:
um outro panaeolus popular nos pastos eh o

Panaeolus antillarum, mas nao eh ativo, eh branco e parecido com o cyanescens, eh comestivel mas nao muito agradavel, eh praticamente identico ao ativo mas nao vai ter o efeito de azular

indisp.png

te mais
 
Se for o que eu estou pensando, já vi também. Cara, esse pasto que eu caço é o melhor... e a uns 10 quilômetros da minha casa.
 
ai irmao legal seu trabalho ,legal vc conpartilhar seu conhecimento com a jente valeu...:D :eek:
 
ai irmao legal seu trabalho ,legal vc conpartilhar seu conhecimento com a jente valeu...:D :eek:


tranquilo, so quero eh passar o conhecimento adiante. eu me lembro quando ouvi falar de "cubensis" pela primeira vez, e agora varios anos depois sei um pouco mais, mas so sei que nada sei, hehehehe

falou
 
atualizacao Ps. Zapotecorum

Ai vai mais um que ja foi encontrado no Brasil, Colombia, Peru, Argentina e Mexico.

-Psilocybe Zapotecorum - encontrado em terras umidas e perto de lama, areas com grande material vegetal em decomposicao, na mata e em plantacoes de cafe tambem. Esporos de cor normal de psilocybe, tem o efeito de azular como os outros tambem. Encontrado no Mato Grosso para pesquisas em 1985. Moderadamente a altamente potente.
(fico devendo escanear uma foto, nao encontrei nenhuma melhor do que essa illustracao)

awww.stainblue.com_Psilocybe_zapotecorum.jpg

achei umas fotos do zapotecorum, esse cara na alemanha conseguiu cultivar, eh incrivel, eh o cultivo mais raro que ja vi, lindos...
58238-PIC00015.jpg47239-PIC00032.jpg82011-0203_001_sm.jpg
 
obrigado, ainda tem muito a melhorar antes de fechar um documento pro guia de linhagens. eu tenho que arrumar umas fotos melhores e ver se tem mais alguma informacao util pra ser adicionada. eu espero que por enquanto tenha pelo menos despertado a curiosidade de alguem sobre outros ativos.
 
Bom trabalho cara!!

Obrigado por partilhar conosco!

Da uma finalizada pra gente colocar no Guia bem bonitinho.


Até mais
 
-psilocybe hoogshagenii - esse tem uma aparencia bem diferente,o habitat dele sao terras barrentas perto de plantacoes de cafe. existem realatos de que foram encontrados aos montes em plantacoes de cafe na argentina e brasil

Achei esses agora no final de novembro nos cafezais do interior paulista, entre PEDERNEIRAS E BARIRI, tem varios cafezais, dem desse e um parecido com :

indisp.png

-psilocybe brasiliensis -

qeu classificaram como STUNTZII (??) ou WEILLY sei que tem essa pontinha em cima.
infelizmente só acompanhei a pesquisa sem pegar nada pra mim, nem fotografias até agora.
 
Alienardo, o primeiro do seu post é psilocybe caerulescens

o debaixo é psilocybe hoogshagenii

valew !

P. Hoogshagenii
PHoogshangenii.jpg
 
Última edição por um moderador:
Todo cogu ativo,fica azulado? é uma maneira segura de ter certeza?
 
Back
Top